Boas-vindas ao curso de SEO - Plataformas CMS.
Eu sou a Ana Mascarenhas, instrutora de Marketing Digital na Alura.
Ana é uma mulher morena, de cabelos cacheados pretos que vão até o comprimento do ombro. Ela usa óculos de grau com armação escura. A iluminação do ambiente é laranja-claro e ao fundo há uma parede decorada com três pequenos quadros de desenho abstrato e uma porta.
Esse curso é para você que é responsável pelas atualizações e otimizações de um site.
Aqui você conhecerá ferramentas valiosas que vão otimizar o dia a dia de criação, desde a edição, publicação e gerenciamento até o fator principal, que é trazer navegação para seu site de forma fácil e rápida, sem precisar recorrer a recursos externos.
Conheceremos as plataformas CMS, do inglês Content Management System, um tipo de ferramenta que permite a criação, edição e configuração do site de forma intuitiva e automática, otimizando a rotina de trabalho.
Também vamos relembrar quais são os tipos de otimização de SEO, como utilizá-los na plataforma CMS, além de ferramentas que vão auxiliar nosso trabalho de SEO.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre SEO nas plataformas CMS, vamos juntos! Até a próxima aula.
Se você é o responsável pela atualização ou manutenção de um site, seja da sua empresa ou empresa em que trabalha, já deve saber da importância do SEO (Search Engine Optimization), que promove a otimização dos mecanismos de busca para que os usuários encontrem seu site.
Para que essa otimização seja efetiva é necessário que os conteúdos do site ou blog sejam atualizados constantemente com uma lista de palavras-chave mais qualificadas, que podem ser encontradas por meio de ferramentas específicas que realizam esse mapeamento.
Mas, como podemos fazer essas atualizações constantes de forma simplificada, sem necessariamente precisar acionar a equipe de desenvolvimento?
Foi pensando nesse tipo de demanda que as Plataformas CMS (Content Management System), ou seja, os sistemas de gestão de conteúdo, surgiram no mercado.
São softwares que facilitam a criação, edição, colaboração, publicação e armazenamento do conteúdo do seu site ou portal web. Ou seja, é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo que permite o desenvolvimento de um site de forma rápida e intuitiva, sem que você necessariamente entenda de programação.
Dessa forma, sempre que você precisar fazer atualizações, seja por meio de publicações, alterações, ou inclusão de novas palavras-chave, por exemplo, poderá fazer de forma autônoma e descomplicada.
Embora as plataformas CMS sejam geralmente utilizadas por profissionais de marketing, elas também são muito úteis para desenvolvedores e outros públicos.
Atualmente as plataformas de CMS mais relevantes no mercado são WordPress e Wix.
Mas, como aplicar SEO em sites de CMS? Sabemos que muitas pessoas têm receio de utilizar essas plataformas para hospedar seus sites, afinal, surgem muitas dúvidas como, será que o Google ranqueia esse tipo de site?
Vamos entender isso e um pouco mais a partir dos próximos vídeos.
Até lá!
Antes de entender como aplicar as estratégias de SEO em um site CMS vamos aprender a escolher a plataforma ideal para seu objetivo.
As plataformas CMS possuem recursos e funcionalidades diferentes, sendo assim encontramos diversas opções no mercado, algumas mais intuitivas do que outras.
Para criar ou migrar seu site na plataforma ideal, vamos conhecer um pouco mais sobre as características mais importantes.
Essa funcionalidade permite o gerenciamento total do site, desde alteração de layout até os conteúdos de cada sessão do site. Isso permite com que você tenha liberdade de personalização, edição e criação.
Com a possibilidade de incluir vários usuários como administradores é possível disponibilizar o acesso do site para toda a equipe. Dessa forma, o profissional de marketing que precisar publicar um novo conteúdo, por exemplo, consegue fazer isso sem precisar acionar outra pessoa, otimizando e agilizando as atividades.
É importante que a plataforma CMS permita o upload de diferentes arquivos multimídia, como fotos e vídeos, assim você não terá nenhum empecilho quando precisar subir conteúdos, como um projeto ou uma campanha.
Essa é uma função muito fundamental, principalmente para blogs. O agendamento dos conteúdos ajuda na organização das publicações de inbound marketing, o marketing de conteúdo. Dessa forma é possível seguir um cronograma, ou seja, controlar o dia que determinado conteúdo será divulgado, facilitando a análise e metrificação de resultados futuramente.
Quando criamos um site em uma plataforma CMS, ela oferece o serviço de contratação de hospedagem e domínio. É extremamente importante que eles sejam seguros, portanto, que todas as informações estejam esclarecidas e de acordo com as características do seu negócio, por exemplo, em um domínio .com, .com.br, ou, .net.
Problemas podem surgir, portanto, é importante que quando isso aconteça você tenha o suporte necessário. Recomendamos a contratação de uma plataforma que ofereça uma comunicação acessível e de preferência que não seja apenas via chatbot.
Embora essa seja uma forma de comunicação rápida e eficiente, é essencial que existam outras formas de contato, como por telefone. Ao falar com um atendente humano podemos explicar o que está acontecendo e receber uma recomendação exata para a solução do problema.
Mas, será que optar pela plataforma CMS é mesmo uma boa opção? Ou será que um site de desenvolvimento web será melhor para o seu negócio? Isso depende dos seus objetivos e de quais resultados você espera obter.
Vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo vídeo.
Até lá!
O curso SEO: plataformas CMS possui 146 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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