Saudações e boas-vindas ao curso de UX Writing da Alura! Meu nome é Mateus Villain sou instrutor de UX e serei seu parceiro nesta sua nova jornada nessa área linda e maravilhosa que é UX Writing.
Antes de qualquer dúvida: já aviso que este não é um curso "basicão", em que ensinaremos apenas o que é UX Writing, algumas práticas de escrita e acabou. Pelo contrário, vamos além do básico, aprenderemos coisas cada vez mais complexas e interessantes.
Coisas que, inclusive, vagas para UX Writer costumam pedir que você saiba - algumas técnicas e práticas específicas de escrita, por exemplo, tudo isso veremos ao longo do curso (tom de voz; teste A/B; grupo focal; entrevista em profundidade; boas práticas de escrita; enquetes online; teste de Cloze)
Não apenas ver, mas também estudar e aplicar isso dentro de um projeto, um aplicativo financeiro, o aplicativo de um banco. Vamos entender o contexto, criar tom de voz, definir comunicações... Tudo isso na prática, dentro de um projeto sensacional.
Caso você seja uma pessoa iniciante, que nunca trabalhou com UX Writing, mas tem interesse em aprender e trabalhar na área, esse curso é perfeito para você. Te daremos todas as habilidades necessárias para começar a trabalhar na área.
Caso você já esteja trabalhando com UX Writing, esse curso também foi feito para você. Falaremos sobre várias informações e técnicas que você pode ter deixado passar despercebido ou mesmo coisas que talvez você nunca tenha estudado. Você verá pontos que, com certeza, vão enriquecer suas habilidades como UX Writer.
Agora é só você clicar para ir para o próximo vídeo, te espero lá!
Antes de entrar no nosso conteúdo, quero passar uma visão geral do que veremos ao longo do curso.
A primeira aula será mais teórica, falaremos sobre o que é UX Writing: quem é o profissional, o que ele faz, quais suas rotinas e responsabilidades.
Na segunda aula, falaremos sobre pesquisas e técnicas que UX Writers normalmente utilizam em suas rotinas de trabalho. Obviamente, não falaremos sobre todas as técnicas que envolvem design e experiência, mas aquelas mais comuns dentro do universo de UX Writing.
Na terceira aula, falaremos sobre tom de voz, um assunto importante quando discutimos UX Writing. Entenderemos o que é tom de voz, qual a importância disso para uma marca e aprenderemos a construir um tom de voz.
Na quarta aula, falaremos sobre boas práticas de mensagem. O negócio é o seguinte: sempre que formos escrever algo devemos analisar o texto que escrevemos e ver se ele está seguindo bons padrões, boas práticas de experiência do usuário.
Na quinta e última aula, falaremos sobre métricas e validações. Até porque, como tudo dentro da área de experiência, qualquer decisão que tomarmos dentro de um projeto (isso vale também para UX Writing) temos que validar com o usuário depois. Para entender se a usabilidade estará boa para ele.
Todos esses cinco tópicos que mencionei serão pensados para o aplicativo fictício AluraBanks. As interfaces desse aplicativo estão disponíveis na próxima atividade da plataforma, "Projeto do curso", clica lá no link do Figma e você já vai conseguir visualizá-las.
Esse será o conteúdo que veremos ao longo do curso.
Te espero no próximo vídeo para começarmos a falar sobre o que é UX Writing.
Agora vamos falar sobre o que é UX Writing. Para isso, eu trouxe a seguinte definição:
UX Writing ou Experiência do Usuário na Escrita é a forma como um produto conversa com o usuário, buscando sanar todas as dúvidas, trazendo as respostas necessárias e auxiliando na navegação.
Só por essa frase já conseguimos ver que UX Writing trata de muita coisa além da escrita. Mas sei que só texto não basta para captar uma informação. Por isso, eu trouxe exemplos.
Primeiro exemplo: o que não é UX Writing. Temos um formulário bem simples, e-mail e senha, campos de login. vamos simular que uma pessoa foi fazer login e digitou alguma informação errada, e a plataforma exibiu esta mensagem: "Um problema aconteceu ao fazer login."
Por que esse aviso é ruim?
Porque a plataforma só está dizendo que tem um problema. Não falou o que é o problema nem o que aconteceu, não diz se errei a senha, se errei o e-mail, deixou o usuário sozinho sem nenhuma informação.
Agora veja este bom exemplo do que é UX Writing:
Mostrando o mesmo caso, mesmo campo de login, mas dessa vez o aviso da plataforma está dizendo: "O e-mail ou a senha estão incorretos."
Nesse modelo a plataforma está informando qual foi o problema que aconteceu. Está dando uma direção para eu poder resolver esse problema e fazer o meu login corretamente.
Só por esse simples exemplo, conseguimos entender que UX Writing é muito mais do que apenas escrita. É por isso que gosto de citar que UX Writing é muito mais do que escrever e revisar.
O profissional de UX Writing, que é o UX Writer, tem muitas responsabilidades em sua rotina de trabalho. Mas falaremos mais sobre isso no próximo vídeo, agora vamos entender mais sobre UX Writing.
Falaremos agora sobre três essências de UX Writing, sempre que você for escrever alguma coisa tem que pensar se elas estão dentro dessa mensagem que você escreveu.
A primeira é a clareza, que nada mais é do que um texto em que o usuário consiga identificar tudo que está sendo passado ali. A pessoa lê, entende o que a mensagem está querendo dizer e consegue prosseguir com seus objetivos.
Se o usuário não conseguir entender o que essa mensagem está querendo dizer, independentemente dos motivos, por exemplo, uma palavra muito formal com a qual esse usuário não está acostumado - aí ele precisa sair da plataforma e pesquisar o significado daquela palavra para continuar o fluxo de navegação - esse é um problema de usabilidade para essa pessoa, ela vai ficar frustrada e pode ser que ela abandone seu produto e vá para o concorrente.
Uma linguagem clara é tudo o que um usuário espera quando está usando um produto. A comunicação precisa ser de fácil entendimento, melhorando a usabilidade.
A segunda essência é a concisão: textos curtos, mas bem descritivos. Porque já passou o tempo em que tínhamos que ler um textão de 20, 30 linhas, para descobrir que "um mais um é igual a dois".
Nós, como usuários, estamos mais impacientes, queremos economizar tempo e ter respostas muito mais rápido. E estamos certos de exigir isso em qualquer produto, plataforma, site, etc.
Posso até te dar um exemplo, que é a página inicial do site da Alura. É uma página longa, tem bastante texto sim, mas são textos curtos muito bem resumidos. Para que o usuário não perca muito tempo lendo os textos daquela página, ele precisa ler pouco e entender bem quais são as vantagens da Alura.
Obviamente, haverá casos que exigem textos mais longos, por exemplo, em blogs, artigos, essas são coisas que precisam de mais desenvolvimento. Mas quando falamos de uma página informativa, onde não queremos que o usuário passe muito tempo, até porque isso pode ser frustrante, a dica é fazer um bom resumo daquela mensagem.
O usuário quer concluir seus objetivos sem precisar perder muito tempo. Um texto conciso significa que ele terá poucas palavras, mas será muito bem escrito.
Por fim, temos a terceira essência: utilidade, ou seja, mostrar apenas textos úteis para o usuário.
E o que é um texto que não é útil? São aqueles textos que o usuário não precisa ler no momento. Então, devemos eliminar qualquer tipo de informação que esteja poluindo visualmente a interface. Vamos mostrar somente o que ele precisa ler porque quanto mais informação exibirmos, mais confuso o usuário vai ficar.
Chega de poluir sites ou apps com textos desnecessários. Vamos direto ao ponto e passar apenas as informações que o usuário precisar.
Agora que você aprendeu o que é e o que não é UX Writing, clica no botão para assistir o próximo vídeo em que falaremos sobre as responsabilidades e rotinas de um UX Writer. Nos vemos lá!
O curso UX Writing: escrevendo textos para usuários possui 126 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Writing em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.