Boas-vindas ao curso UI Design: teste de usabilidade da Alura!
O meu nome é Mateus Villain, sou instrutor da plataforma na escola de UX & Design, e eu serei seu amigo e parceiro nesse novo conteúdo em que você está embarcando: os testes de usabilidade!
Antes de tudo, eu sou uma pessoa de pele clara; cabelos, sobrancelhas, olhos e barba castanhos; o meu cabelo é curto e minha barba é bem longa, chegando quase ao final do pescoço; e eu uso óculos de grau de cor branca.
Na minha frente, tem um microfone segurado por um braço articulado, e atrás de mim, uma estante com alguns livros e bonecos de Harry Potter, que eu gosto bastante.
Ao longo desse curso, conforme dito anteriormente, vamos abordar o conteúdo de teste de usabilidade.
Acredito que você já trabalhe com isso ou esteja começando a estudar sobre experiência da pessoa usuária, leu algo sobre esse tema, e viu como é relevante aprendê-lo para o seu dia a dia, para os projetos em que você vai trabalhar.
Conforme construímos produtos digitais, nós precisamos verificar se tudo o que colocamos neles, se a navegação e as funções estão realmente utilizáveis.
Por isso, nesse curso, veremos os seguintes conteúdos:
Você vai entender o que é um teste de usabilidade e as suas possíveis formas de aplicação.
Vamos aprender sobre o que deve ser testado e como organizar as tarefas que deverão ser realizadas.
Você também vai aprender os pontos que precisam ser considerados durante o teste e verá a aplicação prática deles.
Por fim, você vai saber analisar e tabular os dados do seu teste de usabilidade.
Espero que todo esse conteúdo seja muito rico para você. Te aguardo no próximo vídeo, onde vamos começar a falar melhor sobre o tema do nosso curso.
Nos vemos lá!
Antes de dar início ao nosso conteúdo, vamos fazer uma visão geral de tudo o que veremos no curso a partir desse vídeo.
Na aula 1, assim que esse vídeo acabar, vamos entrar nos conceitos do teste de usabilidade. Nós vamos entender o que é um teste de usabilidade, sua vantagem e importância, e quais são os processos existentes para realizá-lo.
O teste de usabilidade não existe por si só; existem alguns métodos interessantes dentro dele que precisamos conhecer.
Na segunda aula, vamos para a parte de preparos e definições. Nesse momento, vamos entender o que deve ser testado, olhar para o nosso produto, ver quais são as tarefas, aquilo que não temos 100% de certeza se está realmente entendível para ser utilizado.
Iremos listar todos esses pontos para, posteriormente, realizarmos o teste de fato.
Na aula 3, faremos a execução do teste, então você irá me ver aplicando o teste de usabilidade com uma pessoa real.
Irei passar os objetivos para ela e você vai acompanhá-la realizando o teste de usabilidade, expressando as suas opiniões e seus feedbacks, e assim por diante.
Na quarta e última aula, vamos fazer uma análise do resultado do teste de usabilidade aplicado. Para isso, selecionamos os pontos considerados durante a realização e entendemos como computar isso, de modo a gerar resultados legais para melhorar o nosso produto.
Um detalhe que eu acho importante mencionar é que você irá me ver utilizando o Figma algumas vezes ao longo do curso.
Porém, isso não significa que estamos em um curso de Figma e é obrigatório usá-lo. Essa é apenas uma preferência particular da Alura, então não se preocupe caso utilize outro programa, como o Adobe XD, o Sketch, o InVision, ou o Framer. Fique à vontade para trabalhar na ferramenta de prototipagem que preferir.
Todas as telas do produto da AluraMed, utilizado como aplicativo fictício durante o curso, estarão disponíveis para acesso. Se você usa o Figma, existe a opção de duplicá-las; caso contrário, ainda assim será possível visualizar todas as telas tranquilamente.
Há outra ferramenta que vamos utilizar e que te recomendo de verdade: o Notion Aprenda a mexer nela e a utilizá-la, para que depois você pegue os templates (em português, modelos) de tabulação de teste de usabilidade.
O Notion é uma plataforma totalmente gratuita que funciona para criar workspaces (em português, áreas de trabalho), tanto para o lado pessoal quanto profissional.
Essa foi a nossa visão geral, isto é, todos os conteúdos que vamos ver durante o curso.
Nos vemos na próxima aula para falar sobre o que é um teste de usabilidade. Até lá!
Nessa aula, vamos falar sobre o que é um teste de usabilidade, a grande proposta e objetivo do nosso curso.
É simples entender o conceito do teste de usabilidade, pois o próprio nome resume bastante. Basicamente, trata-se de uma forma de analisar a usabilidade de um produto com pessoas reais.
Pense no seguinte cenário: você trabalha ativamente na construção de um aplicativo, um site, ou um sistema. Independentemente do produto, qual é o próximo passo? Lançar diretamente para as pessoas, para que elas já comecem a utilizar?
A resposta é não! Antes do lançamento oficial para o público, é interessante que aconteça a etapa do teste de usabilidade, de modo a verificar se tudo que elaboramos para o produto está realmente bom para ser utilizado.
Nesse quesito, podemos constatar algumas vantagens para o teste de usabilidade, como: identificar erros; conseguir bons feedbacks; e melhorar a UX, isto é, a experiência que o produto vai trazer para as pessoas.
O teste de usabilidade pode ser feito de 2 formas diferentes: uma versão é moderada e a outra não moderada.
A característica principal da versão moderada é que existe uma supervisão.
Digamos que você será a pessoa responsável por coordenar um teste de usabilidade. Portanto, você irá convidar as pessoas para realizarem os objetivos do teste e estará supervisionando-as durante essa realização.
Essa supervisão pode ser feita por uma pessoa, isto é, um único supervisor com uma ou mais pessoas que vão participar do teste.
Não há um número limite de participantes. Obviamente, não vamos lotar uma sala inteira ou chamar 200, 100 pessoas para realizar um teste de usabilidade.
Podemos, então, ter 2 ou mais pessoas para realizá-lo, e uma pessoa supervisora, presencial ou remotamente, observando a realização do teste.
A versão não moderada, como você deve imaginar, é totalmente o oposto disso, ou seja, não há supervisão.
Suponha que você elaborou todas as etapas que precisam ser realizadas para o teste de usabilidade, mas não vai acompanhar a realização. Nesse caso, apenas enviamos o teste para que a pessoa faça por conta própria.
Assim como no teste moderado, isso pode acontecer tanto de forma presencial quanto remota. Imaginando um cenário remoto, a pessoa estará no celular ou no computador, ela mesma irá realizar o teste, e normalmente isso vai acontecer por intermédio de alguma plataforma online.
Após isso, a plataforma irá nos trazer os resultados obtidos.
Você provavelmente está se perguntando: qual desses tipos é melhor para fazer um teste de usabilidade?
Na verdade, não existe um melhor, mas sim um cenário ideal para o seu contexto.
Se você me perguntar qual deles é mais interessante, eu diria que o moderado, pois ele nos dá muito mais insights. Com esse tipo de teste, conseguimos ver o rosto das pessoas, as expressões faciais, e os pensamentos também serão informados.
Sendo assim, no momento de realização do teste de usabilidade, o moderado pode trazer muito mais insights que o não moderado traria, uma vez que neste há o intermédio de uma plataforma. Dessa forma, não obtemos todas as ideias que podem ser geradas.
Caso precise de algo mais rápido (se os prazos de lançamento do produto estiverem muito curtos, por exemplo), talvez o não moderado seja o cenário ideal para você, porque será muito mais fluida a aplicação do teste.
No entanto, caso tenha um tempo flexível, possa realizar algo com mais calma, e queira obter mais insights com esse processo, opte pelo moderado. Ele será o caminho perfeito para você!
Em seguida, vamos falar sobre os 3 métodos importantes que você precisa conhecer sobre teste de usabilidade.
Nos vemos lá!
O curso UI Design: teste de usabilidade possui 74 minutos de vídeos, em um total de 29 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UI Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.