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UX Strategy: analisando dados com analytics

Conhecendo o Google Analytics - Apresentação

Olá, estudante! Boas-vindas ao curso de Ux Strategy: Analisando dados com analytics! Meu nome é André Tardelli e serei seu instrutor nessa jornada.

Audiodescrição: André se descreve como um homem branco, de cabelos e barba curtos e escuros. Veste uma camiseta listrada em tons de azul claro e escuro. Ao fundo, uma estante com itens decorativos e livros sob uma iluminação rosa.

Ao longo da formação de Ux Strategy, começamos a entender sobre o conceito de métricas e os valores principais a serem mapeados, o que nos permite definir objetivos e a porcentagem de sucesso no desenvolvimento do produto ou serviço.

Porém, às vezes é necessária uma análise temporal, onde investigamos as mudanças ao longo do tempo e de forma segmentada. Sendo assim, entramos na área de web analitycs, na qual mapeamos o comportamento da pessoa usuária em tempo real. A partir daí, podemos entender as principais interações, além do caminho percorrido durante a progressão do produto digital.

Para fazer isso, usaremos o Google Analitycs, uma ferramente gratuita da Google onde podemos estabelecer o domínio de um aplicativo ou site online para iniciar o mapeamento. A ideia não é aprender a usar plenamente esse instrumento, mas sim interpretar algumas informações sobre o domínio de forma que possamos elaborar algumas ideias básicas de visualização, entender o que está sendo mostrado e tomar melhores decisões.

Tendo isso em vista, é interessante que você tenha conhecimento prévio sobre o Google Analitycs para melhor aproveitar esse curso. Isso porque trabalharemos com a ferramenta em um ambiente já configurado.

No decorrer do processo, vamos nos deparar com diferentes tipos de visualizações e entender os conceitos de métrica e dimensão. A intenção é trazer análises detalhadas para atingir um comportamento mais estratégico. Vamos nessa?

Conhecendo o Google Analytics - Visão geral

Vamos falar sobre o que será abordado no decorrer dessa jornada!

Neste curso, seguiremos o projeto da Mosaico Banking, o bando digital que estamos utilizando como abordagem na formação de Ux Strategy. A ideia é usar alguns dos entregáveis dos cursos anteriores para embasar decisões e motivações.

Esse processo será divido em 5 aulas. Para a abordagem teórica da documentação, utilizaremos a ferramenta Figjam; já para trabalhar com visualizações interativas e personalizadas, usaremos o Google Analitycs.

É importante ressaltar que no Google Analitycs usaremos uma demo account (conta de demonstração) e uma conta zerada para ter alguns insights e criar informações.

Na primeira aula, falaremos sobre o objetivo principal e faremos um overview (visão geral) sobre o Google Analitycs para sanar algumas dúvidas. Em seguida, na aula dois, começaremos a abordar eventos personalizados, além de entender como mapear cada interação personalizada.

Na terceira aula, falaremos sobre métricas e dimensões, entendendo como a categorização consegue segmentar as informações. Já na aula seguinte, abordaremos a segmentação de perfis, dentro da sobreposição de segmentos, a fim de ter uma visão mais demográfica.

Por fim, na quinta e última aula, faremos uma análise detalhada de funil para entender onde ocorre a taxa de abandono durante o caminho utilizado na solução.

Esses pontos unem abordagens teóricas e práticas a partir das quais poderemos reproduzir as principais visualizações.

Conhecendo o Google Analytics - Apresentando o GA4

Vamos relembrar tudo que fizemos até agora?

Nosso projeto se trata de um banco digital, o Mosaico Banking. Suas principais funcionalidades incluem a geração de extratos, funções de crédito e débito, e assim por diante.

O nosso objetivo é analisar outras formas de fidelizar e atrair mais clientes para o banco. Para isso, realizamos um processo de pesquisa voltado especificamente para essa estratégia, a fim de alinhar todas as expectativas do produto com as expectativas da pessoa cliente. Todas essas categorias foram avaliadas e, a partir disso, fizemos algumas descobertas sobre o programa de vírus e como utilizá-lo para melhorar a experiência dos clientes.

Posteriormente, avaliamos todo o MVP e identificamos algumas das principais métricas que seriam estratégicas para melhorar o desempenho do banco. Com base em todas essas suposições, problemas e ideias, identificamos alguns caminhos que podem ser seguidos para aprimorar esse desempenho.

O processo de pesquisa foi conduzido, mas, quando começarmos efetivamente a aplicar as descobertas, será que conseguiremos garantir que isso realmente levará ao sucesso da nossa aplicação? Conseguimos extrair, em um escopo definido, informações que giram em torno do nosso público.

Neste contexto, haverá pessoas com percepções diferentes de todas as funcionalidades do aplicativo e do seu produto em si. Também teremos diferentes opiniões e até contextos distintos onde esse produto ou serviço podem ser utilizados. Por exemplo, uma pessoa pode usar o aplicativo da Mosaico Banking enquanto estiver em casa ou no trabalho; com pressa para pagar uma conta ou com calma para organizar suas finanças.

Todos esses elementos entrarão em diferentes contextos e cada comportamento das pessoas influenciará na percepção geral que o aplicativo terá e no valor que ele está trazendo para a situação.

É relevante mencionar que tudo isso muda com o tempo! As pessoas mudam, surgem novas tendências, novas formas de pagamento e de se organizar. Logo, os produtos e serviços também precisam estar em constante atualização para acompanharmos todas essas mudanças.

Tudo isso afeta diretamente nossas decisões. Ou seja, todas as novas funcionalidades, mudanças de layout e novos fluxos precisam acompanhar essas tendências e comportamentos que as pessoas usuárias estão aplicando ao seu produto ou serviço.

Temos algumas métricas para monitorar esse progresso, mas como sabemos que funcionou? Esse comportamento está funcionando em tempo real? Portanto, precisamos trazer essa pergunta e refletir: como podemos entender ou compreender o comportamento do público em tempo real e tomar melhores decisões para que o produto ou serviço esteja de acordo com a realidade?

Isso entra no escopo do que vamos analisar e entender no decorrer deste curso. No próximo vídeo, vamos discutir um pouco mais para conseguirmos definir esses objetivos e como realizá-los.

Sobre o curso UX Strategy: analisando dados com analytics

O curso UX Strategy: analisando dados com analytics possui 116 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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