Olá! Eu sou o André Tardelli e lhe dou boas-vindas ao curso UX Design: elaborando projetos estratégicos da Alura!
#acessibilidade
Eu sou um homem branco, tenho barba preta curta, cabelo também preto e curto, e estou vestindo uma blusa azul-clara. Atrás de mim, à minha esquerda, há nichos brancos com vários brinquedos e livros; e à minha direita, há uma placa com o logotipo da Alura. A parede branca ao fundo está iluminada em tons de azul-claro e rosa.
Na área de user experience (UX), existem várias subáreas que nos ajudarão a construir esse processo de estratégia, de modo a alcançarmos nosso objetivo. Entre elas, temos:
A área de UX Research, para nos ajudar a conduzir as pesquisas;
A área de UX Writing que nos ajuda a conduzir a arquitetura de informação e os textos necessários;
A área de UI (User Interface), para nos ajudar a elaborar as interfaces e a interação com a pessoa usuária.
Haverá um ponto muito importante para nos ajudar a focar justamente em negócios. Mas por que precisamos saber de negócios?
Não adianta conseguirmos fazer produtos e serviços satisfatórios que atendam a todas as necessidades da pessoa usuária, se não conseguimos nos manter de pé financeiramente.
Pensando nisso, devemos trabalhar e produzir de uma maneira que realmente atinja a satisfação e os desejos da pessoa usuária, juntamente às pessoas de negócio. Afinal, precisamos fazer com que o trabalho se torne rentável e permaneça de pé por vários anos, de modo que a própria empresa continue se desenvolvendo.
Nesse curso, aprenderemos basicamente os conceitos básicos da estratégia e onde a pessoa designer pode contribuir no processo de tomada de decisão.
A partir disso, começaremos a entender algumas visualizações que ajudam a trazer propostas de valor junto às perspectivas da pessoa cliente, conversando com profissionais de outras áreas.
Dessa forma, conseguiremos fazer alinhamentos estratégicos onde todos estarão satisfeitos, tanto com a proposta de solução, quanto com a estratégia que será elaborada para determinado produto ou serviço.
Espero muito que você curta o conteúdo que será abordado ao longo do curso. Vamos começar a aprender juntos?!
Vamos entender o que será visto ao longo do curso?
Primeiramente, iremos abordar uma série de entregáveis que ajudarão a criar uma solução para a empresa fictícia Tripideias. Essa empresa está passando por um problema justamente na área de atendimento.
No decorrer de todas as aulas, faremos uma construção completa dessa estratégia, a partir da viabilização de uma solução e seu alinhamento com a área de negócios.
Na aula 1, faremos uma introdução sobre a área de UX Strategy e veremos o conceito de estratégia aonde iremos atuar.
Outro conceito muito importante será a diferenciação entre pessoa cliente e pessoa usuária. Nessa etapa, conseguiremos traçar determinados perfis alinhados aos objetivos de cada um deles.
Na aula 2, falaremos um pouco sobre os principais entregáveis que serão produzidos, cujas informações serão organizadas em um canvas de proposta de valor.
Dividiremos esse canvas na metade e, a princípio, compreenderemos um pouco o perfil da pessoa cliente e algumas das suas subcategorias. A partir disso, faremos o preenchimento do canvas a partir de alguns entregáveis feitos pela área de UX Research.
Outro ponto muito importante nessa etapa será a nossa conversa com o time de Customer Experience (CX). Faremos algumas entrevistas nas quais vamos discutir os principais insights e palavras-chave utilizados por pessoas da área. Além disso, vamos alinhar nossa solução atual a algumas sugestões e alterações propostas por essas pessoas.
Na aula 3, faremos a segunda metade do canvas de proposta de valor, focando de fato na proposta e nas suas respectivas subcategorias.
Iremos montar o restante do canvas e fazer um alinhamento com outra parte do negócio envolvida diretamente no processo: as pessoas stakeholders.
Seguiremos o mesmo esquema de conversa aplicado anteriormente, entendendo um pouco sobre a área, trazendo palavras-chave, sugestões, insights, e possíveis alterações.
Na aula 4, vamos falar um pouco sobre a concepção da solução e da estratégia propriamente dita.
Nesse momento, finalizaremos o nosso canvas de proposta de valor, alinhando-o à missão, à visão e aos valores da empresa. Em seguida, criaremos pilares estratégicos a partir dos objetivos de negócio.
Por fim, faremos o rascunho de uma solução.
Para finalizar o curso, na aula 5, iremos sintetizar todas as nossas descobertas em um entregável interativo que irá nos ajudar a falar com as pessoas stakeholders: o UX Canvas.
Usaremos o UX canvas e o canvas de proposta de valor para modelar a nossa apresentação e validá-la com stakeholders antes de finalizar a proposta.
Esse é o conteúdo que será abordado ao longo do curso. Iremos adentrar cada uma das aulas de forma progressiva e interativa para garantir o nosso aprendizado. Vamos lá?!
Para iniciarmos o projeto, vamos falar um pouco sobre a empresa que será abordada no nosso case: a Tripideias.
