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UX Strategy: conhecendo o perfil da pessoa usuária

Pesquisa como estratégia - Apresentação

Olá! Meu nome é Tuanny Dias, eu sou instrutora de UX na Alura e design lead na Raia Drogasil. Muito prazer se você não me conhece! Se já nos vimos antes, estaremos juntos mais uma vez, agora falando sobre pesquisa em UX Strategy.

#acessibilidade

Eu sou uma mulher de pele negra, estou usando meu cabelo com tranças e cachos rosa-claro, uso óculos de armação dourada, estou com batom rosa nos lábios e visto um macacão preto. Atrás de mim está meu escritório, onde há uma estante com livros e alguns bonecos do Snoopy à minha esquerda, e uma poltrona branca à minha direita, ambos em frente a uma parede branca iluminada em lilás.

Vamos conversar sobre o conteúdo do nosso curso?

Caso já tenha escutado sobre UX Strategy e saiba como fazer lucro por meio da resolução de dores da pessoa cliente, você deve estar se perguntando: como chegar até a nossa pessoa cliente ou pessoa usuária?

Além disso, como deixar a pessoa usuária no centro da estratégia para que a empresa resolva as suas dores?

Descobriremos neste curso!

Vamos abordar desde o momento da concepção, onde escolhemos uma metodologia de pesquisa e entendemos a metodologia mais adequada diante do contexto e do problema que temos.

Veremos também como planejar uma pesquisa; como executar; e como tabular, ou seja, colocar os dados em um artefato.

O artefato que será gerado nesse curso é o mapa de empatia.

Com o mapa de empatia, conseguiremos trazer a segregação da pessoa cliente e, principalmente, preencher o que chamamos de BMC, o Business Model Canvas, que consiste no objetivo da estratégia de uma empresa.

Além disso, vamos descobrir como trazer a visão e a segmentação da pessoa cliente no momento de preencher a proposta de valor.

É importante alinhar as nossas expectativas: esse é um curso prático. Com base em determinado contexto, faremos juntos um template no FigJam ao longo do curso. Vamos colocar a mão na massa e fazer todo o passo a passo para sair com um resultado.

Nesse curso, não trataremos tanto de conceitos, como se portar em uma pesquisa, ou como recrutar as pessoas. Vamos focar na execução da pesquisa.

Caso você tenha mais curiosidade sobre conceitos e sobre como aplicar cada metodologia em detalhes, temos outros cursos disponíveis na Alura que abordam esses pontos.

Inclusive, há uma formação completa de pesquisa para produtos digitais. Tenho certeza que ela irá agregar muito ao seu conhecimento!

Esse curso é para você que quer entender:

Vamos começar o nosso curso?!

Pesquisa como estratégia - Visão geral

Nesse vídeo, faremos uma visão geral sobre o que vamos aprender ao longo do curso. Veremos de forma mais detalhada as nossas etapas de aprendizado, desde o momento da concepção do projeto até a aula de conclusão.

Aula 1: Pesquisa como estratégia

Começaremos falando sobre como a pesquisa está diretamente relacionada à estratégia. Veremos como selecionar uma metodologia de pesquisa, usando o FigJam para tabular os dados de pesquisas e dar seus primeiros passos na ferramenta.

Aula 2: Coletando os dados

Depois, falaremos sobre o planejamento da pesquisa, momento em que coletamos dados, estruturamos perguntas, e fazemos a tabulação. Passamos por essas etapas para atingir o objetivo de conhecer o perfil da nossa pessoa usuária.

Dessa forma, teremos a segmentação da pessoa cliente para criar o nosso artefato, que será o mapa de empatia.

Aula 3: Mapa de empatia

Falando nele, teremos uma aula dedicada apenas para a construção do mapa de empatia. Vou te mostrar o processo desde o início, quando selecionamos o template, até o preenchimento.

Além disso, traremos alguns dados para explicar por que fazer um mapa de empatia e não uma persona, no contexto do projeto desse curso.

Aula 4: Segmentação de clientes

Por fim, vamos finalizar a segmentação de clientes, olhando muito mais para o nosso banco Mosaico Banking, empresa que trabalharemos como projeto do curso.

Aprenderemos a fazer a segmentação; documentar os dados; realizar os próximos passos, como preencher o BMC e a proposta de valor; e passar os resultados adiante, para que outra pessoa estrategista trabalhe com a parte da empresa.

Conclusão

Agora começaremos de fato o nosso curso! Vamos partir para o primeiro capítulo dessa história: por que a pesquisa é tão importante no meio de estratégia?

Pesquisa como estratégia - Conhecendo a empresa

Imagine a seguinte história: você está começando os estudos em UX e descobre a área de UX Strategy no guarda-chuva de especialidades e disciplinas.

Tudo estava bem no seu processo de aprendizagem sobre UX Strategy, até que a área de negócios, mais conhecida como stakeholders (pessoal interessado no projeto), te liga dizendo o seguinte:

"Você vai trabalhar em uma empresa diferente, pois trabalhamos em uma consultoria e precisamos de você na Mosaico Banking".

Ao chegar na empresa, você descobre que a Mosaico Banking é um banco muito parecido com os bancos digitais utilizados hoje em dia (como Nubank e C6), e oferece um conjunto de serviços por meio de aplicativos.

No aplicativo do Mosaico Banking, a pessoa usuária pode ter um cartão de crédito, fazer compras, e ter toda a experiência que teria em um banco tradicional.

Essa é a empresa que vamos trabalhar como projeto do nosso curso!

Todo o storytelling do curso será voltado para melhorar estrategicamente a experiência da pessoa usuária da Mosaico Banking.

O que sabemos da empresa?

Vamos iniciar com uma visão geral sobre a empresa.

Sabemos que a Mosaico Banking se preocupa em ser diferencial no mercado. Ela quer usar a estratégia para se destacar em relação às empresas concorrentes, isto é, a outros bancos digitais.

Para isso, ela precisa ter uma proposta de valor muito intensa.

Também sabemos que o público-alvo da Mosaico Banking está acostumado com o serviço de bancos tradicionais. Portanto, as pessoas usuárias já conhecem programas de pontos, cartões de crédito para juntar milhas, e vários outros serviços que a Mosaico Banking ainda não oferece.

Diante desse cenário, a empresa se preocupa em oferecer uma experiência completa para a pessoa usuária. Então são contratadas pessoas profissionais estrategistas (como você!), para atuar diretamente e fornecer a melhor experiência possível.

O que é uma boa estratégia de UX?

Se fôssemos resumir o que seria uma boa estratégia de UX, poderíamos trazer a seguinte frase:

Uma boa estratégia de UX é aquela que otimiza o crescimento e o desenvolvimento da empresa, mantendo as necessidades da pessoa usuária no centro.

Como deixar a pessoa usuária no centro?

Porém, o que exatamente é o centro? A partir dessa questão, vamos conhecer ao longo do curso a área de UX Research para estratégia.

Se você já me conhece, provavelmente sabe que existem alguns outros cursos meus na Alura relacionados a pesquisas. Esse curso também será sobre pesquisa, porém muito mais estratégica.

Primeiramente, vamos planejar toda a pesquisa. Definiremos como executá-la, escolheremos a metodologia certa, e vamos nos programar para realizar cada passo da metodologia.

Em seguida, vamos executar e mostrar na prática o processo de rodar uma pesquisa. Aprenderemos a coletar, tabular e passar dados para um artefato.

Por fim, iremos documentar todo o processo.

Planejar → Executar → Documentar

Vamos fazer um acordo?

Esse é o fluxo que colocaremos em prática! Mas para isso, precisamos de um acordo: o curso será 99% mão na massa, ou seja, não traremos tantos conceitos.

Se você espera uma maior carga teórica, para entender a fundo de onde vem a pesquisa, quais são as melhores formas de atuar, e como agir em cada etapa do processo, temos outros cursos mais específicos. Neles, abordamos entrevistas de profundidade, metodologias de pesquisa, testes de usabilidade, entre outros itens.

Nesse curso, vamos executar uma pesquisa estratégica, então entraremos mais no contexto de como usar a pesquisa para a estratégia, do que de fato em como fazer a metodologia de ponta a ponta.

Veremos tudo isso detalhadamente. Fazendo o processo pelo FigJam, você saberá como executar uma pesquisa, e ao final do curso, terá um artefato de mapa de empatia da Mosaico Banking.

Além disso, você terá um Business Model Canvas no nível de briefing e a segmentação da pessoa usuária.

Assim, entenderemos de fato como colocar a pessoa usuária no centro, e o porquê da importância de ver suas necessidades/dores no momento de construir um produto ou melhorar uma empresa.

Qual método de pesquisa usar?

Você deve estar se perguntando o seguinte: qual método de pesquisa vamos utilizar? Afinal, não vamos nos aprofundar em conceitos e teorias para focar na carga prática.

A primeira coisa que aprenderemos será a escolher o método certo para a pesquisa certa. A pesquisa está totalmente relacionada à estratégia que buscamos, então precisamos escolher os métodos corretos, para obter as respostas corretas da pessoa usuária, e então prosseguir com o nosso trabalho.

Conclusão

Veremos isso no próximo vídeo, onde vamos abrir o FigJam e explorar tudo o que foi construído como template. Te espero lá!

Sobre o curso UX Strategy: conhecendo o perfil da pessoa usuária

O curso UX Strategy: conhecendo o perfil da pessoa usuária possui 125 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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