Olá! Boas-vindas a mais um curso de Marketing Digital da Alura! Eu sou a Amandha Moreira e serei sua instrutora nessa jornada.
#acessibilidade: Amandha é uma mulher negra, de olhos castanho-escuros e cabelos pretos arranjados em dreadlocks compridos, enfeitados com anéis dourados e búzios, metade amarrados em um coque frouxo no topo da cabeça. Está de colete verde musgo e acessórios de búzios. Ao fundo, uma parede com pintura de folhagens em tons de verde e rosa e algumas plantas naturais.
O comércio digital é uma das maiores tendências da atualidade. Pensando nisso, esse curso será voltado ao uso do SEO para e-commerces.
Aqui, encontraremos possibilidades de uso das técnicas de SEO para que o seu e-commerce conquiste um bom posicionamento nos resultados de busca do Google.
Para aprender tudo isso, desenvolveremos um projeto: o e-commerce de plantas chamado Plant In Office.
Podemos pensar em uma analogia para entender a relação entre o SEO e o e-commerce. Você pode já ter passado por isso: muitas vezes, quando vamos a uma loja física de, por exemplo, sapatos, e pedimos para experimentar um modelo que está na vitrine, a pessoa vendedora volta do estoque com o sapato que pedimos e vários outros parecidos.
Queremos fazer algo similar com o nosso e-commerce: quando um cliente em potencial procurar por um produto específico do nosso nicho no Google, nosso e-commerce aparecerá nos resultados de busca exibindo aquele produto ou vários outros associados.
Para aparecer entre as primeiras respostas do buscador e ter mais chances de trazer a pessoa para o nosso site, aplicamos técnicas de SEO!
Então, nesse curso, passaremos por algumas delas. Por exemplo:
Também passaremos pela análise de métricas do nosso e-commerce, principalmente pelos relatórios do Google Analytics.
É importante salientar que, nesse curso, não aprenderemos a criar um e-commerce e também não nos aprofundaremos nas parametrizações do Google Analytics.
Esse curso é voltado para você que já tem um e-commerce ou está considerando adaptar seu negócio para esse mercado, procurando dar o primeiro passo já por dentro dos padrões exigidos pelo Google.
Não há pré-requisitos para realizar esse curso, mas fica a sugestão: caso você queira se aprofundar no assunto, temos outros cursos de SEO na Alura, voltados para diferentes áreas do marketing digital!
Convidamos você a fazer esse mergulho conosco no mundo do SEO para fazer com que seu e-commerce apareça nos primeiros resultados de busca do Google e obtenha cada vez mais sucesso!
Vamos lá?
Vamos começar esse curso apresentando nosso projeto base, pelo qual transitaremos para entender e aplicar as práticas e estratégias de um bom SEO em um e-commerce.
Esse e-commerce surgiu com a Meg, uma super amante de plantas que fazia várias postagens sobre o assunto no seu perfil do Instagram. Seus seguidores sempre pediam sugestões e dicas para ela, tendo a Meg como uma referência no cuidado de plantas.
A Meg começou a fazer suas vendas no próprio Instagram, pelo seu perfil na rede e a loja virtual. Após um certo período, ela percebeu que a demanda de vendas havia aumentado muito.
Isso aconteceu porque, por meio de técnicas de marketing digital que Meg utilizou na sua loja virtual no Instagram, o público que a seguia foi se ampliando cada vez mais.
Então, Meg percebeu que precisava, de alguma forma, fazer com que sua pequena loja virtual se transformasse num e-commerce. Foi aí, então, que ela criou o e-commerce Plant In Office.
Vamos usar esse e-commerce fictício para desenvolver, na prática, o conteúdo que aprendermos em aula!
A expectativa da Meg era aprimorar as suas vendas e conseguir atingir não só um perfil mais profissional, mas também melhor sistematização dos processos do seu negócio.
Ela entendeu que, além de criar o seu e-commerce, era necessário utilizar algumas técnicas específicas para alcançar outros públicos. Ela queria aparecer no buscador de uma pessoa que, por exemplo, fizesse uma busca sobre produtos para plantas.
Essas técnicas específicas têm o nome de SEO! Nesse curso, aprenderemos junto da Meg algumas práticas de SEO para aplicar no Plant In Office.
Para além de pensar apenas em um ranqueamento positivo nos buscadores, principalmente no Google, vamos entender quais são as principais ferramentas e fundamentos da utilização dessas técnicas em um e-commerce.
Afinal, por que a Meg quer utilizar o SEO na Plant In Office?
Para começar, a Meg queria ampliar seu público e suas vendas. Saindo da sua loja virtual no Instagram e iniciando o seu comércio eletrônico, ela pensa bastante na ampliação desse mercado.
Ela entendeu que, para isso, era necessário conquistar maior visibilidade por meio de um bom ranqueamento nos buscadores. Para isso, existem algumas técnicas que vamos aprender no decorrer do curso.
Pensando no ranqueamento, visibilidade e ampliação de mercado, temos o alcance.
Entendemos que, hoje em dia, muitas lojas virtuais, principalmente no Instagram, conseguem um alcance bastante relevante. Essa rede social é bastante utilizada e conhecida pelos perfis comerciais.
No entanto, a Meg percebeu que precisava expandir e tornar seu negócio mais profissional para alcançar e atender um público maior. O formato de e-commerce poderia ajudá-la com algumas ferramentas para isso.
Nisso entra a sistematização. Diferente de uma loja virtual, um site possui componentes, ferramentas e plataformas para facilitar, por exemplo, o processo administrativo, financeiro e de logística.
Então, Meg entendeu que precisava utilizar as técnicas de SEO no seu e-commerce pensando em todas essas utilidades.
Por esses motivos, Meg pensou:
Não faz sentido eu apenas ter um e-commerce. Preciso utilizar técnicas específicas de SEO para conseguir otimizar os motores de busca. Assim, quando as pessoas pensarem em comprar plantas para seu home office, elas *encontrem a Plant In Office!***
Com esse curso, entenderemos junto da Meg como é possível fazer isso.
Para alinharmos conhecimentos a partir daqui, vamos pontuar algumas coisas importantes que devemos entender.
Antes de usar as técnicas elaboradas e sugestões de palavras-chave do SEO para o nosso e-commerce, precisamos entender o que a nossa marca representa, o que é o nosso produto.
Ou seja, o SEO só faz sentido quando respondemos às seguintes perguntas:
Quando entendemos de que pessoas o nosso público é formado e o que ele deseja, além de entender o que a nossa empresa oferece, as técnicas e detalhes de SEO atuam como um complemento.
Então, pense sempre nesse objetivo principal. Para fazer com que as pessoas nos encontrem, precisamos entender quem nós queremos que nos encontre.
Para esse fim, para essa e qualquer outra estratégia de marketing digital, é necessário criar a nossa persona. Isso facilita o processo de antecipar os desejos das nossas pessoas consumidoras.
Uma pesquisa realizada pela SEMrush traz alguns componentes importantes do SEO:
1. Análise de Desejo (55% do SEO)
Para um bom SEO, é necessário entender o que o nosso público deseja e o que nós podemos fazer para sanar esse desejo de forma mais assertiva.
2. Palavra-chave (30%)
Sabendo o que nosso público busca, podemos traçar as palavras-chave mais assertivas também.
3. Técnicas SEO (15%)
No decorrer do curso, vamos entender por que as técnicas de SEO ocupam apenas 15% da composição de uma boa estratégia de SEO. Tem todo um processo antes disso!
Agora, vamos seguir para um apanhado geral do que é, afinal, o SEO, o que ele significa e qual a sua relação com o e-commerce. Em seguida, partimos para as práticas de SEO para o Plant In Office.
Antes de nos aprofundarmos no conteúdo, vamos relembrar alguns conceitos.
Search Engine Optimization (SEO), em português otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de práticas que ajudam a melhorar o posicionamento orgânico do seu site nos mecanismos de busca, gerando conversões para seu negócio.
O e-commerce, que traduzido para o português significa comércio eletrônico, é uma prática conhecida por gerar negociações online para compra de produtos, serviços e infoprodutos.
O SEO para e-commerce tem o objetivo de aumentar as vendas por meio da visibilidade orgânica. As técnicas e estratégias são aplicadas de diversas formas, desde o planejamento até as otimizações.
A pirâmide de SEO é formada por elementos que devem ser priorizados na otimização.
Na base encontramos o SEO Técnico, que se refere a tecnologia. No centro da pirâmide temos o Conteúdo, que se refere aos textos e imagens, por exemplo. E no topo temos o UX, User Experience, no português experiência do usuário.
O SEO também pode ser dividido em um tripé:
Após conhecer os elementos que formam a pirâmide de SEO, você sabe responder se o conteúdo do seu e-commerce ocupa o centro ou a base da pirâmide?
Para entendermos isso de forma prática, acessamos site da Plant in Office e selecionamos o produto "Lírio da Paz".
Feito isso, somos encaminhados para uma página com a foto, preço e a seguinte descrição do produto:
Lírio da Paz
Nome científico: Spathiphyllum wallisi
Descrição: Herbácea, perene de até 70 cm de altura.
Florescimento: Ocorre na primavera-verão, as espatas são brancas e se tornam verdes, sem perfume.
Origem: Venezuela e Colômbia.
Clima: Tropical quente e úmido.Não toleram baixas temperaturas no inverno.
Cultivo: Meia sombra, exposição indireta a luz solar. Ambiente interno e externo. A rega deve ser frequente para manter a umidade do substrato.
Nesse exemplo, a Meg desenvolveu um conteúdo com informações completas sobre o produto. Isso significa que ela prioriza esse tipo de material, portanto, tudo indica que essa é a base da sua pirâmide.
Na próximas aulas vamos entender a importância do conteúdo no e-commerce e qual posição ele se encaixa na pirâmide.
Já sabemos que o SEO é uma ferramenta muito importante para ranquear seu negócio. Para comprovar os benefícios dessa técnica, trouxemos alguns dados relevantes:
De acordo com pesquisas realizadas pela CONVERSION e HUBSPOT
O curso SEO para e-commerce: estratégias para alcançar um bom posicionamento nos sites de busca possui 216 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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