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Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Marketing Digital > Conteúdos de Marketing Digital > Primeiras aulas do curso SEO: dominando estratégias e ferramentas para aumento de conversões

SEO: dominando estratégias e ferramentas para aumento de conversões

Estratégia e SEO - Apresentação

Olá, boas-vindas! Me chamo Bruna.

Audiodescrição: Bruna Amaral se identifica como uma mulher parda. Tem de olhos castanhos e cabelos longos, escuros e cacheados. Usa piercing no nariz. Está com uma blusa branca de gola alta e um par de brincos de argolas na cor laranja. Ao fundo, parede branca, prateleiras com quadros e iluminação laranja.

O que vamos aprender?

Este curso foi pensado para pessoas que desejam aprender mais sobre estratégias e ferramentas de SEO, especialmente se você está dando os primeiros passos para ranquear bem o seu site.

Concebemos esse curso de maneira muito didática, queremos que seja algo prático também.

Portanto, além de todo o conteúdo teórico que envolve entender sobre o comportamento do consumidor ao realizar pesquisas de usuário, assim como entender diferença entre intenção de busca e palavra-chave. Além de algumas dicas sobre como otimizar a velocidade do seu site com imagens e títulos estratégicos.

Mas, para a parte prática, também inserimos uma história. Com esse estudo de caso, vamos conseguir aplicar para usar as ferramentas que queremos, entender como colocar uma estratégia funcionando e saber em quais aspectos precisamos focar para ter uma estratégia boa e eficiente.

Principalmente, como devemos agir para analisar a concorrência, como montar o conteúdo na estratégia de divulgação, tudo isso vamos entender como funciona um pouco melhor.

No mercado, é crucial saber como está o SEO, principalmente agora que as vendas online estão muito em alta. Se conseguimos ranquear bem na primeira página de maneira orgânica, isso já é um grande lucro para a nossa empresa, já aumenta muito o tráfego do nosso site - algo muito positivo.

Por isso, é muito importante que você faça esse curso e aprenda conosco como fazer um ranqueamento orgânico no seu site.

Comunidade

Caso tenha alguma dúvida, algo que não ficou claro e que quer entender melhor, pode entrar em contato no Discord da Alura e também no Fórum, esperamos você por esses canais para aprendermos juntos.

Nas atividades do curso, você consegue realizar a parte mais prática, tanto para instalar e utilizar as ferramentas quanto para colocar o seu projeto de análise SEO em prática.

Para começar, vamos entender melhor sobre o comportamento de quem consome. É fundamental começar entendendo as pessoas. Todo o resto, toda a parte de tecnologia, é apenas um meio para entender melhor o que queremos vender e de que maneira vamos transformar isso que queremos vender para as pessoas certas.

A partir daí, vamos começar a estudar o comportamento da pessoa consumidora. Vamos lá?

Estratégia e SEO - Comportamento do consumidor: a base para uma boa venda

Antes de adentrar no conteúdo mais técnico de SEO, vamos começar falando sobre o comportamento da pessoa consumidora. Precisamos entender um pouco melhor sobre a subjetividade das pessoas que compram nossos produtos ou serviços para entender como elas fazem essa busca.

Comportamento da pessoa consumidora: a base para uma boa venda

Para começar, pedimos que assistam a um vídeo. Neste vídeo, queremos que você responda a duas perguntas:

  1. Qual é o público-alvo que essa marca está trabalhando?
  2. Qual é a estratégia que ela se propõe a apresentar? Ou seja, com que objetivo ela faz essa campanha publicitária?

Vamos assistir a este vídeo?

Audiodescrição do vídeo Burger King Burger Glitch - David The Agency (2022):

Várias cenas curtas de jogos diferentes, desde corridas de carros, luta, futebol até simulação de vida. Todos apresentam algum tipo de bug no cenário ou personagens. Ao final, fundo preto com o aplicativo do restaurante de fast-food Burger King e os dizeres: "Não é um erro se é delicioso. Encontre as falhas no nosso aplicativo e aproveite nossas ofertas ocultas."

É uma propaganda do Burger King, certo? Se vocês responderam às perguntas que propomos, pode ter surgido como público-alvo, o público jovem ou o público gamer. E, de fato, estes são os públicos com os quais o Burger King trabalhou nesta campanha.

