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UX Design: criando dashboard com Data Studio

Primeiros passos para a criação de dashboards - Apresentação

Boas-vindas! Meu nome é Vitória Comarin e eu vou acompanhar você durante esse curso sobre criação de dashboards no Data Studio.

Nesse curso você vai aprender a criar um dashboard usando o Google Data Studio, que nem esse dashboard que você pode ver a esquerda da tela.

Além disso, você vai aprender o que são métricas, dimensões e KPIs, como conectar fonte de dados ao Google Data Studio, como personalizar seus gráficos e criar layouts, como aplicar filtros de controle e navegação ao dashboard, como apresentar o dashboard e criar um portfólio em visualização de dados.

Ao final desse curso você conseguirá construir dashboards no Google Data Studio, identificar os dados relevantes para o seu dashboard, definir qual o melhor tipo de visualização e gráfico para cada informação, e criar um portfólio em visualização de dados.

Espero você nos próximos vídeos! Vamos começar?

Primeiros passos para a criação de dashboards - Conhecendo a Gatito

Olá! Nesse vídeo você vai aprender um pouco mais sobre a Gatito e sobre o projeto que iremos trabalhar ao longo desse curso.

Falando um pouco então sobre a Gatito. A Gatito é uma loja de itens para gatos, ela é uma petshop brasileira e recentemente ela passou por uma expansão para os Estados Unidos.

E é nesse contexto da expansão que vem também a expansão da equipe de marketing digital para atender esse comércio dos Estados Unidos. Você foi contratado para trabalhar dentro do projeto de visualização de dados.

Contextualizando então um pouco a forma com que os dados são visualizados atualmente na Gatito, hoje usamos o Excel, mas queremos migrar para Data Studio. Por quê? Por que queremos mudar a ferramenta e a forma com que visualizamos os dados?

Em primeiro lugar, existe um aumento nas vendas na Gatito nessa expansão para os Estados Unidos, com esse aumento exige também uma necessidade de evolução do uso das ferramentas de analytics.

É natural que uma empresa, quando começa a evoluir e usar os seus dados, perceba a necessidade e a importância dos insights que ela tira desses dados e, a partir disso, ela passa a então trabalhar em cima de uma evolução das suas ferramentas de analytics.

Além disso, nós vemos que tem uma limitação de linhas disponíveis no Excel, ou seja, com o aumento das vendas e aumento de dados, já não conseguimos mais trabalhar a visualização no Excel, porque ele já não nos atende em sua limitação de volume de dados. Com isso, nós temos então a necessidade de alterarmos a forma de acompanharmos os dados da Gatito.

Visualizando então os resultados em dashboard, por que mudar para dashboard? Porque em dashboard nós podemos ter uma automatização dos dados, uma visualização dos dados mais voltada para a análise de negócios de insight e tem facilidade de conexão com as bases de dados utilizadas.

Então, com isso, temos dados e gráficos automatizados que podemos acessar no dashboard sem termos necessidade de atualizar manualmente ou de atualizarmos fórmulas no Excel dentro do Data Studio.

Como já comentei, nós vamos utilizar o Data Studio. Por que o Data Studio? O Data Studio é uma ferramenta do Google e atualmente na Gatito nós usamos o Google Analytics como solução de web analytics.

Além disso, na Gatito nós trabalhamos muito com estratégias de mídia digital, principalmente as mídias disponibilizadas pelo Google e, com isso, nós temos na solução do Google Data Studio - além de ser uma ferramenta gratuita, há possibilidade de usarmos já os conectores nativos entre as ferramentas para visualizarmos esses dados no dashboard.

Mas como que escolhemos essa ferramenta de dashboard? Em primeiro lugar, migrando de uma planilha para um dashboard temos a necessidade de um maior volume de dados visualizados, mais rapidez na visualização do carregamento dos dados e uma integração nativa de ferramentas. Então aqui já identificamos a necessidade de sairmos do Excel e irmos para um dashboard.

Como que definimos então essa ferramenta de dashboard? Precisamos identificar as fontes de dados que vão ser utilizadas e qual o preço dessas ferramentas. No caso do Google Data Studio é uma ferramenta gratuita, há necessidade de uso da empresa também.

No caso da Gatito, a melhor ferramenta de dashboard vai acabar sendo o Google Data Studio para as necessidades do marketing, mas pode ser que em outros contextos e para outras empresas, avaliando outras ferramentas que as empresas usam, preço e as necessidades que essa empresa tem de uso, pode ser que um outro dashboard ou outra ferramenta seja mais indicada - mas aqui para a Gatito, nós iremos utilizar o Google Data Studio.

Primeiros passos para a criação de dashboards - Necessidades do dashboard

Olá! Nesse vídeo nós vamos falar sobre a importância de definirmos as informações antes de criarmos um dashboard. Contextualizando então, nós estamos trabalhando na criação de um dashboard para e-commerce internacional da Gatito.

Mas antes de criarmos o dashboard, tem algumas coisas que nós precisamos entender, para garantirmos que as informações, os dados e os gráficos que nós traremos, serão relevantes para o público-alvo que vai ler, interpretar e receber o nosso dashboard.

