Boas-vindas ao curso UX Research: construindo o Benchmarking estratégico da Alura! Meu nome é Tuanny Dias, eu sou instrutora de UX & Pesquisa e também coordenadora de UX na Raia Drogasil. Muito prazer se você ainda não me conhece! Se você já me viu antes, estaremos juntos em mais uma jornada, dessa vez, falando sobre Benchmarking.
Vamos utilizar essa técnica focando muito no que nós queremos descobrir perante ao mercado e aos nossos concorrentes diretos ou indiretos. Além disso, vamos entender que o benchmarking é utilizado como um processo, e não apenas como comparativo de telas para achar os melhores componentes, ou as melhores combinações de imagem.
Vamos preencher um template, fazer toda a análise de dados de um concorrente, e para o projeto desse curso, nós vamos utilizar a empresa AluraMed. Nesse template, vamos desde o momento do planejamento até o momento final, o que precisamos apresentar para os stakeholders ou pessoas envolvidas no projeto.
Nesse curso, vou te ensinar como mostrar estrategicamente o benchmarking competitivo que você pode fazer no seu projeto. Teremos uma participação muito especial da instrutora Gabriela, falando sobre o FigJam, como você consegue utilizar essa ferramenta para fazer o seu projeto, e também do instrutor Mateus, conversando sobre quais dados um pesquisador de Design pode passar para um UI Designer, para que eles trabalhem em conjunto.
Portanto, entenderemos como fazer esse handover, essa passagem de bastão, visando trabalhar coletivamente com o UI Designer. Esse curso é para você que quer saber mais a fundo como fazer um benchmarking, ou quer conhecer um template de benchmarking, ou está acompanhando outros cursos de pesquisa da plataforma e chegou até esse através da etapa de desenvolvimento.
Espero você na próxima aula. Vamos dar início ao nosso curso!
Agora, daremos início ao nosso curso! O tema principal da vez é benchmarking, ou análise de concorrentes.
Para começar, vamos falar sobre como copiar as telas do concorrente de forma eficiente. Mas é lógico que não! Nós não vamos utilizar o benchmarking como copia e cola. Diferentemente de alguns gatilhos que você deve ter ouvido no mercado, não é sobre isso o benchmarking.
O benchmarking é sobre conhecer estrategicamente a concorrência, isto é, como conhecemos os nossos concorrentes diretos e indiretos de forma estratégica, para, a partir disso, inovar e melhorar o nosso produto.
Isso é feito através da visualização das soluções aplicadas e que estão rodando hoje no mercado.
O objetivo no benchmarking é exatamente compreender como outras pessoas ou empresas estão resolvendo os problemas que também identificamos nos nossos usuários.
No entanto, para conseguirmos assentar as nossas ideias e pensar de uma forma mais visual, nós vamos fazer um benchmarking para uma empresa, começando através da AluraMed.
A AluraMed é uma empresa que, caso tenha visto outros cursos aqui na Alura, já deve ter conhecido. Se não conhece, vamos te apresentar agora.
Ela é uma empresa do ramo da medicina, a qual foi escolhida como nosso projeto por ter todas as etapas do processo de pesquisa realizadas até o momento de desenvolvimento.
De que forma isso nos ajuda hoje no benchmarking? Dessa forma, não começamos do zero uma pesquisa, pois utilizaremos uma pesquisa já realizada, com um problema definido, e colocaremos o benchmarking como solução desse problema.
Agora, vamos falar mais da nossa empresa. A AluraMed é uma empresa que atua no ramo da medicina, cujo objetivo é otimizar e auxiliar a rotina dos médicos. Isso significa que ela já tem uma proposta: melhorar a rotina da pessoa usuária, isto é, pessoa médica, que vai atuar com os seus pacientes.
A parte mais legal é que a AluraMed já tem um repositório de pesquisas criado no Notion. Sendo assim, poderemos ler todas as pesquisas anteriores e compreender toda a linha de raciocínio de como chegamos até aqui.
No entanto, antes de analisar esse repositório maravilhoso, vamos entender um pouco do processo. Para isso, vou te apresentar o double diamond. Se você ainda não conhece, o double diamond é uma proposta, ou um processo, muito utilizada no Design, no qual colocamos um problema e saímos com uma solução. Como se fosse uma fórmula mágica, só que não!
Nesse momento, destrinchamos todo o nosso problema, até conseguirmos focar em uma solução e atingir um resultado.
A AluraMed utilizou o double diamond, e vamos compará-lo com cada ferramenta de pesquisa que foi utilizada, para conseguirmos entender onde nós estamos.
No momento de imersão, quando precisamos conhecer o assunto que vamos tratar, para a AluraMed foi feita uma Desk Research. Dessa forma, conseguimos entender o que é medicina, o que é telemedicina, e como um aplicativo pode ajudar a vida de uma pessoa usuária médica.
Depois, nós temos a etapa de descoberta, isto é, qual problema queremos resolver? UX é sobre resolver problemas, então, qual problema a AluraMed tem? Para isso, foi utilizada a ferramenta de entrevista de profundidade, uma metodologia qualitativa utilizada para entender melhor quem são os nossos usuários e como eles se comportam.
Após conhecer os usuários, criamos personas e a jornada do usuário. Essas personas e jornadas foram concretizadas, e através delas, nós conseguimos entender que precisamos criar uma etapa dentro do projeto. Além disso, conseguimos entender que tínhamos um problema no momento de registro das informações do médico, ou seja, o momento de atendimento do paciente.
Ainda falando sobre processo, após a compreensão de que tínhamos um problema, começamos a desenhar fluxos e a entender como resolvê-lo.
A partir desse momento, surge o benchmarking. Você deve estar se perguntando: "Faremos um benchmarking a essa altura do campeonato? Agora que já entendemos toda a estratégia da empresa, toda a pesquisa, já foi feita a jornada, já foi feito tudo?".
A resposta para esse questionamento é sim, é nesse momento! Como projeto do nosso curso, faremos um benchmarking voltado para solução, e não para estratégia.
Mas o que isso significa? Quando estamos trabalhando com o double diamond, nós temos dois grandes momentos. O primeiro deles é o momento em que focamos mais no espaço para o problema ou para a estratégia, enquanto no segundo momento focamos mais para a solução.
Portanto, vamos trabalhar no momento de desenvolvimento no benchmarking. Porém, se quiséssemos, poderíamos ter trabalhado o benchmarking na etapa de descoberta.
A diferença seria que não olharíamos para o benchmarking como uma forma de solução, mas sim como uma forma de descoberta, para ver como o mercado está sendo posicionado com os aplicativos de medicina, como o mercado conhece ou cria produtos para médicos.
Para esse curso, não vamos entrar nesse contexto, porque já fizemos uma desk e entendemos como isso funciona. Em vez disso, vamos olhar em um formato muito mais estratégico, de resolução de problemas.
A pergunta é: como o mercado está fazendo para resolver o problema?
No próximo vídeo, nosso primeiro passo será ver as anotações, a pesquisa. Vamos, então, assentar as ideias, entender mais o documento, ver como foram lidas pesquisas anteriores, para depois fazermos a imersão dentro da AluraMed e começar a pensar no nosso benchmarking.
Vejo você na próxima aula!
Falamos um pouco sobre o processo do double diamond e como utilizamos essas etapas para guiar as nossas pesquisas da AluraMed. Comentamos que o primeiro passo para fazer isso era ver as anotações das pesquisas realizadas.
Além disso, mencionamos haver um repositório de pesquisa muito interessante, onde temos um histórico de todas essas pesquisas para podermos analisar. Lembrando que o link do repositório estará logo abaixo para que você possa navegar junto comigo, ver o que aconteceu, como registramos as etapas e pesquisas, e fazer essa imersão na AluraMed.
Vamos agora para o repositório. Nele, temos duas grandes pesquisas que foram realizadas. A primeira delas foi uma Desk Research, cujo objetivo era compreender melhor o que era a telemedicina e como ela estava composta dentro do Brasil, para podermos estudar estrategicamente o aplicativo da AluraMed.
Lembrando que poderíamos ter feito um benchmarking na etapa de análise de dados, mas não fizemos, pois o objetivo era muito mais conhecer a telemedicina e os assuntos relacionados, do que navegar de fato dentro dos produtos. Porém, deixamos uma pista de concorrentes diretos e indiretos que poderíamos estudar.
Retornando à página inicial do repositório, vamos para a entrevista com os usuários. Quando recebemos do stakeholder da AluraMed a missão de criar uma nova funcionalidade dentro do aplicativo, sabíamos da importância de ouvir os usuários antes de criar qualquer coisa.
Portanto, criamos uma pesquisa relacionada à entrevista de profundidade, uma metodologia qualitativa, para conhecer como é o processo de registro das atividades de um usuário da AluraMed e entender como esse usuário utiliza o produto.
Você também pode ver detalhes das etapas realizadas, condução, vídeos, tudo relacionado a essa entrevista. Mas vamos agora para a cereja do bolo da nossa pesquisa, do nosso repositório.
Depois que pegamos as visões do usuário e a visão do stakeholder, validamos e invalidamos as nossas hipóteses, criamos um fluxo de interação.
O objetivo do fluxo de interação era entender os passos que o usuário dá ao registrar uma consulta médica dentro do aplicativo. Esse fluxo foi muito útil na hora de idealizar quais etapas precisavam ser feitas.
Porém, nesse momento ainda não temos telas. Vamos navegar um pouco no FigJam para conseguir entender. Nele, temos toda a jornada que o usuário vai fazer dentro da nossa solução para chegar até o objetivo dele: registrar uma consulta.
Temos, então, desde o momento em que ele acessa a área da consulta até o atendimento médico, o detalhe do paciente, até o registro da consulta, finalizando com a área de consultas e registros encerrada, e o atendimento médico também encerrado.
Nesse momento, você pode perguntar: "mas você já fez todos os passos, por que fazer benchmarking agora?". Justamente para sair desse viés dado por um dos usuários sobre como ele faz.
Esse fluxo saiu de toda uma análise feita de como é o usuário da AluraMed, mas precisamos entender como é o usuário do mercado, como os outros médicos utilizam as soluções concorrentes da AluraMed para fazer os seus registros.
É aí que entra o benchmarking. Então, se pudéssemos colocar um objetivo dentro de todo esse processo de pesquisa, seria conhecer os softwares por dentro, entender as funcionalidades, e fazer todo o processo de benchmarking, para pegar referências no mercado e criar a nossa solução.
Essa criação pode ser tanto visual, utilizando componentes, quanto para entender quais são as funcionalidades básicas do mercado. A partir disso, nós vamos entender se tudo isso que programamos para a AluraMed será o mínimo aceitável pelo usuário.
Se existem várias outras funcionalidades médicas no mercado que já resolvem a mesma dor que nós, se criarmos algo muito diferente, não vamos atingir o público desejado.
Nós precisamos entender se isso é bom ou ruim. Compreendendo o padrão de pensamento do usuário, descobrimos se tal medida será positiva ou negativa para o nosso produto.
Agora que já entendemos como chegamos até aqui, quais foram os passos dados, vamos estudar de fato todas as técnicas de benchmarking, para entendermos qual técnica, entre as várias que existem, será aplicada para construir o benchmarking da AluraMed.
Vejo você na próxima aula!
O curso UX Research: construindo o Benchmarking estratégico possui 104 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Research em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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