Você pode se perguntar: uma multinacional como o Burger King, que já vende para toda faixa etária, faz uma propaganda tão específica? E a resposta é sim.

Toda estratégia de marketing precisa ter clareza sobre seu público-alvo. Esse é o ponto inicial para que possamos fazer nossas pesquisas.

E por que isso é tão importante? Ao ter clareza sobre nosso público-alvo, conseguimos entender como pensam, como sentem, quais são suas dores.

No caso do Burger King, eles avaliaram bem a questão do bug nas telas, uma dor para quem joga videogame. Logo, eles conseguiram transformar esse momento problemático de bug em uma oferta exclusiva para o app, trabalhando com a adaptação.

A segunda pergunta era: qual foi a estratégia que o Burger King utilizou? A resposta é expandir sua presença móvel. A frase final, a chamada para a ação, incentiva a baixar o aplicativo.

E, além disso, a pessoa não só baixa o aplicativo, mas também procura nas funcionalidades pelo bug, aquele famoso bug que o Burger King trabalhou. Assim, a pessoa cria uma afinidade maior com o aplicativo, o que incentiva a realizar próximas compras no app, levando à fidelização de consumidores.

Compreendemos bem como o Burger King se utilizou de uma pesquisa específica para entender uma dor da pessoa usuária a fim de resolver questões do aplicativo, expandir sua presença móvel e fidelizar consumidores.

Vamos recapitular o que o Burger King fez de interessante:

  1. Quem é? Entendeu bem qual era seu público-alvo;
  2. O que sentem? Fez pesquisa de usuário;
  3. Adaptação da estratégia.

Esta pesquisa de usuário pode ser feita de várias formas, mas, te damos uma dica: converse com o seu público-alvo.

Existem várias teorias que mostram como é o comportamento da pessoa consumidora, mas como queremos trabalhar com nichos específicos, a melhor maneira de fazer isso é conversando com a pessoa com a qual você quer trabalhar para entender como ela pensa e como se sente. A partir disso, é possível adaptar sua estratégia para que seja assertiva para o que a pessoa está procurando.

Esse ciclo precisa sempre se completar e ser coeso, para que possamos alavancar nossos resultados ainda dentro do SEO.

O que é SEO?

Mas será que é realmente importante entender esse comportamento da pessoa consumidora, agora falando de SEO? Será que faz sentido para quem quer trabalhar com isso?

Primeiramente, vamos esclarecer o que é SEO.

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), que se refere à otimização de sites para motores de busca. Quando falamos sobre motores de busca, estamos nos referindo mais especificamente ao Google.

Por que focamos no Google e não em todos os outros? O Google é responsável por 99% das buscas no Brasil e também por 50% do tráfego de sites no mundo. Portanto, quando discutimos sobre motores de busca, precisamos nos adaptar ao que o Google estabelece como critério para ser bem ranqueado (classificado).

Sabemos que a maioria das pessoas não vão até a segunda página do Google. Portanto, se quisermos ser bem classificados, precisamos entender melhor quais são esses mecanismos e critérios que o Google estabelece como válidos e eficientes para aparecer primeiro.

Entretanto, se estamos falando sobre o comportamento da pessoa consumidora e sobre motores de busca, é evidente que queremos entender:

como a pessoa consumidora faz essa busca?

Existem várias maneiras de procurar a mesma coisa, e isso depende da individualidade de cada pessoa.

Por exemplo, uma pessoa pode procurar por "método". Ela também pode pesquisar por "método programação", ou ela pode ser ainda mais específica e procurar por "método programação Alura".

Para cada tipo de pesquisa, existe uma intencionalidade por detrás. Ao longo deste curso, vamos entender como funciona essa intenção de busca, para compreender melhor como captar essa pesquisa feita com a pessoa usuária e como trabalhar isso dentro do SEO.

Próximos passos

No entanto, apenas entender como a pessoa usuária se comporta talvez não seja suficiente.

Na verdade, também precisamos trabalhar as estratégias de SEO para criar um conjunto que cresça e impulsione nosso site como um todo. Então, vamos aprender mais sobre estratégia?

Estratégia e SEO - Estratégias para SEO: os objetivos

Sou uma pessoa que aprecia muito trabalhar com análise de frases para obter uma melhor compreensão dos significados das palavras.

Por isso, vamos iniciar falando sobre estratégia, começando com a definição do termo segundo o dicionário.

Estratégia (substantivo feminino):

Meios desenvolvidos para conseguir alguma coisa.

Se dividimos essa frase de definição e analisamos cada parte separadamente, notaremos que existem dois momentos principais: "o meio desenvolvido" e "para conseguir alguma coisa".

Vamos compreender melhor cada um destes momentos?

Para conseguir alguma coisa

Iniciaremos com "para conseguir alguma coisa", ou seja, do meio até o final. Posteriormente, voltaremos a investigar o que são "os meios desenvolvidos".

Primeiramente, precisamos entender a que se refere. A pergunta que surge ao pensar nessa frase "para conseguir alguma coisa" é: "o que exatamente quero conseguir?" e "por que quero conseguir isso?"

Pode parecer clichê, mas é importante que todas as pessoas pensando em trabalhar com SEO, seja como empreendedoras, iniciantes na área ou funcionárias de uma empresa, compreendam o "por que" e o "o que" do projeto.

Afinal, as pessoas que vão se conectar com aquilo que queremos vender estão atreladas as respostas desses questionamentos.

Aquelas que pensam ou acreditam em algo diferente de nós não se conectarão com o que estamos tentando vender. Mas está tudo bem, não precisamos atingir todos os públicos. Precisamos encontrar as pessoas que acreditam nas mesmas razões e objetivos que nós. Essas pessoas existem e precisamos buscá-las.

Por isso, é crucial iniciar com essas reflexões antes de falar sobre SEO. A estratégia de SEO só será desenvolvida quando todo a base do seu negócio estiver estabelecida.

Portanto, a resposta dessas duas perguntas devem estar bem definidas:

Compreendemos que isso pode ser um conceito um tanto quanto subjetivo e nem sempre resulta em algo conciso. Por isso, apresentaremos uma história de uma empresa, a Nota Certa.

É importante trazer essa parte prática, já que estamos em um curso muito ferramental e isso vai ajudar esclarecer as explicações.

Desafio: Faça o exercício de trazer para sua realidade, independente se seu tipo de negócio é parecido com a história apresentada. Todas as estratégias trabalhadas nesse curso podem ser aplicadas na sua realidade com algumas nuances específicas para cada caso.

Estratégia SEO da Nota Certa

A Nota Certa é uma empresa que atua vendendo cursos de música.

Mas, na verdade, queremos entender o "para conseguir alguma coisa". Por isso, precisamos entender o porquê dessa empresa. Ou seja, por que e o que querem realizar.

Por que eu quero realizar isso?

A empresa acredita que a educação e a música são capazes de nos transformar em pessoas mais criativas e engajadas.

Essa crença é a força motriz por trás de toda a existência da Nota Certa.

O que quero conseguir com essa realização

Queremos desburocratizar o ensino de música no Brasil para que mais pessoas usufruam dos benefícios de aprender música.

Com isso, já temos um objetivo bastante claro.

Quando respondemos a essas perguntas para a Nota Certa, notamos que fica muito mais específico do que simplesmente dizer que eles vendem cursos de música. É algo mais tangível.

Desse modo, é fácil entender que a empresa deve buscar pessoas que também acreditam que a música torna as pessoas mais criativas e engajadas.

E quanto às outras pessoas? Há pessoas que não acreditam ou que não desejam aprender música no momento? Claro que sim, mas eles não vão buscar essas pessoas. O foco deles está neste público-alvo.

Não é eficaz tentar englobar todos os públicos, muito pelo contrário. Até multinacionais como Burger King trabalham com um público mais nichado, dependendo de sua estratégia. Portanto, para quem está começando agora, montando um negócio e deseja se firmar bem no SEO, esse é um bom caminho a seguir.

Já analisamos essa segunda parte da frase, "para conseguir alguma coisa". Agora, vamos entender o que significa "meios desenvolvidos" quando estamos falando de estratégia.

Sobre o curso SEO: dominando estratégias e ferramentas para aumento de conversões

O curso SEO: dominando estratégias e ferramentas para aumento de conversões possui 83 minutos de vídeos, em um total de 33 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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