Então é importante entendermos o contexto em que estamos construindo o nosso dashboard, qual o problema de negócio que o nosso dashboard busca responder, quais são as informações necessárias para responder esse problema de negócio e quais as fontes, ou a fonte, de dados que nós iremos utilizar para construir o nosso dashboard. Como que fazemos isso?

Aqui temos um modelo de briefing. Nós vamos criar um briefing para levantarmos quais são as informações mais relevantes para trazermos dentro do dashboard da Gatito.

Um briefing nada mais é do que uma forma de organizar, de trazer as informações necessárias para construção de um projeto, de uma campanha ou de um planejamento e nós vamos usar, nesse caso, um briefing para criação da nossa visualização de dados.

Escrevendo então agora o nosso briefing, as informações gerais que nós precisamos para a criação do nosso dashboard então: começando pelo título do dashboard, aqui em reunião foi definido que o nome do dashboard será ‘Dashboard de resultados EUA’.

O público-alvo que está solicitando esse dashboard e irá acompanhar o resultado dele é a ‘Gerência e coordenação de marketing digital e e-commerce’ (da Gatito). O objetivo principal desse dashboard é o ‘Acompanhamento as vendas mensais no e-commerce das vendas realizadas nos EUA’.

E o objetivo secundário então é acompanhar algumas outras informações que nós levantamos na reunião, como por exemplo: ‘Acompanhamento de share de canais, desempenho das categorias de produtos, produtos mais vendidos, regiões do país com maior volume de compras, performance do e-commerce’.

Algumas outras informações então que nós preenchemos no nosso briefing durante a reunião são quais são as metas estabelecidas - a meta estabelecida é uma ‘Receita mensal de 5 mil dólares’ - qual formato de visualização então do nosso dashboard, que é ‘Visualização individual em computador’.

E por que é importante essa informação sobre o formato de visualização do dashboard? Existem muitas empresas que usam a visualização do dashboard em televisões, como em sala de performances ou então até mesmo dentro dos escritórios.

Definirmos como esse dashboard vai ser visualizado e vai ser acompanhado é muito importante para sabermos qual formato ele tem que ter, porque é diferente eu estar interpretando os resultados em um dashboard no meu computador pessoal, do que em uma TV; há certa distância e com tamanho muito maior.

Então existe uma questão de paleta de cores, de contraste e de tamanho de fonte que precisamos levar em consideração quando estamos trabalhando com telas maiores ou telas menores. É por isso que é importante trazermos qual vai ser o formato de visualização do dashboard.

O período de visualização então vai ser ‘Mensal, anual e comparativo com o ano e períodos anteriores’. Então eu tenho que conseguir mexer nesse período de visualização e comparar com o período anterior.

A recorrência então da visualização vai ser ‘Diária’. Então isso significa que eu vou precisar trazer ali alguns gráficos em que os meus dados atualizem diariamente, que eu consiga fazer um acompanhamento e comparar hoje com o dia anterior.

As fontes de dados então, aqui vamos trabalhar aqui com o ‘Google Analytics’ e as observações que abrimos em reunião é que ‘Apesar do dashboard ficar disponível para toda a gerência, os dados analisados são apenas de pedidos realizados nos EUA’, para que não haja essa confusão.

Aqui temos um exemplo de dashboard, então sem um briefing, aqui como vocês podem ver, nós temos as informações principais, temos a receita que são informações necessárias, importantes para nós mas temos também uns gráficos que eles não fazem sentido que a visualização deles não está legal e que a visualização deles acaba nos trazendo algum tipo de confusão.

Então aqui é a taxa de rejeição mostrada na tela. Não precisamos nesse primeiro momento, em cima do briefing que construímos, trazer a taxa de rejeição do nosso e-commerce, é interessante para nós sabermos a performance do nosso site, mas não nesse nível e com essa métrica.

A quantidade aqui então de itens vendidos, vocês podem ver que o gráfico não está muito claro, ele não está muito legível. Aqui eu não consigo ler as legendas e a visualização de páginas também não é importante nesse momento, porque para nós os dados aqui são muito mais macros. Não vamos entrar em visualização de página por página porque esse não é o objetivo do dashboard.

E aqui o depois então do nosso dashboard, muito mais limpo, muito mais visual, conseguimos então visualizar e ter foco nos gráficos. Os gráficos têm mais espaço também, eles estão mais espaçados, mas temos um foco maior nos números e conseguimos estar mais direcionados para decisão a partir dessa organização.

Então, com isso, temos que definir as informações antes de criarmos o dashboard e gerarmos uma visualização melhor e é por isso que fizemos esse exercício de briefing.

Nós podemos trabalhar também com outras formas de levantarmos essas necessidades. Eu já vi no formato de formulário e no formato de planilha. Existem muitas formas, mas aqui o que se adequa melhor para a Gatito é a criação de um briefing e completar esse briefing.

Vamos seguir então para a criação do nosso dashboard?

Sobre o curso UX Design: criando dashboard com Data Studio

O curso UX Design: criando dashboard com Data Studio possui 142 minutos de vídeos, em um total de 52 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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