Olá, sou André Tardelli e te damos as boas-vindas ao curso de UX Design Coletando Dados no Google Analytics.
Audiodescrição: André Tardelli se identifica como um homem. Possui pele clara, cabelos pretos e curtos, barba também preta e curta. No corpo, veste uma camiseta azul-claro. Ao fundo, há uma prateleira branca à esquerda na qual há uma claquete de cinema e do centro até o canto direito, uma estante branca com nichos quadrados nos quais há livros, bonecos e objetos eletrônicos. A iluminação do fundo é roxa.
Nós estamos trabalhando na nossa jornada em UX para entender um pouco mais sobre a área de dados e estamos conseguindo coletar vários tipos de informação, sejam quantitativas, qualitativas e assim por diante. Mesmo utilizando ferramentas para mapear e entender o comportamento da pessoa usuária, fica difícil ver como esses eventos funcionam em larga escala.
Por exemplo, podemos querer entender como determinadas pessoas usuárias funcionam e realizam uma determinada compra num determinado período, ou se existe um padrão demográfico no qual precisamos adaptar e coletar algumas dessas informações.
Qual é o público que está utilizando isso? Será que é de um determinado estado? Será que é de uma determinada idade? Tudo isso pode ser mapeado através dessas informações demográficas que precisamos coletar.
Haverá uma ferramenta dentro de uma área muito interessante, chamada de Web Analytics (Análise Web), com a qual conseguiremos coletar e fazer todos esses insights das nossas informações que estão dentro do projeto: o Google Analytics.
Esperamos que você goste desse curso e esperamos ver você aqui conosco na Alura. Vamos lá!
Vamos aprender sobre o conteúdo deste curso.
O curso está dividido em cinco aulas distintas. Na primeira, vamos mostrar como configurar o Google Analytics do zero, na conta Google. Assim, entenderemos algumas das dificuldades e processos que teremos que realizar, além de como instalar o Google Analytics para funcionar no nosso projeto. Faremos isso manualmente, mas também entenderemos como fazer isso por meio de um gerenciador de sites.
Na segunda aula, vamos discutir os conceitos de métricas e dimensões, mostrando como essas informações são medidas e interpretadas em diferentes contextos. Além de métricas e dimensões, vamos explorar como visualizar todas essas informações por meio de análises de formato livre e também com outro conceito chamado de segmentos.
Com este último, vamos sobrepor todas essas informações e, a partir daí, entender em sites demográficos sobre o comportamento e todos os dados sobre idade, cidade, e outros sobre a região da pessoa e suas informações gerais. Isso nos permitirá traçar e entender as interseções de cada uma dessas coisas.
Na terceira aula, vamos falar sobre eventos, um dos conceitos mais importantes que vamos trazer, pois eles estão associados a informações chamadas de parâmetros. Esses parâmetros vão mostrar, por exemplo, de onde a pessoa veio, qual é a página onde ela está situada e qual foi a ação realizada.
Tudo isso será apresentado como parâmetros e vamos entender quais são os principais eventos, os automatizados, os personalizados e também os recomendados para utilizarmos no nosso dia a dia.
Na quarta aula, vamos discutir uma maneira de documentar isso de forma estruturada para todas as áreas de tecnologia. Vamos aprender o conceito de tagueamento, onde descrevemos como esses componentes funcionam, como são gerados e como o processo é realizado, envolvendo todas as pessoas na área de tecnologia. A partir daí, vamos estruturar nosso próprio tagueamento a partir das informações que coletamos e analisamos.
Na quinta e última aula, vamos trazer dicas focadas em assistentes, como o Google Tag Assistant e o Gerenciador de Tags do Google. Essas duas ferramentas funcionam como facilitadores na implementação, para não dependermos de outras pessoas e podermos fazer a manutenção de forma isolada de cada uma dessas informações.
São truques e formas sobre os quais vamos entender um pouco mais, mas não nos aprofundar muito, pois nosso foco é apenas o escopo básico do Google Analytics.
Esses serão os conceitos que vamos abordar no nosso curso. Esperamos ter você conosco e vamos começar!
Vamos falar sobre o projeto que abordaremos em nosso curso.
Discutiremos sobre o MoniBank, um banco digital que fornece diversos serviços como abertura de cartão de crédito ou débito, serviços de conta-corrente para abertura de conta PJ e os serviços padrão para extratos, transferências, PIX e outros.
A ideia principal é conseguir ver todo o processo de abertura da conta da MoniBank, que chamaremos de Moniconta.
Na página do banco, podemos ler:
A Moniconta será o primeiro passo para a sua liberdade financeira!
Precisaremos entender dentro do site do MoniBank como esse processo de cadastro de contas está sendo realizado para capturar as principais informações, entender de onde as principais dificuldades estão vindo e também começar a entender mais sobre o comportamento da pessoa usuária.
No curso anterior, mapeamos e rastreamos o comportamento de algumas pessoas em casos específicos de forma gravada, mas não temos um intervalo temporal de como esse comportamento está acontecendo e nem quais são os diferentes perfis demográficos envolvidos em tudo isso.
Para conseguir fazer isso, utilizaremos uma área muito conhecida que será a de Web Analytics, ou seja, uma área para analisar a web.
A ideia será utilizar todo o conceito de Web Analytics para esse processo de abertura de conta, onde preencheremos um formulário e outras etapas, como a verificação de face, para elaborar passo a passo dentro dessa criação. A partir daí, também entenderemos como esses comportamentos e perfis demográficos se comportam em situações diferentes.
No nosso próximo passo, explicaremos um pouco sobre a área de Web Analytics e qual será a ferramenta que utilizaremos para alcançarmos isso. Esperamos você na próxima aula!
O curso UX Design: coletando e analisando dados com Google Analytics 4 possui 108 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.