Há muito tempo as redes sociais deixaram de ser apenas um canal de comunicação para pessoas comuns. Hoje, também as usamos para fechar bons negócios - e o nome disso é Social Commerce!
Eu sou a Amandha Moreira, instrutora da escola de Marketing Digital da Alura, e vou te guiar nesses estudos.
Amandha é uma mulher negra de pele clara, com cabelos pretos presos em um coque alto com algumas tranças. Seus olhos são castanho-escuros. Está vestindo uma camisa branca com bordados em círculo vazados. Por cima dessa peça, veste um cropped colete na cor ocre. De acessórios, usa brincos com pingentes de búzios. Ao fundo, um papel de parede com tema de folhagens em tons de verde e rosa, tornados vermelho e laranja pela iluminação quente.
Nesse curso, vamos aprender a importância do Social Commerce atualmente. Além disso, aprenderemos como alavancar as nossas vendas saindo do ambiente do e-Commerce e alcançando clientes ativamente nas redes sociais, onde grande parte das pessoas passa seu tempo!
Para isso, veremos alguns cases da vida real para entendermos como o Social Commerce se dá na prática, além de estimular ideias e insights para as nossas próprias campanhas.
Também conheceremos algumas ferramentas necessárias do Facebook e do Instagram para essa empreitada. Isso porque o Brasil está em 3º lugar no ranking de países que mais utilizam o Instagram, então nosso foco será nessa rede social!
Veremos passo-a-passo como conquistar a "sacolinha" do Instagram, uma ferramenta poderosa de vendas. Se você já tem um perfil de negócios no Instagram e quer aperfeiçoar seus métodos com esse recurso, esse curso é o ideal!
Conheceremos, também, o projeto de curso que vai nos ajudar a aplicar as técnicas aprendidas: a Alura Geek, uma loja virtual fictícia de artigos de cultura pop.
Nos encontraremos para aprender tudo isso a partir da próxima aula!
Vamos lá?
Nessa primeira aula vamos falar sobre o impacto das Redes Sociais no mundo e como ela está relacionada ao E-commerce.
Você sabia que o Brasil é o quinto país com mais usuários de redes sociais no mundo?
Segundo o ranking, quem ocupa os cinco primeiros lugares são:
Esses são dados fornecidos pela Statista, empresa especialidada em dados de mercado e consumidores, e pela Cuponation, plataforma de descontos online.
Com mais de um bilhão de usuários no mercado de plataformas sociais no mundo, a China, que tem grande notoriedade no Social Commerce, ocupa o primeiro lugar no ranking. Analisaremos em breve as estratégias utilizadas pelo país como referência para aperfeiçoar as vendas nas redes sociais.
O Brasil ocupa o quinto lugar e é o único país da América do Sul com mais indivíduos nas redes. A pesquisa também mostra que o país ocupa o terceiro lugar na utilização do Instagram, sendo que:
Dados do We Are Social e Hootsuit complementam a análise do perfil brasileiro e aponta que usuários comuns costumam utilizar as redes sociais durante 03h30 por dia.
Nesse curso aprenderemos como utilizar o comportamento desse público para introduzir seu negócio nas redes de forma profissional e realizar vendas. Ou seja, entender as estratégias Marketing Digital associadas ao Social Commerce para serem utilizadas da melhor forma no seu negócio.
Na tradução literal, Social Commerce é o Comércio Social, uma estratégia de vendas que utiliza as redes sociais, como Instagram e o Facebook, para alcançar mais clientes, se aproximar do público e impulsionar as vendas.
Essa modalidade de vendas pelas redes faz parte de um novo tipo de comportamento, influenciado pela época de reclusão social em que a comunicação virtual se intensificou. Desse cenário também se destacou profissionais importantes, que também contribuem para o Social Commerce, os influenciadores digitais.
Agora que já entendemos o comportamento dos brasileiros nas redes sociais, vamos descobrir como utilizá-lo na construção do perfil da sua marca para alavancar as vendas.
No Social Commerce temos dois pilares muito importantes, o Social Listening e o Social Selling. Vamos falar mais sobre essas ferramentas no próximo vídeo. Segue comigo!
Agora, vamos entender a importância de dois grandes pilares no Social Commerce.
Você já ouviu falar em Get Ready With Me? É o famoso "Se arrume comigo", uma estratégia utilizada nas redes sociais para engajar marcas e seus perfis.
No vídeo Get Ready With Me a influenciadora Lisa Onuoha mostra sua rotina de cuidados, focando especificamente em uma marca de maquiagem.
Esse modelo de vídeo, que permite que o usuário acompanhe o influenciador de arrumando, é uma forma de fazer com que o público note a marca, o produto e até mesmo a melhor forma de ser utilizado.
Essa é uma das maiores tendências das redes sociais no momento, a parceria entre marcas e influenciadores para divulgação de produtos.
Esse exemplo está associado ao Social Listening, afinal, através do vídeo conseguimos analisar comportamentos para alavancar oportunidades de aproximação com o público. No Google Trends, por exemplo, podemos analisar o crescimento de interesse pelo produto ou marca ao longo do tempo.
Após ter engajado potenciais clientes temos outro pilar muito importante, o Social Selling. Ele utiliza as redes sociais para estreitar interações com clientes, proporcionar melhoria nas vendas e no relacionamento a longo prazo, utilizando recursos de Call to Actions focados em monetização.
Suponhamos que uma marca lançou um produto e sugeriu que sua audiência respondesse nos comentários com “#Quero”.
Por meio de boots é possível entrar em contato com esses usuários de forma instantânea, facilitando a comunicação ágil e facilitando captação de leads. Essa aproximação com o público também pode ser realizada manualmente pelo direct.
Para que tudo isso funcione é necessário realizar postagens adequadas que utilizem os diversos recursos das redes sociais, como os stickers, links, caixas de perguntas e enquetes, além de ter seu site oficial.
Durante o curso vamos aprender a identificar oportunidades dentro desses pilares para transformar o E-commerce em um Social Commerce.
O curso Social Commerce: como alavancar suas vendas nas redes sociais possui 203 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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