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UX Lead: liderando um time de design

Virei líder de pessoas, e agora? - Apresentação

Olá, boas-vindas a este curso sobre liderança de pessoas dentro de design com a Tuanny Dias, instrutora de UX na Alura e design lead na RAIA Drogasil.

Audiodescrição: Tuanny é uma mulher de pele negra, com tranças nas cores loiro e rosa nos cabelos e veste uma camisa branca, tenho olhos pretos, usa óculos com armação incolor e batom roxo escuro. Ela está à frente de um sofá preto e uma parede lisa onde incide uma luz roxa.

Para quem é este curso?

Este curso se destina a pessoas que estão em transição de carreira de sênior para liderança, ou seja, aquelas que já têm certeza de que querem ser líderes e estão desenvolvendo habilidades para isso. Vamos mostrar quais são as atividades do dia a dia e o que você precisa se preparar para de fato se tornar uma liderança.

Este curso também é para você que já é design lead, mas quer entender outras perspectivas e caminhos na área. A Tuanny vai compartilhar sua experiência sobre os tópicos de feedback, contratação, PDI e outros.

Este curso também é para você que quer conhecer a área que não faz ideia do que faz uma pessoa design lead, mas está ali na cadeira de sênior e de repente teve um insight e quer conhecer. Este curso vai te ajudar também.

O que vamos aprender?

Falando no conteúdo, a diferença deste curso para um curso de liderança de pessoas é que vamos abordar as especialidades e particularidades que temos dentro da nossa área. Então, vamos falar sobre como liderar designers e quais são os pontos altos que você deve se preocupar e principalmente que você deve atuar.

Vamos falar como é liderar designers de diferentes especialidades, então, Product Design (Design de Produto), UX Researcher (Pesquisador de Experiência do Usuário), Content (Conteúdo), UI Designer e todas as outras especialidades que conhecemos no mercado.

Vamos falar também sobre o modo de processo que a Tuanny segue com feedback, one-on-one (um a um), como fazemos mentorias, como desenvolvemos PDI, como organizamos as pessoas dentro de uma vertical, em squad (equipe), de acordo com a motivação e engajamento de cada uma delas e principalmente com as necessidades da empresa.

E por fim, vamos falar um pouco de processo seletivo e contratação. Então, como montamos uma vaga ideal, como entrevistamos designers, fazemos um case e todo o processo para conseguir contratar uma pessoa ideal e colocar no nosso time.

É importante lembrar que não vamos abordar de maneira aprofundada as ferramentas que vamos utilizar no curso, como Notion, FigJam porque serão ferramentas de apoio, mas você pode encontrar na nossa plataforma outros cursos que as abordam mais em detalhes e você pode aprender mais sobre as suas funcionalidades. Aqui vamos focar muito mais na parte de gestão de pessoas.

E para finalizar, é importante lembrar que você precisa colocar em prática todo conhecimento e aqui na Alura isso é possível. Temos Fórum, Discord e outros canais nos quais conseguimos acompanhar você nessa jornada de aprendizado.

Virei líder de pessoas, e agora? - Overview

Vamos conhecer o projeto do nosso curso. Utilizaremos apenas duas ferramentas: o FigJam e o Notion. O FigJam será utilizado principalmente para a didática, permitindo desenhar, rabiscar e explicar de forma visual o que está acontecendo e como organizaremos as coisas.

Na Aula 1, discutiremos como o time será estruturado, conhecendo as pessoas que atuam em cada squad para formar nosso time e entender como alocar pessoas nos lugares certos.

Na Aula 2, abordaremos o Health Checking (Checagem de Saúde), momento em que avaliamos o engajamento do time e identificamos o que falta para a liderança atuar. Aqui, também entraremos no Notion.

A parte mais interessante será a construção de um "caderno" no Notion, onde disponibilizaremos cada uma das matérias para acompanhamento. Passaremos pela gestão de pessoas, abordando como gerenciar múltiplas especialidades e senioridades, realizar novas contratações e criar processos. No Notion, haverá templates vazios e preenchidos.

Faremos o acompanhamento de atividades, identificando o que precisa ser feito. Também abordaremos recrutamento e seleção, definindo o escopo da vaga, selecionando, entrevistando e contratando pessoas. Todo o esquema será disponibilizado para reprodução.

Chegaremos ao momento do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), onde construiremos planos de desenvolvimento com as pessoas, alinhando o desejo de crescimento na carreira com as necessidades da empresa.

Voltando ao FigJam, discutiremos os desafios da liderança e o que é necessário observar, além de dicas práticas. Falaremos sobre mentoria.

Na primeira aula, falaremos sobre alocação de pessoas e o desafio principal: liderar designers que estão há anos na empresa, mas sem um design lead ou coordenação de design, respondendo a tech leads e designers de produtos. Vamos reunir todas as pessoas e iniciar uma liderança de design especializada. Vamos ao nosso primeiro desafio.

Virei líder de pessoas, e agora? - Recebendo um novo time

Vamos iniciar nosso curso. Começaremos no FigJam, explicando um pouco sobre como receber um novo time. Este FigJam já está disponível para duplicação, mas é importante ressaltar que não há uma ferramenta única para isso.

A Tuanny prefere o FigJam porque gosta de ter as informações distribuidas visualmente para facilitar a didática. No dia a dia, podemos utilizar qualquer ferramenta: PowerPoint, Google Slides, papel e caneta, ou qualquer outra de nossa preferência. Deixaremos o modelo disponível, mas a escolha da ferramenta é livre.

Lembre-se: Cada trajetória é única. Então, as dicas de liderança e os caminhos apresentados variam de pessoa para pessoa e de situação para situação.

O problema

Vamos conhecer a situação-problema que abordaremos neste curso e qual será o caminho de solução. Na empresa Zoop, recebemos um time sem liderança. Assumimos a posição de design lead e pegamos a liderança direta.

Os designers não estavam alocados a uma pessoa design lead anterior, mas dispersos, respondendo diretamente para áreas de tecnologia ou negócios. Agora, é da nossa responsabilidade:

Estamos falando de liderar pessoas e cuidar para que trabalhem da melhor forma possível, pois ninguém merece trabalhar desmotivado. Todos trabalham por um propósito. Se escolhemos ser designers, é porque temos um propósito.

Como design lead, precisamos direcionar as pessoas para que trabalhem com seus propósitos, alinhando-os com os da empresa. O propósito da Tuanny é liderar um time de design. A estratégia da empresa é ter um time de design com alta produtividade, melhorando o desempenho e a experiência do usuário nos produtos. Assim, alinhamos a estratégia e expectativa da Tuanny com a da empresa. O mesmo ocorrerá com as pessoas lideradas.

Durante esse processo, que envolve engajar as pessoas, conhecê-las, realizar one-on-one e todo o processo do projeto já conhecido, surgirá um novo desafio: preencher duas novas vagas e conduzir um processo seletivo. Lembrando que processos seletivos de design têm suas particularidades, e é nesse momento que nos aprofundaremos.

A logística atual da Zoop

Esse é o problema do nosso curso. Vamos conhecer como está a logística hoje. Continuaremos trabalhando na empresa Zoop, mas agora em uma nova vertical: logística.

Organograma de equipe de entrega de produtos com hierarquias e posições. No topo, 'Stakeholders' com 'Eng, Integrações' e 'Especialista em Logística'. Abaixo, dois grupos: 'Squad Integração com transportadoras' à esquerda e 'Squad Última milha' à direita. Cada grupo tem 'Leads', que correspondem a 'GPM', 'Tech Lead' e 'Data lead". Na squad de Integração com transportadoras, temos profissionais de 'Product Manager' e 'Service Designer' respondendo diretamente a GPM; 'Dev Back-end' e 'Dev QA' respondendo diretamente a 'Tech Lead' e  'Analista de dados', e 'UX Researcher' sob a liderança de 'Data Lead'. Na squad 'Squad Última milha', temos 'Product Manager' e 'UX Designer' sob liderança de GPM; 'Dev Mobile', 'Dev QA', e 'UI Designer' sob liderança de 'Tech Lead' e, por fim, 'Analista de dados' respondendo diretamente a 'Data Lead'. A imagem usa ícones de pessoas para representar os membros da equipe, conectados por linhas para indicar relações hierárquicas.

Temos designs em várias partes da empresa e a logística possui uma equipe dedicada, com softwares e outras ferramentas. Dentro da logística, temos uma vertical chamada "entrega de produtos", com dois stakeholders: integrações e especialistas em logística. As integrações cuidam dos sistemas para melhorar a entrega ao cliente, enquanto os especialistas em logística cuidam das modalidades de entrega.

Atualmente, temos duas squads: integração de transportes e última milha. No passado, tínhamos um service design cuidando da integração das transportadoras, respondendo ao GPM da squad de integrações, ou seja, responde diretamente para a área de produto.

Em tecnologia, não havia designer, mas o data lead tinha um UX Researcher que realizava pesquisas quantitativas. Geralmente, essa função responde a um design lead. Continuando, tínhamos um UX respondendo ao GPM e um UI designer respondendo ao tech lead.

Agora que conhecemos o problema e entendemos a situação atual, precisamos desenhar a nova alocação. Como foi necessário dar esse contexto maior e explicar quem trabalhava com o quê, encerraremos este vídeo e, no próximo, conheceremos cada pessoa, suas especialidades e como alocá-las nos lugares certos. Falaremos mais sobre isso no próximo vídeo. Vamos lá!

Sobre o curso UX Lead: liderando um time de design

O curso UX Lead: liderando um time de design possui 159 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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