Alura > Cursos de Data Science > Cursos de SQL e Banco de Dados > Conteúdos de SQL e Banco de Dados > Primeiras aulas do curso Praticando SQL: realizando consultas

Praticando SQL: realizando consultas

Realizando consultas - Realizando consultas

Boas-vindas ao curso SQL: realizando consultas! Meu nome é Marcelo Cruz, sou instrutor na escola de Dados da Alura, e irei te acompanhar ao longo desta jornada.

Neste vídeo, vamos apresentar os principais comandos para realizar consultas em SQL.

Audiodescrição: Marcelo se descreve como um homem de pele clara, com cabelo curto castanho-escuro, barba curta castanho-escura, e olhos castanho-escuros. Ele veste uma camisa preta e está sentado em frente a uma parede branca iluminada em gradiente verde e azul.

Principais comandos em consultas SQL

Quais comandos vamos aprender?

Serão abordados os seguintes comandos:

Conhecendo o comando SELECT FROM

Começando pelo comando SELECT FROM, a ideia é selecionar colunas específicas de uma tabela. Abaixo, temos um exemplo de comando SQL em que utilizamos o SELECT FROM:

SELECT nome, idade
FROM pessoas;

Essa consulta seleciona o nome e a idade de uma tabela de pessoas. O FROM indica de onde queremos acessar os dados — nesse caso, de uma tabela chamada pessoas.

Com base nessa consulta, qual seria um possível resultado a partir dos dados de nome e idade de uma tabela de pessoas? A seguir, temos um exemplo do que poderia ser o resultado dessa consulta:

NOMEIDADE
Ana25
João30
Maria22

O campo de nome e o campo de idade possuem os seguintes registros: Ana, João e Maria, sendo Ana com 25 anos, João com 30 e Maria com 25. Esse seria o resultado do comando SELECT FROM.

Conhecendo o comando WHERE

O segundo comando é o WHERE, cuja ideia é filtrar resultados com base em condições, utilizando operadores lógicos ou de comparação. Observe abaixo um exemplo de uso do comando WHERE:

SELECT nome, idade
FROM pessoas
WHERE idade < 30;

Novamente, temos o comando SELECT nome, idade da tabela pessoas, porém, no final, há um detalhe com o comando WHERE, que seleciona apenas pessoas mais novas do que 30 anos.

A ideia do comando WHERE é justamente colocar uma condição na consulta inicial que trouxemos. Antes, não colocamos condições, trazendo todos os dados. Agora, queremos apenas pessoas mais jovens do que 30 anos. Abaixo, podemos conferir o resultado aplicado em uma tabela:

NOMEIDADE
Ana25
Maria22

Temos novamente o nome e a idade, mas agora apenas os dados de Ana e Maria, ou seja, João não foi considerado, pois ele tem 30 anos e, portanto, não encaixa na condição aplicada.

Conhecendo os operadores de comparação

A seguir, vamos conhecer alguns operadores de comparação. Acabamos de abordar um com o WHERE: o menor que (<). Porém, existem outros operadores que podemos utilizar no SQL.

Alguns exemplos são: igual (=); maior que (>); menor que (<); maior ou igual (>=); menor ou igual (<=); e diferente (<>). No comando SQL abaixo temos um exemplo de uso do igual:

SELECT nome, idade
FROM pessoas
WHERE cidade = 'São Paulo';

Nesse código, selecionamos novamente o nome e a idade da tabela pessoas, porém, teremos uma nova condição: pessoas que moram na cidade de São Paulo, ou seja, a cidade é igual a São Paulo.

Observe o resultado abaixo:

NOMEIDADE
Ana25

Neste caso, apenas Ana mora em São Paulo, então temos apenas os dados dela na tabela.

Conhecendo o comando LIMIT

O próximo comando é o LIMIT, que restringe o número de linhas retornadas do SELECT.

SELECT *
FROM pessoas
LIMIT 2;

No exemplo acima, temos o comendo SELECT seguido de um detalhe diferente. Antes, especificamos quais campos queríamos trazer da tabela pessoas, como nome e idade. No entanto, como proceder se quisermos, por exemplo, trazer todos os campos de uma tabela?

O SQL tem uma parte do comando SELECT que é o asterisco (*), que indica que queremos trazer todos os campos de uma tabela. Com isso, vamos traremos todos os campos da tabela pessoas.

Com o comando LIMIT, limitamos o retorno para dois registros apenas. Dessa forma, da tabela que trouxemos anteriormente, aparecerão apenas as duas primeiras pessoas. Abaixo, temos o resultado:

IDNOMEIDADECIDADE
1Ana25São Paulo
2João30Rio de Janeiro

Trouxemos todos os campos, id, nome, idade e cidade, apenas de Ana e João. Temos o ID 1 da Ana, a idade 25 anos, e a cidade de São Paulo; e João com ID 2, idade 30 e do Rio de Janeiro.

Conhecendo o comando ORDER BY

Para completar, o próximo comando é o ORDER BY. Agora que sabemos limitar o resultado de uma consulta, vamos entender como ordenar esses resultados a partir do comando SELECT.

SELECT nome, idade
FROM pessoas
ORDER BY idade ASC;

Após o SELECT de nome e idade da tabela pessoas, ao final do código, ordenamos a saída a partir da idade, um dos campos da tabela. Para isso, usamos ORDER BY idade.

Além disso, especificamos como queremos ordenar esse resultado: se é de forma decrescente ou crescente. Neste caso, colocamos ASC, ou seja, de forma crescente, do menor para o maior.

Como resultado, temos os campos de nome e idade:

NOMEIDADE
Maria22
Ana25
João30

Analisando uma consulta final

Para finalizar, vamos analisar uma consulta final reunindo os comandos abordados:

SELECT nome, idade
FROM pessoas
WHERE idade >= 18 AND cidade = 'São Paulo'
ORDER BY idade DESC
LIMIT 3;

A consulta final começa com o comando SELECT, selecionando nome e idade da tabela pessoas. Abaixo, temos uma condição (WHERE), um ordenamento (ORDER BY) e uma restrição (LIMIT).

Neste caso, são duas condições: a primeira é que a idade seja maior ou igual a 18; e a segunda é que a cidade seja igual a São Paulo. Anteriormente, abordamos apenas uma consulta por vez. Para utilizar duas condições simultaneamente, precisamos usar o AND.

Em seguida, temos o ordenamento pela idade, mas agora de forma decrescente, com DESC. Por fim, restringimos o resultado a apenas três pessoas, utilizando o comando LIMIT.

Abaixo, temos a tabela original:

IDNOMEIDADECIDADE
1Bruno17Rio de Janeiro
2Letícia20Rio de Janeiro
3Pedro19São Paulo
4Júlia16São Paulo
5Lucas27São Paulo
6Beatriz21São Paulo
7Tiago32São Paulo

A tabela traz informações de id, nome, idade e cidade, e contém sete pessoas: Bruno com 17 anos do Rio de Janeiro; Letícia com 20 do Rio de Janeiro; Pedro com 19 de São Paulo; Júlia com 16 anos de São Paulo; Lucas com 27 anos de São Paulo; Beatriz com 21 anos de São Paulo; e Tiago com 32 anos de São Paulo. Abaixo, temos o resultado da consulta final sobre a tabela original:

NOMEIDADE
Tiago32
Lucas27
Beatriz21

Ao final, temos: Tiago com 32 anos; Lucas com 27; e, por fim, Beatriz com 21 anos.

Conclusão

Neste vídeo, conhecemos o comando SELECT FROM, o WHERE, operadores de comparação, o LIMIT e também o ORDER BY, reunindo todos eles em uma consulta final no SQL.

Com esse conhecimento, você pode colocar em prática tudo o que foi abordado até o momento, através de diversos exercícios que estarão disponíveis ao longo do curso. Bons estudos!

Sobre o curso Praticando SQL: realizando consultas

O curso Praticando SQL: realizando consultas possui 8 minutos de vídeos, em um total de 13 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de SQL e Banco de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda SQL e Banco de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas