Quantas decisões você já tomou ou tomará hoje e amanhã? Já parou para calcular? Confesso que eu nunca fiz essa conta, mas neste curso de Tomada de decisão: pensar, analisar e agir, vamos entender como vivenciar esse processo decisório.
Meu nome é Tayná Carvalho, sou especialista em comunicação e marketing e te acompanharei ao longo desse curso.
Antes de falarmos mais sobre o curso, quero me apresentar!
Audiodescrição: Tayná se autodescreve como uma mulher de pele branca, com cabelos longos e pretos. Está vestindo uma camisa preta com bolinhas brancas, sentada em um estúdio com iluminação laranja e roxa.
Neste curso, vamos entender como funciona o processo decisório e como nossa tomada de decisão pode se tornar mais assertiva e também mais bem formada. Isso nos ajudará a fazer escolhas cada vez mais favoráveis para as nossas necessidades e alinhadas aos nossos objetivos.
Vamos conhecer estilos e elementos de decisão, e de que maneira o paradoxo da escolha - a quantidade de opções e liberdade no momento de escolher - pode afetar nosso processo decisório, trazendo sentimentos indesejados, como insatisfação, medo ou culpa.
Também vamos entender quais são os problemas comuns, isto é, os vilões na tomada de decisão e como poderemos enfrentá-los.
Dentre as ferramentas comumente usadas no mercado, aplicaremos uma ferramenta específica ao longo do curso, que foi especialmente preparada para ele, a Decida.
Como o nome sugere, ela nos ajudará a definir nossas prioridades, entender o que é mais importante no momento da decisão e a coletar dados relevantes para embasar nosso processo decisório.
Além disso, vamos considerar possibilidades alternativas, ampliando os caminhos que podemos escolher. Também vamos identificar as consequências de cada decisão e comunicá-las, já que qualquer decisão tomada precisa ser comunicada. E finalmente, avaliaremos para ajustar, pois qualquer decisão que tomemos, qualquer processo que vivenciemos, mudará com o tempo.
Então, temos muito o que aprender neste curso. Mas antes de começarmos, gostaria de te convidar a não apenas assistir às aulas, mas também para realizar as atividades que foram cuidadosamente pensadas para potencializar seus resultados.
Além disso, também te convido a interagir conosco em nosso Fórum e no nosso Discord, que são espaços feitos especialmente para você. Sua participação é muito importante!
Agora, você já tem uma decisão para tomar. Vamos lá?!
Você já parou para pensar quantas decisões temos que tomar ao longo do nosso dia, desde o momento que acordamos? Seja tomar café ou não, praticar atividade física ou não, ficar mexendo no celular até tarde ou dormir cedo.
Ao final do dia, ainda ficamos com o questionamento: será que tomei as melhores decisões? O motivo é que decidir é difícil! Tendemos a ter dificuldade em escolher devido aos impactos que sofremos ao decidir e pelo nosso desejo de sempre acertar.
Pensando de forma geral, quando lidamos com esse processo de tomada de decisão, muitas vezes buscamos métodos, estratégias que nos tornem capazes de tomar a decisão mais assertiva. Para isso, buscamos comparar os prós e contras ou refletir de forma mais personalizada.
Aliás, personalizar o processo de tomada de decisão é uma questão importante. Ou seja, considerar que cada pessoa tem suas particularidades, pensa e age de formas diferentes.
É possível personalizar a tomada de decisões? É o que vamos descobrir!
Tenho uma charada para você! O que o iFood, Netflix e Spotify têm em comum? As três empresas oferecem uma enorme liberdade de escolha aos clientes. São diversas opções, isso permite às pessoas escolherem o que mais interessa a elas.
Porém, essa mesma quantidade de opções pode gerar um efeito oposto, de sobrecarga no sistema, nos levando a um estado de paralisia. São tantas opções e possibilidades que queremos refinar esse processo de tomada de escolha para que a melhor decisão seja tomada.
Com essa quantidade de opções, fica mais difícil encontrar a que seja mais ideal. Isso está muito relacionado ao fato de nossas decisões gerarem diferentes impactos em nós.
Quando falamos desse processo de tomada de decisão baseado em várias possibilidades, entramos no paradoxo da escolha. Essa é uma teoria desenvolvida pelo psicólogo Barry Schwartz, que traz a ideia de que:
Apesar da liberdade de escolha ser algo que estamos sempre buscando, o excesso de opções pode nos levar a uma insatisfação, gerar ansiedade ou até mesmo dificuldade em vivenciar esse processo decisório, exatamente porque são muitas opções a serem consideradas.
Quando não temos muitas opções para escolher, o processo acaba sendo mais simples. Portanto, a culpa de dar certo ou errado será atribuída ao fato de termos uma única opção disponível.
Por exemplo, se vamos a uma loja para comprar uma camisa e temos várias opções, escolhemos uma e ela não fica tão boa quanto esperávamos, foi nossa escolha que resultou em uma falha.
Do contrário, se vamos a uma loja e só existe uma camisa disponível, que compramos para um evento no dia seguinte. Caso ela não fique do jeito que esperávamos, era a única opção disponível, assim, acabamos nos isentando da culpa total de uma decisão não ter sido tão bem sucedida quanto esperávamos.
Quando falamos do paradoxo da escolha, Barry traz muitas questões que emergem desse processo e que impactam nosso processo decisório. Existem quatro componentes tratados por ele no livro ** O Paradoxo da Escolha**, em que aborda como nos sentimos quando entramos nesse paradoxo:
Vamos supor que você vai tirar férias e decide viajar para um destino de praia. Está super certo disso. Mas, navegando no Instagram, depara-se com postagens de uma pessoa conhecida em um destino de neve.
Automaticamente, você começa a se questionar e até se arrepender um pouco da escolha de destino que fez anteriormente, porque achou as fotos da pessoa maravilhosas e viu que ela está se divertindo.
Esse arrependimento antecipado vem exatamente dessa sensação gerada a partir do momento em que achamos que nossa decisão não foi a melhor, independentemente do fator que nos faça acreditar nisso.
Então, acabamos nos arrependendo, não completamente, mas ficamos em dúvida: "Será que era realmente isso que queria?". E assim, acabamos invalidando um pouco mais a decisão que tomamos anteriormente.
Constantemente, pensamos nos benefícios perdidos das opções que não escolhemos. Imagine que você esteja procurando um curso e se depara com um tema específico, porém em dois formatos: aulas online ao vivo ou videoaulas gravadas.
Considerando seu orçamento, por buscar flexibilidade e pensando em questões como tempo e acessibilidade, decide escolher o modelo de videoaulas gravadas.
Porém, mesmo sabendo que esta opção atende melhor às suas necessidades, você não consegue parar de pensar em um e-book que receberia como bônus se tivesse escolhido a opção de aulas ao vivo e fica tentado pelo benefício perdido.
Chamamos isso de custo de oportunidade: ficar pensando nos benefícios perdidos ao escolhermos uma determinada opção.
Imagine que você esteja planejando um jantar e pesquisou tudo sobre um restaurante: leu comentários, avaliações e criou muita expectativa.
Então, chega o dia e a experiência é completamente diferente do que esperava. O serviço não é satisfatório, a comida chega fria, o sabor e tempero não te agradam. Nesse caso, houve uma quebra de expectativas.
Criamos em nossa mente a narrativa de uma experiência perfeita, mas nos esquecemos que diversos fatores podem impactar o resultado final. Quando as coisas não ocorrem como esperado, nos decepcionamos.
A culpa está presente em diversos aspectos de nossa vida, tanto pessoais quanto profissionais. No contexto da tomada de decisões, a culpa surge quando sentimos que estamos perdendo algo, deixando passar uma oportunidade que aparentemente seria boa.
Por exemplo, suponha que você combinou um encontro com amigos durante o fim de semana, mas sua família decide fazer um almoço e convida todos os parentes.
Mesmo que você saiba que vai se divertir com os amigos, se sente culpado por não estar presente no almoço em família. Essa sensação de estar perdendo algo valioso pode impactar significativamente nossas decisões.
Refletindo de maneira abrangente sobre o paradoxo da escolha, existem "vilões" que acabam complicando ainda mais o processo decisório. Vamos entender como evitá-los e, simultaneamente, compreender como isso pode impactar nossa escolha final.
O curso Tomada de decisão: pensar, analisar e agir possui 121 minutos de vídeos, em um total de 30 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Liderança em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.