A Tripideias é uma empresa que oferece pacotes de viagem personalizados.
Trata-se de uma empresa de turismo que ajuda pessoas a elaborarem planos, pacotes e itinerários de viagem para realizar a viagem dos sonhos, seja para uma ilha paradisíaca, um trecho nacional ou internacional, ou até mesmo para um estado que queira conhecer e entender mais sobre o turismo local.
Ela oferece itinerários super legais para possibilitar viagens com o máximo de segurança e diversão possível!
Vamos entender um pouco sobre os serviços oferecidos pela Tripideias?
Primeiramente, passamos por uma etapa de atendimento, feito via telefone. Dessa forma, a empresa consegue se comunicar e falar um pouco sobre como funciona, quais são os preços, e o que ela faz de fato.
A partir dos dados fornecidos pela pessoa cliente, ela começa a dar sugestões de roteiro e de locais que seriam interessantes visitar.
Em seguida, é elaborado um pacote fechando o valor final e determinando onde ficarão as passagens, a estadia, e todos os detalhes adicionais da viagem.
Por fim, temos a execução da viagem propriamente dita, junto à pessoa usuária. Nesse momento, ela faz abordagens para saber em qual avião deve embarcar, para qual hotel deve ir, sempre com a garantia de que a Tripideias está fazendo tudo para a viagem funcionar corretamente.
Portanto, o objetivo da Tripideias é gerar viagens sem qualquer tipo de dor de cabeça com o planejamento e a execução, contribuindo com a experiência total da pessoa usuária.
No entanto, surgiu certo problema na etapa de atendimento da Tripideias, que corresponde justamente ao começo de todo o processo. Esse problema acabará afetando todas as etapas seguintes.
Dito isso, precisaremos desvendar e entender essa questão, para conseguirmos elaborar uma solução de melhoria para o atendimento, e por fim, trazer um serviço muito melhor para a pessoa cliente.
Felizmente, o time de UX Research fez uma pesquisa preliminar para nós e levantou alguns problemas que podem ser graves para o processo da Tripideias. São eles:
Agilidade no atendimento: no momento, o atendimento é feito via telefone, então as pessoas usuárias precisam ligar e se comunicar para entender os detalhes principais da viagem, além de fazer determinados alinhamentos conforme o andamento do processo. Isso costuma demandar bastante tempo, então muitas pessoas reclamam ou desistem de fechar o pacote;
Personalização nos pacotes: cada pessoa usuária tem necessidades e rotinas diferentes, então quando padronizamos demais os pacotes, podemos ter alguns empecilhos. Embora a personalização dos pacotes já aconteça, as pessoas clientes ainda gostariam de mais detalhes para aprimorar isso;
Pacotes com múltiplas pessoas: quando trabalhamos com uma família ou um casal, essa questão não é um grande problema. Porém, se falamos de viagens com 10, 20, 30 pessoas, como em um plano empresarial, por exemplo, alguns problemas começam a surgir. Afinal, as pessoas podem morar ou estar em estados diferentes, elas têm rotinas diferentes, o que vai de encontro à própria questão da personalização dos pacotes.
Dado o levantamento dos problemas, precisaremos encontrar uma solução para melhorar esses índices de satisfação. Se as pessoas não fecham pacotes, significa que têm baixa satisfação em relação ao serviço da empresa. Consequentemente, o lucro será menor e a empresa não conseguirá se manter de pé nos próximos anos.
As pessoas designers já entraram em ação, então a partir dos dados acima, foi feita uma pesquisa de mercado para entender como as empresas concorrentes estão atuando e quais são suas qualidades e defeitos. Assim, conseguimos nos posicionar corretamente no mercado.
Além disso, foram conduzidas pesquisas de pessoa usuária, onde foi possível entender melhor a visão dessa pessoa em relação ao processo. Também foram feitas entrevistas com atendentes da própria Tripideias.
A partir disso, será necessário colocar em ação a estratégia. Mas uma pessoa designer precisa elaborar estratégias?
Você poderia argumentar que estratégia é utilizada, por exemplo, em um jogo de xadrez, ou por pessoas de negócios para atingir determinado objetivo.
Primeiramente, tenha em mente que o design significa processo. É importante se desvincular da visão de que a pessoa designer está totalmente voltada para o lado artístico da área, pois é uma ideia equivocada.
A pessoa designer também participa do processo de tomada de decisão!
É nesse ponto que iremos entrar para realmente guiarmos as pessoas a tomarem decisões corretas, a partir de uma visão que une tanto a perspectiva da pessoa usuária quanto a perspectiva de negócio.
A área de estratégia trará uma visão sobre todos os diferentes lados do processo, de modo a manter de pé o negócio e deixar a pessoa usuária feliz e satisfeita em seu processo.
Pensando nisso, irei te apresentar a área de UX Strategy. Conversaremos um pouco mais sobre ela no próximo vídeo, em que vamos entender aonde iremos atuar no processo da Tripideias. Vamos lá?!
O curso UX Design: elaborando projetos estratégicos possui 166 minutos de vídeos, em um total de 53 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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