Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso UX Design: criando um portfólio em UX

UX Design: criando um portfólio em UX

Criando meu portfólio - Apresentação

Olá! Meu nome é Tuanny Dias, eu sou instrutora de UX na Alura e design lead na Raia Drogasil. Muito prazer se você ainda não me conhece; caso já tenha me visto antes, estaremos juntos mais uma vez, agora falando sobre portfólio.

#acessibilidade

Sou uma mulher de pele negra, tenho cabelo crespo curto pintado de castanho, estou usando uma blusa preta, óculos de armação transparente, e brincos brancos. Atrás de mim, há uma prateleira com livros, algumas fotos e bonecos do Snoopy à minha esquerda, e uma poltrona branca à minha direita.

Vamos partir para o conteúdo do nosso curso.

Se você é uma pessoa designer, seja em início ou transição de carreira, já deve ter ouvido falar que, junto a todo o ensino que iremos apresentar, também precisamos levar o nosso portfólio embaixo do braço.

Esse curso é para você ainda não tem um portfólio e quer montar um, além de entender o porquê de documentar os nossos processos de design.

Nesse curso de UX Design: criando um portfólio em UX, criaremos um portfólio do zero utilizando o Notion.

Vou te ensinar a fazer a parte de apresentação pessoal; a registrar o seu trabalho, seja voluntário ou em alguma empresa; a registrar cases de estudo dos cursos feitos na Alura comigo ou com outras pessoas instrutoras da escola; e a elaborar a parte de dados pessoais, para que você possa divulgar o seu portfólio e levá-lo a pessoas recrutadoras ou outras que precisem entrar em contato com você.

O curso não é recomendado para pessoas que já têm um portfólio, exceto se quiserem melhorá-lo ou tirar alguma dúvida, pois partiremos do ensino básico, ou seja, criaremos o nosso primeiro portfólio do zero.

Caso você já tenha, talvez seja mais interessante fazer outro curso intermediário ou sobre um assunto diferente.

Agora que estamos alinhados, vamos começar o nosso curso e conhecer a fundo por que é tão importante ter um portfólio e como documentar todo o processo de design feito por nós.

Criando meu portfólio - Visão geral

Vamos começar a conhecer o nosso curso e a estrutura do nosso projeto?

1. Criando meu portfólio

Os primeiros assuntos que veremos na aula 1 são: o que é um portfólio? Como escolher a ferramenta adequada para hospedar os dados do meu portfólio? E como iniciar a construção de um portfólio?

Lembrando que, nesse curso, vamos utilizar o Notion, e você poderá fazer todas as etapas comigo ao longo das aulas. Os templates estarão disponíveis para que você duplique para a sua própria conta na plataforma.

2. Escolhendo o projeto

Em seguida, falaremos um pouco sobre como escolher projetos nos quais trabalhamos para integrar nosso portfólio.

Nesse momento, irei te ensinar a montar uma estrutura; a definir um storytelling; e principalmente, a montar em um repositório todos os dados obtidos ao criar e trabalhar com design, onde conseguiremos documentar e mostrar para outras pessoas.

3. Documentando o processo

Também aprenderemos a documentar o processo. Somos designers, então trabalhamos desde a parte de pesquisa até a parte de desenho de telas. Nós solucionamos problemas através do design e da experiência da pessoa usuária, então como documentar cada etapa disso e contar o nosso processo de maneira eficaz para outras pessoas?

4. Divulgando o seu portfólio

Por último, mas não menos importante, irei te ensinar a divulgar o seu portfólio, a mostrá-lo para outras pessoas, e principalmente, como deixá-lo publicado na internet, para que pessoas recrutadoras ou que têm interesse no seu trabalho consigam encontrá-lo, acessá-lo e visualizar o trabalho feito por você.

Conclusão

Agora que estamos alinhados sobre o projeto, vamos dar início ao curso e estruturar a primeira parte do nosso portfólio!

Criando meu portfólio - Porque preciso de um portfólio?

Imagine o seguinte cenário: comecei meus estudos na Alura e estou aprendendo sobre pesquisas, desenho de telas, estratégias. Também comecei a trabalhar como UX designer, após fazer um estágio e um trabalho freelance onde pude colocar em prática tudo o que aprendi na plataforma.

Porém, me informaram que preciso ter um portfólio. Mas por quê? Eu já conheço sobre o assunto, já atuo na área, tenho as minhas ações feitas. Por que mostrar isso?

E se eu te contar que apenas um currículo não é suficiente? A função de falar o que você produziu e mostrar para as pessoas que você fez determinados cursos não é suficiente.

Quando falamos em design, principalmente da estrutura de UX (tema que trataremos no nosso curso), é necessário compartilhar o nosso processo de trabalho. As pessoas precisam entender como chegamos a determinada solução utilizando as ferramentas de design, e como escolhemos cada ferramenta entre as vastas opções existentes no mercado.

Como escolhemos essas ferramentas para utilizar em cada etapa dos nossos projetos?

Sendo assim, precisamos documentar o nosso processo de trabalho no portfólio, seja ele voltado para UI, para research, ou para product design (de ponta a ponta); isso varia conforme a especialização de cada pessoa.

Quando usar meu portfólio?

Novas oportunidades

Sempre que estivermos buscando uma nova oportunidade (seja ela remunerada, em que ganhamos pelo nosso trabalho, ou voluntária, quando ajudamos alguma ONG ou grupo específico), precisamos mostrar que sabemos trabalhar com o que é proposto pela vaga.

Podemos usar o nosso portfólio para mostrar a pessoas recrutadoras e demais interessadas que dominamos a nossa área de atuação.

Compartilhar aprendizado

Também usamos o portfólio para compartilhar nossos aprendizados. Eles podem ser levados até mesmo para palestras; dessa forma, compartilhamos tudo o que aprendemos e executamos ao longo da carreira.

Quando vamos fazer palestrar em grandes eventos, precisamos mostrar nosso portfólio para que as pessoas vejam que já trabalhamos na área e temos bons cases.

Divulgação

Além disso, o portfólio é muito importante para a parte de divulgação. Caso seja freelancer ou trabalhe por demanda, você precisa divulgar o seu trabalho, e a melhor forma de divulgá-lo é mostrando o processo de execução.

Fases da carreira

Se dividirmos o nosso processo ao longo da carreira em 3 grandes etapas, a primeira coisa que fazemos é:

1. Estudar. Independentemente de onde atuaremos, precisamos estudar para aprender a teoria;

2. Praticar. Na sequência, começamos a colocar em prática os nossos conhecimentos;

3. Documentar. Por fim, documentamos o processo.

Por esse motivo, é interessante fazer esse curso após ter finalizado outros de pesquisa e de UI. Assim, você terá bastante material e insumo para documentar.

Até mesmo se tiver feito a formação de UX ou algum outro curso da Alura, você poderá utilizar esses materiais para documentar no seu primeiro portfólio.

Vamos juntos?

No próximo vídeo, vamos acessar a nossa ferramenta e colocar a mão na massa para começar a criar o portfólio!

Sobre o curso UX Design: criando um portfólio em UX

O curso UX Design: criando um portfólio em UX possui 82 minutos de vídeos, em um total de 33 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas