Olá e boas vindas! Sou a instrutora Janaína Oliveira, e neste curso vamos aprender tudo o que precisamos saber sobre TikTok Ads.
Essa rede social é relativamente nova, e a plataforma de anúncios é mais nova ainda, portanto é assunto que não possui tanto conteúdo a respeito.
Então o indicado é que já tenha trabalhado com Tráfego Pago e já tenha feito campanhas em outros veículos, principalmente no Facebook Ads porque têm algumas similaridades entre si, o que facilitará bastante o entendimento da teoria e a aplicação da prática para podermos analisar e trazer os melhores resultados.
Caso não tenhamos esse conhecimento prévio e decidamos escolher o TikTok Ads por fazer mais sentido para nossa empresa, ainda assim o conteúdo deste curso pode ser aproveitado sem problemas, pois explicaremos cada ponto detalhadamente passando por todas as etapas de anunciar dentro dessa plataforma desde a criação de uma conta.
Entenderemos o que é a Business Center ou Central de Negócios e o Ads Manager ou Gerenciador de Anúncios, abordaremos o comportamento do público que utilizam a rede social, falaremos sobre toda a estrutura de campanha e como criá-la "do zero", além de trazermos um conteúdo muito interessante sobre o Pixel, já que é um assunto que gera muitas duvidas.
Trabalharemos com um cliente fictício criado especialmente pela equipe da Alura para este curso, que é um site chamado work.us voltado para o tema de Marketing Digital, e o incluímos apenas para ilustrar as etapas e deixar o entendimento mais claro.
Depois que passarmos pelo processo de criação das campanhas, chegaremos ao final do curso sem que estejam "no ar" de fato. Portanto, não teremos dados concretos para apresentarmos, mas explicaremos exatamente o que aparece em cada local para entendermos tudo sem problemas.
Esperamos que gostem bastante do conteúdo e que seja de grande ajuda para impulsionar sua marca!
Vamos lá?
Olá novamente! Neste vídeo, traremos alguns dados relevantes sobre o TikTok como rede social.
É importante que entendamos seu objetivo e o comportamento do público que a utilizam antes mesmo de abordarmos os anúncios de fato.
Para quem não conhece, o TikTok não tinha esse nome até entre os anos de 2017 e 2018. Antes disso, era um aplicativo utilizado apenas na China.
Então é relativamente nova em comparação a outras redes sociais do mercado, e o mais interessante é que viralizou tanto no Brasil quanto no mundo, atingindo um volume gigantesco de usuárias e usuários em pouco tempo de existência.
Como são dados internos do TikTok que não são frequentemente divulgados, informações do ano de 2021 registram o marco de um bilhão de contas ativas por mês, ou seja, cerca de 14% da população mundial utiliza a rede social desde sua criação até o atual momento.
Assim podemos ver a potência desta plataforma se comparada com o crescimento de outras mais antigas no mercado.
Além disso, o aplicativo é usado em mais de 150 países, o que possibilita a segmentação e divulgação de anúncios pelo mundo inteiro e pelas diversas culturas dependendo do produto ou serviço.
Já o Brasil é o segundo maior público da rede social, com cerca de 4,72 milhões de contas ativas. Mas como os dados de 2021 estão um pouco desatualizados, esse número deve ser muito maior atualmente.
Antes o Youtube era o canal com a maior média de tempo de visualização da Internet, mas hoje o TikTok ultrapassou essa marca e seus usuários costumam visualizar cerca de 5,4 horas diariamente no Brasil.
Como sua estrutura permite uma rolagem infinita e os vídeos mais curtos na vertical têm se mostrado bastante atrativos, as usuárias e usuários relataram terem substituído um expressivo tempo de tela de televisão para navegarem por mais horas na rede social pelo celular após baixarem o aplicativo.
Já trouxemos alguns dados relevantes sobre a rede social, e nesta aula falaremos mais sobre o TikTok Ads, que é a plataforma de anúncios recentemente lançada no Brasil.
Cerca de 25% das pessoas que encontraram algum produto ou serviço no TikTok pesquisaram o mesmo na Internet em seguida para encontrar mais informações.
Já 38% das brasileiras e brasileiros já adquiriram um produto ou contrataram um serviço por meio dos anúncios do TikTok.
Mesmo sendo um veículo de tráfego pago recente, pode ser que ainda tenhamos algum receio em investir, mas esta informação indica que as pessoas estão confiando relativamente bem nas politicas da plataforma e há um bom nível de conversão.
Em comparação com outros veículos de mídia paga, o TikTok possui o Custo por Clique (CPC) e o Custo por Mil Impressões (CPM) bem mais baratos, justamente por ser uma ferramenta nova no mercado, sem muitos cursos e sem muitas estratégias específicas disponíveis.
Portanto, isso mostra a influência que a rede social tem no dia-a-dia. Então se temos uma marca que oferece algo diferente, vale a pena usá-la como forma de branding ou de alcançar mais clientes.
Se já tivermos experiência com Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, notaremos que a concorrência é bem menor. Além da quantidade de pessoas que utilizam o TikTok no Brasil ser enorme, há uma vantagem em relação aos concorrentes que ainda não anunciam neste canal.
A plataforma tem uma frase bastante usada:
Don't make Ads. Make TikTok videos.
Ou seja, diz que não é para fazermos propaganda da mesma maneira que em outras redes, e sim conteúdos parecidos com os vídeos orgânicos que já são característicos do TikTok, principalmente aqueles relacionados à vida cotidiana e de tom cômico.
Então é melhor elaborarmos criativos que se relacionam com este modelo para termos melhores chances de identificação do público com a marca e de conversão.
Portanto é uma dica muito importante para termos em mente, pois diferente do Google Ads e do Facebook Ads, o TikTok preza justamente pela experiência proposta pela rede social.
O TikTok for Business é o local ideal para explorar ao máximo o potencial criativo da marca. Um mundo completamente imersivo e livre de julgamentos, onde toda voz encontra sua audiência.
As usuárias e usuários dessa plataforma produzem conteúdos mais livres, imaginativos e informais em que podem ser quem quiserem de maneira mais espontânea.
Quanto mais naturais, "leves" e criativos forem nossos materiais de anúncios, melhores serão os resultados.
O curso TikTok Ads: funcionalidades e configurações para criar campanhas possui 109 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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