Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Softskills e Carreira > Conteúdos de Softskills e Carreira > Primeiras aulas do curso Síndrome do Impostor: reconheça seu sucesso e resultados

Síndrome do Impostor: reconheça seu sucesso e resultados

Segurança emocional - Introdução

Olá. Tudo bem? Meu nome é Priscila Stuani e vou ser sua instrutora no curso sobre síndrome do impostos. Seja muito bem-vindo.

Este curso foi criado especialmente para todas as pessoas que querem entender melhor como funciona a relação da síndrome do impostor com nosso desenvolvimento profissional. Você irá aprender muitas coisas e colocar em prática a partir do momento em que assistir as aulas. Você vai aprender, por exemplo, a como lidar melhor com o inimigo do desenvolvimento pessoal, o que é insegurança pessoal, quais as principais armadilhas que a síndrome do impostor coloca no dia a dia, a não se tornar refém das suas experiências mal sucedidas, a como cuidar das suas emoções, e principalmente a lidar melhor com o sentimento de inadequação.

Ao fim do curso, esperamos que você tenha uma visão geral sobre o que é a síndrome do impostor, que consiga se apropriar do seu sucesso, que reconheça seus pontos fracos e fortes, pratique os conselhos para combater a síndrome e tenha uma vida mais plena.

Como referência, vamos usar o livro da Valerie Young, Os Pensamentos Secretos das Mulheres de Sucesso. É um ponto de partida em que baseamos o curso justamente para aproveitar tudo que foi dito sobre o assunto. Lembrando que ao se matricular neste curso você terá acesso ao fórum, onde poderá compartilhar dúvidas, respostas de exercícios, coisas que você descobriu, leituras interessantes, para contribuir no processo de aprendizagem dos outros colegas. Também anote tudo que achar interessante para facilitar seu dia a dia. Principalmente, concentre-se, tire um tempo do seu dia para estudar e absorver melhor.

Espero que tenha ficado curioso e queira entender melhor o que é a síndrome do impostor e como melhorar sua relação com ela.

Segurança emocional - A inimiga do desenvolvimento pessoal

Bem-vindo ao nosso curso. Para começarmos, vou te apresenta a Rita, CEO de uma startup de arquitetura e urbanismo, a Joyce, trainee na área de marketing em um banco, a Mariana, que tem uma loja de bolos, e a Gisele, engenheira de software. Tirando todas serem mulheres, o que elas têm em comum?

A Rita costuma atribuir seu sucesso à sorte. A Joyce acredita que se ela conseguiu o trabalho dos sonhos, qualquer um é capaz. A Mariana acha que não vai dar conta de tantos clientes, compromissos, pedidos, e que os clientes deveriam procurar os concorrentes. E a Gisele acha que os clientes ficarão sempre insatisfeitos.

É bem provável que todos as considerem capazes e talentosas. Elas se percebem como pessoas competentes, com ferramentas para fazer determinada coisa e a iniciativa, e tudo deu certo porque um elemento surpresa fez com que tudo se encaixasse. Imagine que se a Rita faz uma boa apresentação ou se a Joyce gabarita uma prova, todas vão atribuir o sucesso à sorte.

Mal sabem as pessoas que muitas delas se questionam achando que são uma farsa. É importante perceber que esses sentimentos vagos, porém esmagadores, de angústia e insegurança são a síndrome do impostor.

Em 1978, Pauline Clance e Suzanne Imes, duas psicólogas, publicaram um estudo sobre fenômeno impostor. Não se sabe exatamente desde quando essa síndrome é conhecida, mas elas estudaram o comportamento de estudantes brilhantes, mas que achavam que não mereciam o sucesso que tinham.

De forma muito objetiva, a síndrome do impostor é a crença na falta de inteligência e competência. Um exemplo disso é quando a Gisele recebe um elogio e acha que aquilo não é verdade ou que ela tem sorte. Vemos que muitas vezes essa síndrome faz com que nós duvidemos de nossas habilidades e que não nos sintamos merecedores dos elogios.

A Gisele pensou: logo isso passa, vou me desenvolver e quando eu tiver mais experiência, vou conseguir combater a síndrome do impostor. É importante perceber que tudo isso é importante, mas sentimentos fraudulentos gerarão insegurança na nossa vida independente da fase emocional ou profissional em que estejamos. Porém, a insegurança surge especialmente nesses períodos de transição. Fica o alerta para prestar atenção em duas coisas: a síndrome do impostor não tem relação com o fato da Gisele fingir ser alguém que não é e não é um nome bonito para baixa autoestima.

No próximo vídeo vamos entender como identificar e lidar com a síndrome do impostor.

Segurança emocional - E os homens?

Quando os psicólogos começaram a estudar mais sobre a síndrome do impostor, foi levantada a hipótese de que seria algo exclusivo das mulheres.

Para validar ou refutar isso, foram feitos vários estudos. Muitos deles não foram conclusivos em encontrar diferenças. Ou seja, todos somos suscetíveis à síndrome do impostor.

Sendo assim, por que os homens não clamam mais por uma solução se eles são os que experimentam mais a síndrome do impostor?

É importante ressaltar que das 66 dissertações sobre o fenômeno, 90% são sobre mulheres. Talvez a afirmação da Joan Harvey explique isso: Os homens têm essa questão como certa e apenas a vivem, enquanto as mulheres querem fazer algo sobre.

Perceba que a ideia não é generalizar. Mas como os homens ficam nessa situação? Eles podem se beneficiar com este curso? Claro, afinal, se você gerencia, ensina, atua como mentor, é pai, amigo, você pode se aproveitar deste curso. Você vai aprender a ver como a síndrome tem te afetado e como o outro se comporta em relação a ela. Assim, você pode ajudar a você e às outras pessoas.

Temos uma lista muito grande para identificar a síndrome, mas principalmente por causa da dificuldade em aceitar elogios como algo natural, quando sentimos que outras pessoas são melhores que nós, e quando nos boicotamos e não nos preparamos para algo importante, chegamos atrasados. Precisamos prestar atenção nesses detalhes para ter um dia a dia melhor. Também é visível que estamos com a síndrome do impostor quando temos medo de novas responsabilidades e desafios.

Sobre o curso Síndrome do Impostor: reconheça seu sucesso e resultados

O curso Síndrome do Impostor: reconheça seu sucesso e resultados possui 56 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e Carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Softskills e Carreira acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas