Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Empreendedorismo e Startups > Conteúdos de Empreendedorismo e Startups > Primeiras aulas do curso Startupismo: comece do jeito certo

Startupismo: comece do jeito certo

Planejamento - Apresentação

Você é um fundador de perfil técnico, tem vontade, tem espírito empreendedor, que montar uma startup e está perdido, não sabe por onde começar. Esse curso é para você.

Nesse curso vamos falar de alguns tópicos da fase inicial de como montar uma startup. Vamos falar sobre questão de abrir CNPJ, se você deve abrir ou não, no começo ou depois. Vamos falar sobre a escolha dos seus sócios, como é que você monta o seu time de fundadores para ter uma maior chance de sucesso.

Vamos falar sobre a questão de você escolher a sua área de atuação ancorando nos seus diferenciais para você aumentar a sua chance de sucesso. Vamos falar de modelo de negócio, a questão de modelo asset-light, que são os modelos de tecnologia e por que eles são superiores, porque você que tem conhecimento técnico está bem posicionado para poder montar alguma coisa bacana.

E vamos falar também no final de largar ou não o emprego, a questão financeira, como é que você se mantém durante essa fase inicial do ciclo de vida da startup e de alguns conhecimento e aprendizados de outros empreendedores de segunda viagem, pessoas mais experientes, o que eles gostariam de ter sabido no começo da jornada que eles sabem hoje.

Eu sou Felipe Mansano, eu sou gestor de EquitasVC e se você tem interesse por esse tipo de tema vamos para o curso que você vai gostar.

Planejamento - Fase inicial da Startup

Qual o contexto aqui da situação? Você tem espírito empreendedor, quer empreender, você vê seus amigos que também são técnicos e estão empreendendo, estão como cofounders de alguma startup e você não está feliz no seu emprego mesmo ganhando bem e tendo, enfim, o custo de oportunidade alto porque você tem isso dentro de você e você que empreender.

Geralmente a primeira dúvida que chega é: devo abrir um CNPJ? Preciso abrir um CNPJ? Quando devo abrir o CNPJ? E a resposta curta aqui é não abre no começo. Não abra no começo porque você vai colocar complexidade que é desnecessária nesse momento, o foco não tem que estar nisso de você abrir o CNPJ. Isso gera custo, consome tempo, consome dinheiro, você vai ter que encontrar um contador, que é sempre um desafio encontrar um bom contador.

A nossa recomendação é não abrir esse CNPJ no começo e estamos começando por esse assunto porque sabemos que é a primeira dúvida que surge quando alguém vai montar uma startup do zero.

Ao invés de abrir o CNPJ o seu foco no início tem que ser quase que único e exclusivamente em validar a dor com o seu cliente. E depois que você estiver uma validação de dor, construir o seu MVP que é o Produto Mínimo Viável. Vamos falar tanto sobre validação de dor e sobre MVP nessa formação aqui mais para frente.

Depois que você começar a avançar e tiver um MVP, você vai acabar invariavelmente fazendo algumas POCs. POCs é uma abreviação para Proof of Concept, em inglês uma Prova de Conceito, que são algumas empresas que tem a dor e que pedem para você em algum momento implementar a sua solução, o seu MVP na empresa dessas pessoas para eles avaliarem se é legal ou não.

Geralmente é bem comum essas POCs serem de graça no começo e depois de algum tempo se o cliente vir valor ele pode migrar para tornar-se um cliente pago. É nesse momento que você deve se preocupar com a abertura de CNPJ, quase no momento em que o mercado te obrigar a abrir um CNPJ.

É uma ótima validação, se o cara está querendo te pagar e ele precisa de uma empresa para ele faturar contra é porque ele está vendo o valor e aí sim, é nessa hora que você vai ter certeza que vai valer o esforço, tempo e dinheiro de você abrir o seu CNPJ.

Nessa hora de abertura de CNPJ você tem que tomar uma decisão importante para aumentar a chance de sucesso da empresa que é se você vai ou não se dedicar full time para a empresa. Porque muitas vezes você está na fase de MVP e você ainda está com o seu emprego, você está em paralelo ganhando dinheiro e nessa hora é um bom momento para você decidir se você vai se dedicar ou não. E é muito difícil você colocar uma empresa de pé sem dedicação full time.

Em relação a essa fase inicial de abertura do CNPJ, quando esse momento chegar você tem que ter alguns cuidados, os principais são: contrato social, definir a governança, isso geralmente são modelos que vêm prontos do contador, mas vale a pena ler, entender e perguntar para outras pessoas que já empreenderam e que já passaram por isso, que você conhece e que tem experiência empreendendo.

Quem vai ser a sua contabilidade, é super comum startups trocarem de contabilidade depois de um, dois anos porque o contador inicial foi pego meio que aleatoriamente e fez burrada, deixou passivo na empresa. Por isso a recomendação aqui é ao escolher um contador pergunte para alguém que já tem uma startup ou que já é sócio de uma startup quem é o contador dele e tente fechar com esse contador que já atende outras startups.

E o terceiro ponto é a questão do regime tributário. Via de regra, no começo o regime do Simples Nacional é o mais recomendado, você não vai ter grande faturamento nesse início e dá para você ir bastante tempo até você ter que tomar uma decisão de ir para outro regime, como o de lucro presumido ou de lucro real.

Esses são os cuidados principais. Lembrando: só abra o CNPJ na hora que você tiver quase que sendo obrigado pelo mercado para abri-lo. Antes disso tem outra preocupação que é mais urgente, mais imediata na fase inicial que é quem vão ser os seus sócios. É sobre esse tema que falaremos no próximo vídeo.

Escolha de sócios - Habilidades complementares

Você passou pela armadilha inicial que é não sair começando já pela montagem do seu CNPJ, você tem clareza que é importante você validar a dor e você depois montar o seu mínimo produto viável.

E aí chega em um ponto super importante, um dos pontos mais fundamentais do ciclo de vida de uma empresa é você escolher se você vai ou não ter sócios e quem serão esses sócios.

Aqui vale um parêntese, é muito comum as pessoas compararem a sociedade com um casamento. As pessoas falam que uma sociedade, uma empresa é como ser casado. E é super verdade, vemos que igual a um casamento quando você tem um sócio, tem sócios, você tem uma relação de muitos anos com essa ou com essas pessoas, ao longo desses anos a empresa muda, você muda e os seus sócios mudam também.

Por isso é muito importante que você escolha bem seus sócios para você conseguir ter uma chance maior de sucesso durante a existência da sua empresa.

Separamos aqui com base em experiência quatro pontos principais que te ajudam a ter um framework, ter um playbook de escolha mais assertiva e mais acertada dos seus futuros sócios.

O primeiro ponto deles é você escolher sócios com habilidades complementares. Não adianta você ter pessoas iguais a você ou que sabem as mesmas coisas que você, isso vai mais destruir valor do que gerar. O dela é você ter uma clareza daqui que você é bom e daquilo que você não é bom e tentar encontrar gente com habilidade complementares e que como um time você consiga ter uma chance maior de sucesso.

Por exemplo, imagine um time de futebol, se todo mundo fosse atacante o time iria tomar um monte gols porque não teria um goleiro. Você ter um goleiro é importante, ele não vai fazer gol, mas vai defender aumentando a chance de você ganhar o jogo.

Montar uma startup é igual, você tem que ter habilidades complementares. Tendo pessoas com habilidades complementares passamos para o próximo ponto deste frame de montagem de equipe de fundadores, de sócios iniciais da startup que é a questão de você ter o jogo combinado. Sobre isso falaremos no próximo vídeo.

Sobre o curso Startupismo: comece do jeito certo

O curso Startupismo: comece do jeito certo possui 64 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Empreendedorismo e Startups em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Empreendedorismo e Startups acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas