Alura > Cursos de Programação > Cursos de Automação e Produtividade > Conteúdos de Automação e Produtividade > Primeiras aulas do curso UiPath: automatize processos e manipule dados

UiPath: automatize processos e manipule dados

Criando uma automação para interagir com um site - Apresentação

Olá, meu nome é Lucas Ferraz. Sou desenvolvedor de software e trabalho com a criação de automações utilizando o ecossistema UiPath há cerca de cinco anos.

Audiodescrição: Lucas se identifica como um homem branco. Tem cabelo encaracolado castanho, barba castanha e grisalha, óculos amarelo com armação redonda e está no estúdio da Alura.

Boas-vindas ao nosso curso de criação de automações de software utilizando o UiPath.

Este curso é destinado a qualquer profissional das áreas de negócios, financeiro, compras, vendas, RH, entre outras, que deseje aprender a criar automações de software para automatizar tarefas, aumentar a eficiência e a produtividade no dia a dia.

O que vamos aprender?

Neste curso, aprenderemos a:

Para isso, criaremos um projeto de automação que interage com o site do Banco Central para extrair dados de cotações de moedas. A partir disso, teremos acesso a muitas ferramentas e funcionalidades que poderão ser aplicadas em diversos outros projetos para interagir com outros sistemas e sites, em qualquer área de negócio em que atuamos.

Além dos vídeos do curso, aproveite os recursos da plataforma da Alura. Temos diversas atividades importantes e você contar com o apoio do fórum, além de participar da comunidade no Discord para interagir com outras pessoas que estão fazendo este curso.

Então, vamos estudar?

Criando uma automação para interagir com um site - Criando um novo projeto de automação

Vamos iniciar construindo uma automação para extrair cotações de moedas do site do Banco Central, especificamente da página de cotações e boletins.

Essa é uma atividade que os usuários dessa empresa realizam diariamente para obter cotações de moedas como o iene e o dólar, que são importantes devido ao seu impacto em operações como a compra e importação de matéria-prima, venda de produtos finalizados, exportação e outras operações cambiais relevantes para o negócio.

Utilizaremos a página do site do Banco Central, na seção de histórico de cotações, cotações e boletins. A atividade diária do usuário envolve selecionar a opção desejada e a primeira cotação de fechamento de uma moeda em um período. Eles alteram a data inicial para o primeiro dia do mês corrente e selecionam a moeda a ser extraída. Vamos trabalhar com o iene, por exemplo. Por fim, clicam no botão "Pesquisar", que leva à página com o relatório da cotação do iene em todas as datas deste mês.

UiPath Studio X

Para iniciar a construção dessa automação, utilizaremos a plataforma UiPath, especificamente o UiPath Studio X, que é voltado para usuários de negócios. Essa ferramenta é mais intuitiva e simples de usar no dia a dia, com a maioria das ações sendo realizadas por meio de arrastar e soltar.

Você precisa seguir o passo a passo da atividade de "Preparando o Ambiente" para criar uma conta no UiPath Cloud, baixar o Studio, instalar e configurar tudo.

A partir desse momento, podemos abrir o Studio X. Vamos iniciar criando uma nova tarefa clicando no botão "Novo" e selecionando a opção "Tarefa em Branco". Nomearemos a tarefa como Cotacaodemoeda e clicaremos em "Criar". Com isso, nosso projeto estará aberto e pronto para ser iniciado.

No lado esquerdo, temos o painel de atividades, que são os blocos principais para a construção de automações no UiPath Studio. É por meio delas que todas as ações necessárias são programadas. No lado direito, temos o painel de propriedades, onde podemos configurar as atividades conforme desejado. No centro, está o fluxo principal da automação, que começa em branco, com um botão de "Mais" no centro.

Vamos automatizar o site do Banco Central utilizando uma aplicação web, no caso, o Google Chrome. Para iniciar a construção de uma automação interagindo com uma aplicação web, precisamos da atividade Use Application/Browser, que está na categoria "Recursos". Podemos simplesmente arrastar essa aplicação para o meio do nosso workflow. A maioria das ações no UiPath é feita assim, com drag and drop (arrastar e soltar), para construir os blocos de automação.

No painel de propriedades, expandido com as propriedades inerentes a essa atividade, faremos algumas configurações iniciais. Na opção "Abrir", pediremos para abrir o navegador, caso não esteja aberto. Na opção "Fechar", não configuraremos para fechar agora, pois queremos ver as ações no navegador. Escolheremos "Nunca" por enquanto. Na opção "Redimensionar Janela", selecionaremos "Maximizar" para que esteja sempre em tela cheia.

Devemos informar à atividade Use Application/Browser qual aplicação será automatizada. Para isso, clicamos no texto "Indique o aplicativo a ser automatizado", e o UiPath nos leva de volta ao navegador aberto em paralelo. Selecionamos a aplicação clicando em qualquer lugar. O UiPath volta para o primeiro plano, e o nome da aplicação muda para "Chrome Cotações e Boletins", que é o nome da página. O campo de URL do navegador é preenchido com o endereço do site do Banco Central, especificamente da página do relatório.

A partir daí, temos uma automação simples que abre o site e exibe a página do relatório para o usuário. Vamos executar essa automação. Antes, fecharemos o Chrome e, em seguida, executaremos a automação para ver seu funcionamento. Ela executa rapidamente, e o Chrome é aberto novamente na página de Cotações e Boletins do Banco Central.

Ao construir essa automação, entregaremos muitos benefícios para os usuários, especialmente para o departamento fiscal, financeiro e contábil da empresa. Esse é um processo crítico, embora não volumoso, pois as pessoas da empresa precisam dessa informação para tomar decisões de negócio. Com essa automação, garantimos que ela será executada diariamente, que os filtros da tela serão manipulados adequadamente, que as informações do relatório estarão corretas e que ele será enviado por e-mail sempre para o mesmo grupo de pessoas.

Próximos passos

Durante o curso, utilizaremos o UiPath Studio X, fazendo uso de atividades no painel esquerdo. Temos atividades de automação de aplicativos web, que usaremos inicialmente para cliques e inserção de dados. Cada atividade possui uma série de propriedades diferentes. Posteriormente, utilizaremos o Excel e enviaremos informações por e-mail, usando as atividades da categoria "E-mail".

Em certos momentos, faremos uso de linguagem de programação para determinar valores mais complexos. O UiPath possui uma ferramenta integrada de inteligência artificial, o UiPath Autopilot, que nos ajudará nessas operações.

Com essa automação simples já montada, nosso próximo passo será inserir os filtros necessários na tela. A primeira opção desejada, "cotação de fechamento de uma moeda em um período", já vem selecionada. Mesmo assim, faremos o clique novamente para garantir que está realmente selecionada. Também determinaremos a moeda a ser utilizada no drop-down list, trocando o dólar dos Estados Unidos, que vem por padrão, pelo iene e pesquisaremos a cotação dessa moeda. Isso será feito no próximo vídeo!

Criando uma automação para interagir com um site - Inputando os valores dos filtros

Anteriormente, nós construímos o esqueleto da nossa automação, que basicamente abre o site do Banco Central.

Agora, vamos trabalhar em digitar, neste site, os dois primeiros filtros que temos.

Filtros

O primeiro deles será a opção desejada, o tipo de relatório a ser gerado, onde deve ser selecionada a primeira opção: "cotação de fechamento de moeda em um período". O segundo será o nome da moeda que vamos selecionar.

Vamos iniciar com o tipo de relatório que será gerado. Voltaremos para o nosso UiPath. Para interagir com o campo, precisamos clicar nele.

O UiPath Studio X realiza, na automação, todas as ações que a pessoa usuária faz manualmente. Se abrimos esse relatório e conseguimos mudar o tipo dele clicando, é um clique que realizaremos também para determinar o tipo de opção desejada.

No UiPath Studio X, na aba lateral de atividades, na categoria de automação de aplicativos e web, procuraremos uma atividade que se adeque a essa tarefa, que é clicar. Encontramos a atividade Click, que selecionamos no painel de atividades à esquerda, e arrastamos para dentro da atividade Use Web Browser que colocamos anteriormente no centro da nossa automação. Ao fazer isso, temos uma atividade de clique. Ela está com um sinal vermelho porque ainda não começamos a configurá-la.

Precisamos indicar para o UiPath onde esse clique deve ser realizado. Para isso, há um botão no meio do card, "indicar em Chrome, cotações e boletins". Ao clicar nele, o UiPath nos leva de volta ao navegador, e o comportamento é diferente. Uma tela chamada "Opções de Seleção" abre, e ao navegar com o mouse pelo site, cada elemento é destacado em verde. Assim, conseguimos selecionar porções específicas para indicar onde o clique deve ser realizado.

Vamos clicar na primeira opção desse relatório: "Cotações de fechamento de uma moeda em um período". Ela já vem selecionada por padrão, mas isso pode mudar. O site do Banco Central pode mudar e adicionar uma nova opção na primeira posição, e o relatório sairá errado. Não podemos confiar completamente na interface gráfica de uma aplicação porque ela sofre mudanças e atualizações. Precisamos garantir que esse campo está selecionado, então faremos o clique mesmo que ele já esteja.

Para fazer isso, posicionamos o mouse sobre a primeira bolinha, que ficará com um quadrado verde em volta. Ao clicar, o UiPath começará a recolher informações sobre o site, informações do HTML por trás do site, dos elementos que o criam, para identificar esse campo.

Após o clique, o quadrado ficará amarelo, indicando que o UiPath identificou o elemento, mas não tem confiança de que o clique será realizado corretamente. Isso ocorre porque há uma lista de três botões para serem clicados e nada que os diferencie para o UiPath do ponto de vista estrutural do site.

Para contornar essa situação e o UiPath ter certeza do clique, determinaremos uma âncora, que é um segundo elemento único na estrutura do site, para o UiPath usar como referência. A âncora mais óbvia é a descrição, que fica em frente ao campo, "cotações de fechamento de uma moeda em um período".

Posicionando o mouse sobre ela, ela fica selecionada em azul, com um ícone de âncora na parte superior direita, indicando o tipo de elemento selecionado. Ao clicar, o UiPath coleta novamente as características do site, e vemos que a âncora permanece em azul, mas o campo de destino principal está verde.

Conseguimos selecionar esse elemento de forma que o UiPath tem confiança de que o clique será realizado no lugar correto. Esse elemento principal chamamos de seletor. O UiPath cria uma série de seletores para encontrar esse campo adequadamente.

Esses seletores podem ser alterados em um nível mais baixo, com precisão mais alta, mas não é necessário para um sistema simples como este. O outro elemento é a âncora. Após estar selecionado e verde, indicando que está tudo certo, clicamos em "Confirmar", e a atividade de clique está pronta e funcionará perfeitamente.

Alterando a moeda

Vamos agora alterar a moeda. No site, a moeda é um drop-down list, uma lista que, ao clicar, expande-se com muitas opções para selecionar. Vamos interagir com esse tipo de elemento. Esse tipo de elemento tem uma atividade específica no UiPath para lidar com ele.

No painel de atividades à esquerda, dentro da categoria automação de aplicativos e sites, temos a atividade Select item, usada para campos de drop-down list. Vamos colocá-la logo abaixo do clique.

Além de arrastar a atividade para dentro do fluxo principal, podemos usar o botão "+" abaixo da atividade de clique. Ao clicar nele, abre-se uma pesquisa, onde podemos pesquisar a atividade desejada, se soubermos o nome. Vamos localizar o select item, que incluímos no fluxo principal da mesma forma que arrastando.

Vamos indicar para o UiPath onde fica esse campo, da mesma forma que fizemos anteriormente.

Clicamos em "Indicar em Chrome", e ele nos leva ao site novamente, onde podemos selecionar cada elemento individualmente. Selecionamos o campo da lista. Ao clicar, um comportamento diferente ocorre: o campo já fica verde automaticamente, e a âncora também vem automática.

O campo de moeda, o título "moeda", já foi selecionado automaticamente como âncora. Isso ocorre porque o UiPath entende que, na maioria das vezes, o nome de um campo vem à esquerda dele. É comum que ele identifique âncoras nessa configuração à esquerda automaticamente, como foi o caso aqui. Diferente do botão anterior, que precisamos indicar manualmente porque estava à direita.

Uma vez que o campo está selecionado e verde, confirmamos na janela de opções de seleção.

Alterando valor

Ele já vem com o valor padrão que estava na tela, "dólar dos Estados Unidos". Mas vamos trabalhar com o Iene para ver esse campo sendo alterado quando rodarmos a automação.

Como fazemos isso? Podemos digitar aqui. Se clicarmos no "+" à direita do campo e usarmos a opção de texto, podemos trocar "dólar dos Estados Unidos" por "Iene", clicar em salvar e está feito. A atividade Select Item é dinâmica, trabalha de forma integrada com a aplicação automatizada. Se clicarmos na seta, ela expande o drop-down list da mesma forma que o site faria. Podemos navegar manualmente e selecionar o Iene manualmente também.

Testando

Com isso feito, fechamos o navegador, rodamos a automação e vemos isso acontecendo até este ponto: o clique na opção de cotação de fechamento e a seleção da moeda Iene. Clicando em executar, o navegador abre e a moeda é trocada para Iene, completando a primeira etapa da automação. Com isso, trabalhamos com conceitos importantes do UiPath Studio.

Recapitulando

Voltamos ao estúdio para revisar. A atividade principal, "Chrome Cotações e Boletins", é um escopo. Certas atividades só funcionam dentro de um escopo. Utilizamos aqui o clique e o Select Item.

Se pegarmos um clique e o colocarmos fora desse escopo, ele fica com erro. Na verdade, ele já cria um novo escopo em volta, porque não funciona sem o escopo. Fora desse escopo, ficaria com erro para sempre, não importa o que façamos. Essas atividades da categoria automações de aplicativos de web precisam desse escopo, que indica em qual aplicação estão agindo. É para isso que serve.

No Click, temos também as propriedades, podemos fazer um clique com o botão direito, esquerdo, todos os tipos de clique necessários na automação. No Select Item, também temos propriedades básicas que podem ser utilizadas. Com isso, construímos essa automação simples, entendendo os conceitos de escopo, âncora e seletor, que são importantes para qualquer automação utilizando o UiPath Studio.

Próximo passo

No próximo vídeo, faremos o input do campo de data inicial, que será um pouco mais complexo, pois estaremos inserindo uma data de maneira dinâmica e precisaremos utilizar outras ferramentas!

Sobre o curso UiPath: automatize processos e manipule dados

O curso UiPath: automatize processos e manipule dados possui 156 minutos de vídeos, em um total de 52 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Automação e Produtividade em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Automação e Produtividade acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas