Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso UX Design: coletando e analisando dados com Hotjar

UX Design: coletando e analisando dados com Hotjar

Conhecendo o Hotjar - Apresentação

Boas-vindas ao curso de HOTJAR! Meu nome é Mateus Villain, sou Product Designer e instrutor aqui na escola de UX Design. Serei seu instrutor nesta jornada onde aprenderemos mais sobre métricas e análise de dados!

Audiodescrição: Mateus se descreve como uma pessoa de pele branca, cabelo, sobrancelhas, olhos e barba castanho escuro. O cabelo é bem curto, mas a barba é longa, cobrindo praticamente todo o pescoço. Está usando óculos redondos dourados, uma corrente preta e uma camisa verde de manga curta. À frente, há um microfone fixado por um braço articulado. Atrás, uma estante com alguns livros e uma máquina de escrever iluminados em tons de roxo e azul.

Neste curso, vamos estudar, de ponta a ponta, a plataforma Hotjar, uma das mais usadas para quem deseja entender como as pessoas usuárias estão utilizando seu site. A partir do momento que instalamos o Hotjar em um produto digital ou website, conseguimos saber como e onde estão clicando, em quais elementos do site, quantas vezes ocorrem esses cliques, quais páginas estão sendo mais acessadas e até que parte da página essas pessoas estão acessando por meio do scroll. Além disso, conseguimos enviar pesquisas, coletar respostas e entender a satisfação dessas pessoas por meio da plataforma.

Então, vamos entender como configurar o Hotjar em nosso site, como atuar com mapas de calor, também chamados de heatmaps, como visualizar gravações e como gerar pesquisas.

Este curso não é apenas para UX designers ou UX researchers, mas sim para qualquer pessoa que tenha interesse em entender como as pessoas usuárias estão interagindo em seu site. Se o Hotjar for útil para você, então é mais do que bem-vindo para acompanhar este curso!

Te espero no próximo vídeo, onde daremos uma visão geral sobre todo o conteúdo que vamos estudar!

Conhecendo o Hotjar - Visão geral

Se você chegou ao vídeo de visão geral, provavelmente tem interesse neste curso. Agora, vamos convencê-lo a realmente continuar, pois é no próximo vídeo que começaremos com o conteúdo prático. Mas, antes de tudo, é sempre bom mostrar um pouco dos conteúdos que vamos estudar.

Divisão do curso

Nosso curso está dividido em 5 aulas:

SUMÁRIO

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

No momento, estamos na primeira aula, especificamente em 1.2, na visão geral. Na sequência, os conteúdos serão sobre o que é o Hotjar e como instalá-lo. Basicamente, vamos conhecer a plataforma e instalá-la dentro de um produto ou site.

A partir da segunda aula, entramos na parte de configuração. Isso é normal para toda a plataforma que vamos começar a utilizar. Após criarmos a nossa conta, temos que fazer algumas configurações para deixá-la 100% preparada, de fato, e assim não perder tempo com essas coisas no futuro. Vamos terminar essa aula falando um pouco sobre definição de objetivos, porque o Hotjar, como você já sabe, é uma plataforma que atua com métricas, com dados dos usuários. Então, temos que ter uma noção do que queremos analisar antes de, de fato, abri-la.

Na terceira aula, vamos adentrar no conteúdo sobre heatmaps (mapas de calor), que provavelmente será a função do Hotjar que você mais vai utilizar. Então, vamos entender detalhadamente como atuamos com mapas de calor dentro da plataforma.

Na aula 4, vamos para a segunda função, que consideramos ser a mais utilizada dentro do Hotjar: a de gravações. Caso você não saiba, o Hotjar grava a sessão da pessoa usuária quando ela entra em um site com o Hotjar instalado. Então, é como se tivesse uma câmera no computador, filmando a tela dessa pessoa. Portanto, temos acesso a isso e podemos ver onde ela clicou, quais foram os movimentos do mouse que ela teve, até que parte da página ela desceu ou subiu, e assim por diante. Vamos estudar sobre essa função e os seus recursos internos.

Na nossa quinta e última aula, falaremos sobre um recurso bem legal que o Hotjar tem, que é de feedbacks, de gerar pesquisas. Sabe essas pesquisas quantitativas que costumamos gerar com Google Docs ou pesquisas de formulário, por exemplo? Com o Hotjar não precisamos disso, pois conseguimos gerar todas essas pesquisas por dentro da própria plataforma, que já cria um formulário dentro do próprio site.

Essa é a estrutura do nosso curso, como utilizaremos o Hotjar na prática. Vamos encerrar a visão geral e partir para a prática. Então, nos vemos no próximo vídeo!

Conhecendo o Hotjar - O que é o Hotjar

Para começar, veremos o Hotjar no navegador já configurado para mostrar do que ele é capaz. Se por acaso você já tem acesso a algum Hotjar e já consegue mexer nele, fique à vontade para explorar conosco. Fique tranquilo, não vamos desconfigurar nada, apenas vamos navegar e entender.

Acessando o Hotjar no navegador

A princípio, temos a dashboard, a página inicial quando entramos no Hotjar. Ele apresenta alguns cards, proporcionando uma visão geral de todas as informações que ele pode trabalhar. Na lateral direita, temos alguns históricos. Vale ressaltar que o projeto que usaremos nesta formação é o MoniBank, é este produto que estamos monitorando dentro do nosso Hotjar. Todos os dados que estamos coletando estão sendo gerados a partir deste site, então toda interação das pessoas, cada clique, gera uma resposta para nós.

Os lugares que mais vamos acessar dentro do nosso Hotjar são os heatmaps, uma das partes mais interessantes. Podemos acessá-la na lateral esquerda, clicando em "Heatmaps". Ao fazer isso, ele já mostra quais páginas está coletando, gerando mapas de calor e nos proporcionando uma visão real de como é um mapa de calor pelos cliques das pessoas. Este é o padrão que ele traz para todos os cliques, mas também podemos alterar para visualizar movimentos ou até mesmo cliques com raiva. Não vamos entrar em muitos detalhes, mas o Hotjar já tem essa área preparada para nós, repleta de diversas informações que vamos explorar.

Recordings (gravações)

Aliado a isso, temos aquela função que mencionamos como a segunda mais utilizada: as gravações. Podemos acessá-la também no menu lateral esquerdo, clicando em "Recordings". Sempre que alguém acessar, será gerado um novo item na lista que se assemelha a um histórico. Mas o que significa cada um desses itens? Sempre que alguém interagir no seu site por determinado tempo, o Hotjar vai gerar um novo item, permitindo que vejamos como essa pessoa interagiu dentro do produto.

A impressão que temos é que estávamos realmente gravando a pessoa usuária com um software, mas não. Se trata de uma pessoa real que interagiu por um tempo específico como, por exemplo, 7 minutos e 41 segundos, e temos acesso a todas as interações marcadas para nós.

Feedback

Outra função bem interessante que já podemos explorar é o Feedback, que também podemos acessar pelo menu lateral esquerdo. Lembre-se que mencionamos que o Hotjar permite gerar pesquisas para os usuários, para coletarmos informações sobre o que estão achando do nosso site. Essas pesquisas podem ser feitas sem precisar recorrer a e-mails com Google Docs ou Google Forms, por exemplo, pois unificamos tudo isso dentro da própria plataforma. É importante mencionar que todas essas funcionalidades estão disponíveis no plano gratuito. Não estamos usando a versão paga justamente para demonstrar que mesmo sem gastar, conseguimos coletar uma grande quantidade de dados e métricas dos nossos usuários.

Então, aqui já temos até mesmo um widget ativo de Feedback, que, se viermos na nossa página do Hotjar, está aparecendo ali embaixo. Se fecharmos a setinha, ele minimiza tudo, e podemos ver uma caixa perguntando quais melhorias podem ser feitas para aprimorar a experiência do usuário. Assim, a pessoa escreve na caixa e o feedback já é encaminhada para nós.

Surveys (pesquisas)

No entanto, caso queira criar outros tipos de pesquisa, ele também oferece a área de Surveys (pesquisas), onde tem uma série de modelos disponíveis. Vamos explorar alguns desses modelos aqui na formação. Note, inclusive, que já temos aquele que vimos no site, sobre melhorias para a experiência do usuário. Além disso, ele segue para outras perguntas e mostra em quantas páginas ele vai aparecer, pois você pode configurar o Hotjar em páginas específicas do seu site.

Em suma, ele vai gerando para nós todas as informações e elencando todas as respostas dos usuários. Inclusive, aliado à parte da gravação, conseguimos ver até mesmo como o usuário interagiu com esse widget, como fez essa resposta e como navegou pela página até chegar ali. O Hotjar é realmente uma ferramenta incrível, e à medida que navegamos por todas as páginas, vamos entendendo cada vez mais essas informações.

Esta foi uma breve apresentação para navegarmos sem preocupações pelo Hotjar, apenas para conhecer e começar a se familiarizar. No próximo vídeo, mostraremos como fazer a instalação. Te espero lá!

Sobre o curso UX Design: coletando e analisando dados com Hotjar

O curso UX Design: coletando e analisando dados com Hotjar possui 118 minutos de vídeos, em um total de 37 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas