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Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso UX Design: coletando e analisando dados com Google Analytics 4

UX Design: coletando e analisando dados com Google Analytics 4

Análise de dados via Analytics - Apresentação

Olá, sou André Tardelli e te damos as boas-vindas ao curso de UX Design Coletando Dados no Google Analytics.

Audiodescrição: André Tardelli se identifica como um homem. Possui pele clara, cabelos pretos e curtos, barba também preta e curta. No corpo, veste uma camiseta azul-claro. Ao fundo, há uma prateleira branca à esquerda na qual há uma claquete de cinema e do centro até o canto direito, uma estante branca com nichos quadrados nos quais há livros, bonecos e objetos eletrônicos. A iluminação do fundo é roxa.

Para quem é este curso?

Nós estamos trabalhando na nossa jornada em UX para entender um pouco mais sobre a área de dados e estamos conseguindo coletar vários tipos de informação, sejam quantitativas, qualitativas e assim por diante. Mesmo utilizando ferramentas para mapear e entender o comportamento da pessoa usuária, fica difícil ver como esses eventos funcionam em larga escala.

Por exemplo, podemos querer entender como determinadas pessoas usuárias funcionam e realizam uma determinada compra num determinado período, ou se existe um padrão demográfico no qual precisamos adaptar e coletar algumas dessas informações.

Qual é o público que está utilizando isso? Será que é de um determinado estado? Será que é de uma determinada idade? Tudo isso pode ser mapeado através dessas informações demográficas que precisamos coletar.

Haverá uma ferramenta dentro de uma área muito interessante, chamada de Web Analytics (Análise Web), com a qual conseguiremos coletar e fazer todos esses insights das nossas informações que estão dentro do projeto: o Google Analytics.

O que aprenderemos neste curso?

Esperamos que você goste desse curso e esperamos ver você aqui conosco na Alura. Vamos lá!

Análise de dados via Analytics - Visão geral

Vamos aprender sobre o conteúdo deste curso.

Visão geral do curso

O curso está dividido em cinco aulas distintas. Na primeira, vamos mostrar como configurar o Google Analytics do zero, na conta Google. Assim, entenderemos algumas das dificuldades e processos que teremos que realizar, além de como instalar o Google Analytics para funcionar no nosso projeto. Faremos isso manualmente, mas também entenderemos como fazer isso por meio de um gerenciador de sites.

Na segunda aula, vamos discutir os conceitos de métricas e dimensões, mostrando como essas informações são medidas e interpretadas em diferentes contextos. Além de métricas e dimensões, vamos explorar como visualizar todas essas informações por meio de análises de formato livre e também com outro conceito chamado de segmentos.

Com este último, vamos sobrepor todas essas informações e, a partir daí, entender em sites demográficos sobre o comportamento e todos os dados sobre idade, cidade, e outros sobre a região da pessoa e suas informações gerais. Isso nos permitirá traçar e entender as interseções de cada uma dessas coisas.

Na terceira aula, vamos falar sobre eventos, um dos conceitos mais importantes que vamos trazer, pois eles estão associados a informações chamadas de parâmetros. Esses parâmetros vão mostrar, por exemplo, de onde a pessoa veio, qual é a página onde ela está situada e qual foi a ação realizada.

Tudo isso será apresentado como parâmetros e vamos entender quais são os principais eventos, os automatizados, os personalizados e também os recomendados para utilizarmos no nosso dia a dia.

Na quarta aula, vamos discutir uma maneira de documentar isso de forma estruturada para todas as áreas de tecnologia. Vamos aprender o conceito de tagueamento, onde descrevemos como esses componentes funcionam, como são gerados e como o processo é realizado, envolvendo todas as pessoas na área de tecnologia. A partir daí, vamos estruturar nosso próprio tagueamento a partir das informações que coletamos e analisamos.

Na quinta e última aula, vamos trazer dicas focadas em assistentes, como o Google Tag Assistant e o Gerenciador de Tags do Google. Essas duas ferramentas funcionam como facilitadores na implementação, para não dependermos de outras pessoas e podermos fazer a manutenção de forma isolada de cada uma dessas informações.

São truques e formas sobre os quais vamos entender um pouco mais, mas não nos aprofundar muito, pois nosso foco é apenas o escopo básico do Google Analytics.

Esses serão os conceitos que vamos abordar no nosso curso. Esperamos ter você conosco e vamos começar!

Análise de dados via Analytics - Apresentando o Monibank

Vamos falar sobre o projeto que abordaremos em nosso curso.

Conhecendo o MoniBank

Discutiremos sobre o MoniBank, um banco digital que fornece diversos serviços como abertura de cartão de crédito ou débito, serviços de conta-corrente para abertura de conta PJ e os serviços padrão para extratos, transferências, PIX e outros.

A ideia principal é conseguir ver todo o processo de abertura da conta da MoniBank, que chamaremos de Moniconta.

Na página do banco, podemos ler:

A Moniconta será o primeiro passo para a sua liberdade financeira!

Precisaremos entender dentro do site do MoniBank como esse processo de cadastro de contas está sendo realizado para capturar as principais informações, entender de onde as principais dificuldades estão vindo e também começar a entender mais sobre o comportamento da pessoa usuária.

Conhecendo a área de Web Analytics

No curso anterior, mapeamos e rastreamos o comportamento de algumas pessoas em casos específicos de forma gravada, mas não temos um intervalo temporal de como esse comportamento está acontecendo e nem quais são os diferentes perfis demográficos envolvidos em tudo isso.

Para conseguir fazer isso, utilizaremos uma área muito conhecida que será a de Web Analytics, ou seja, uma área para analisar a web.

A ideia será utilizar todo o conceito de Web Analytics para esse processo de abertura de conta, onde preencheremos um formulário e outras etapas, como a verificação de face, para elaborar passo a passo dentro dessa criação. A partir daí, também entenderemos como esses comportamentos e perfis demográficos se comportam em situações diferentes.

No nosso próximo passo, explicaremos um pouco sobre a área de Web Analytics e qual será a ferramenta que utilizaremos para alcançarmos isso. Esperamos você na próxima aula!

Sobre o curso UX Design: coletando e analisando dados com Google Analytics 4

O curso UX Design: coletando e analisando dados com Google Analytics 4 possui 108 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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