Olá! Tudo bem? Te dou as boas-vindas ao nosso maravilhoso curso de UX Writing: redação para produtos digitais da Alura! Eu sou a Gabriela Lima, sou instrutora na escola de UX & Design e UX Writer, e é um prazer te receber!
#acessibilidade
Gabriela é uma mulher de pele negra de mais ou menos 1 metro e meio de altura. Ela está usando uma blusa que vai até a altura do cotovelo, de cor rosa-claro com círculos em vermelho, preto e branco. O cabelo dela está na altura dos ombros, é cacheado e castanho-escuro, e ela tem olhos também castanhos-escuro.
Vamos entender o que aprenderemos ao longo desse curso?
Nosso projeto será baseado no Banco Singularidade, que nos contratou para resolver dois problemas principais em relação à usabilidade textual e à padronização textual dentro dos fluxos, o que estava prejudicando a experiência das pessoas usuárias da empresa.
Ao longo desse caminho, vamos aprender a aplicar diálogos em produtos digitais. Como fazer algo tão humano acontecer entre uma máquina e uma pessoa?
Também aprenderemos sobre elementos textuais e como eles funcionam em interfaces para fazer um diálogo surgir. Abordaremos como fazer uma avaliação desses elementos e garantir a qualidade de cada um deles.
Além disso, vamos trabalhar a escrita própria para interfaces digitais e corrigir elementos textuais com baixa qualidade.
Por fim, faremos a documentação e o handoff, isto é, a entrega do nosso projeto.
Teremos 3 pessoas convidadas muito especiais e renomadas:
Te vejo no próximo vídeo. Até mais!
Nesse vídeo, teremos alguns spoilers do que vamos aprender ao longo do curso.
Já reforçamos desde agora que haverá uma base teórica, mas também vamos ter muita prática. A partir da primeira aula, você já precisará fazer um entregável importante do processo, então se prepare para um curso bastante prático!
Alguns dos assuntos sobre os quais vamos conversar envolverão diálogos em produtos digitais. Vamos entender como fazer algo tão humano, que acontece entre duas pessoas, acontecer entre uma máquina e um ser humano. Como trazer esse processo para um ambiente digital?
Falaremos também sobre elementos textuais. Vamos entender como transformar esses elementos tão preciosos em algo bom para a experiência e para o diálogo.
Além disso, faremos a avaliação de elementos textuais para entender a qualidade deles. Uma vez entendido se os elementos estão bons ou ruins, vamos partir para a parte da escrita para interfaces digitais. Entenderemos como a escrita irá impactar de forma positiva a experiência digital de uma pessoa usuária.
Por fim, faremos a documentação e a entrega do projeto, também conhecido como handoff. Nesse momento, vamos até as equipes que estão ligadas a nós de alguma forma, para que elas possam dar continuidade ao que começamos.
Ao final do curso, você terá alguns entregáveis-chave:
- A avaliação completa dos elementos textuais de um produto digital;
- Um site reestruturado de uma empresa, que no caso é o Banco Singularidade;
- E a documentação do projeto usado para fazer o handoff.
Agora vamos observar um pouco do projeto para que você tenha noção do que precisará desenvolver. Na documentação do Figma, temos, por exemplo, os templates da parte do projeto em que faremos a avaliação dos elementos textuais, que vão compor o diálogo entre uma interface digital e a pessoa usuária.
Primeiramente, faremos uma avaliação das duas partes envolvidas no diálogo. Entendendo quem está envolvido na conversa, saberemos o assunto a ser tratado, como moldá-lo, e quais palavras e frases podemos utilizar.
Em seguida, partimos para a avaliação dos elementos propriamente ditos, então vamos tratar dos títulos e das descrições.
Logo depois, temos o template de botões e o de campos de entrada de texto, que geralmente são os mais comuns em interfaces digitais.
Por fim, os templates de mensagens de confirmação, de mensagens de erro, e de notificações.
Nesse momento, você deve estar se perguntando: só existem esses elementos? Não! Existem muitos outros que podem, sim, compor uma interface, mas os principais são os que acabamos de abordar. São eles que geralmente aparecem nas interfaces.
Outra coisa que faremos é a escrita na própria interface do site do Banco Singularidade. Então, além de fazer a avaliação das telas, vamos corrigir os textos que não estão tão legais ou que podem melhorar.
Assim, teremos um curso em que vamos avaliar o que está correto ou incorreto e, a partir dessa avaliação, melhorar a experiência da pessoa usuária, trazendo a escrita para as interfaces do site de fato.
No próximo vídeo, você receberá o seu desafio e vai conhecer a empresa que está te contratando, para então poder dar início a esse maravilhoso projeto!
Chegou o momento em que você receberá o seu desafio, isto é, o projeto que você precisará desenvolver ao longo desse curso.
Conheça o Banco Singularidade, o banco que te contratará para trabalhar no projeto em questão.
Reforçamos desde já: o Banco Singularidade é uma empresa fictícia que nós criamos para que você possa desenvolver os quesitos de UX Writing que vamos trabalhar nesse curso.
Porém, o Banco Singularidade tem um cenário que é muito comum nas empresas inseridas no mercado. Assim, você irá resolver um problema desse banco, mas ao mesmo tempo, estará entendendo como resolver o problema de outras empresas também.
Então, se dedique bastante ao Banco Singularidade, porque entendendo como ajudar essa empresa, você estará aprendendo a ajudar outras empresas reais. Além disso, é um caso bem legal para você incluir no seu portfólio, então faça com capricho para que você consiga apresentar o resultado em processos seletivos e mostrar o que é capaz de fazer!
O Banco Singularidade nada mais é do que um banco digital e presencial, ou seja, físico, então as pessoas podem ir até uma agência do banco. A empresa oferece serviços comuns para bancos, como empréstimos, cartões, contas, então é um banco normal como qualquer outro.
Porém, o Banco Singularidade está recebendo muitos feedbacks negativos, o que é um problema gigantesco, pois afeta o desenvolvimento da própria empresa. Então resolveram pesquisar e entender o que realmente estava acontecendo, encontrar a raiz do problema.
A questão é que foram encontradas raízes, ou seja, não havia apenas 1 problema, mas sim 4 problemas principais que precisavam ser resolvidos. São eles:
Vamos focar em dois problemas específicos: 1) a falta de organização e padronização dos conteúdos textuais; 2) e a usabilidade dos textos. Note que ambos envolvem elementos que promovem o diálogo, uma conexão entre o produto da empresa e a pessoa usuária. Então, o diálogo é o foco dos problemas destacados.
Mas por que o diálogo tem sido tão comentado ao longo dos últimos vídeos? Por que ele é tão importante? No próximo vídeo, vamos investigar um pouco mais o porquê desses problemas específicos serem tão grandes, a ponto de precisarmos fazer um processo inteiro para resolvê-los.
O curso UX Writing: redação para experiências digitais possui 169 minutos de vídeos, em um total de 50 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Writing em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.