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UX Writing: definindo o tom e voz da sua marca

Tom e voz - Apresentação

Olá! Eu sou o André Tardelli e te dou as boas-vindas ao curso de UX Writing: Criando um manual de tom e voz.

#acessibilidade: André é um homem branco, de cabelos lisos, curtos e pretos, barba também preta e curta. Está de camiseta preta, sentado numa cadeira gamer preta com detalhes brancos. Ao fundo, uma estante de nichos com livros, bonecos de ação e outros itens decorativos, além do "A" azul da logo da Alura. A iluminação do ambiente é rosa.

O que aprenderemos?

Quando estamos iniciando a nossa marca e produzindo nossos primeiros produtos digitais (ou até físicos), precisamos padronizar a nossa comunicação para conseguir expressar a identidade da nossa marca para a pessoa usuária. Para isso, normalmente, criamos uma personalidade. Além disso, estabelecemos as pontes de contato e os diferentes contextos em que faremos comunicações de tipos específicos.

Num primeiro momento, quando escalamos uma equipe, o estilo de comunicação é totalmente despadronizado, os contextos não estão alinhados, as normas não estão corretamente estabelecidas. Nesse cenário, com várias pessoas diferentes produzindo conteúdo ao mesmo tempo, não seguimos o tom unificado que gostaríamos de expressar.

Então, se cada pessoa pensa e se expressa de maneira diferente, como padronizar essa comunicação?

Manual de Tom e Voz

Uma forma de estruturar a comunicação da melhor maneira possível é criando um Manual de Tom e Voz.

Nesse manual, especificaremos os contextos em que utilizaremos essa nossa voz e como construiremos essa personalidade, traçando seus princípios principais conforme determinados critérios. Com isso, estabeleceremos um conjunto de regras e diretrizes a serem seguidas na criação do nosso conteúdo.

Quando criarmos essas regras, as formalizaremos em uma documentação organizada por tópicos, explicando-as com exemplos. Também criaremos uma versão ilustrada desse manual, a fim de disponibilizá-lo para outras pessoas para além da área de conteúdo e writing. Assim, essas diretrizes ficam claras para todas as pessoas que trabalham no nosso projeto ou utilizam nosso produto.

Esperamos muito que você goste desse curso. Vamos lá?!

Tom e voz - Overview

Vamos entender melhor o que será abordado nesse curso.

Aula 1

Nosso projeto será sobre o Banco Singularidade. Nosso objetivo principal será explorar o protótipo de Manual de Tom e Voz dessa empresa, entendendo como e onde podemos aplicar a padronização de comunicação. Para isso, antes de tudo, precisaremos entender os conceitos de tom e voz, pensando em como os aplicaremos conforme cada contexto.

Aula 2

Criaremos um quadro de voz da marca, que nos guiará na construção da nossa personalidade seguindo critérios de escrita e os princípios de comunicação que caracterizam a empresa. Assim, estabeleceremos um conjunto de regras e diretrizes a serem seguidas na escrita do nosso conteúdo.

Aula 3

Falaremos sobre a criação do Manual de Tom e Voz em si, nosso objetivo principal. Começaremos uma documentação na plataforma Notion, que será utilizada principalmente pela equipe de UX Writing.

Nessa documentação, estruturaremos a forma com que os nossos textos serão elaborados. Falaremos sobre missão, visão e valores da empresa, e como o tom e a voz serão construídos.

Nossa principal tarefa será trazer exemplos de escrita cruzando os critérios e os princípios de escrita. Teremos exemplos do que fazer e do que não fazer, orientando as pessoas da maneira mais intuitiva possível.

Aula 4

Como criamos a documentação no Notion para a equipe de UX Writing, é interessante elaborar uma documentação um pouco mais generalista, voltada para pessoas de outros times que colaboram com o projeto.

Sendo assim, criaremos um manual ilustrado no Figma adaptando o conteúdo da documentação, falando sobre o tom e voz da empresa, trazendo as principais dúvidas e fazendo um alinhamento conforme os princípios estabelecidos. Essa será uma parte bastante prática, em que faremos em conjunto uma diagramação desse material para a melhor compreensão e assimilação das pessoas.

Esse será o conteúdo desse curso, que será destrinchado em cada uma das aulas. Não se esqueça de ler os materiais adicionais e fazer os exercícios propostos para complementar seus estudos!

Vamos começar?

Tom e voz - Sobre o Banco Singularidade

Vamos conhecer o projeto do nosso curso!

Banco Singularidade

O Banco Singularidade é um banco físico e digital. Suas agências estão presentes em várias capitais do Brasil e ele pode ser acessado digitalmente pelo site ou aplicativo para smartphones.

Seu slogan faz referência à experiência singular que o banco proporciona:

O único banco para você.

O Banco Singularidade oferece os seguintes serviços:

Seu diferencial é o cartão chamado "Tudo em Um!", que visa proporcionar a possibilidade de concentrar várias modalidades de cartões diferentes em um só, personalizável pelo aplicativo do banco.

No protótipo de comunicação do banco, temos alguns elementos de texto como:

Tudo em Um! é tudo que você precisa!

A Singularidade pensa nas suas necessidades.

Precisa renegociar alguma dívida? Fale com a gente para resolver, vamos negociar!

Esse protótipo será uma base para iniciar o nosso projeto, servindo exemplos de comunicação sobre os serviços e benefícios do banco. Tem muita coisa para explorar!

Desafio

Fomos chamados para resolver um problema de comunicação desse banco. Por isso, precisamos analisar os processos - afinal, estamos trabalhando com design e aplicamos processos para realizar melhorias. O desafio proposto foi o seguinte:

O banco percebeu que a adesão de clientes está muito baixa. Por isso, pensaram em novas formas de atrair clientes e fazer com que eles realmente fechem contratos.

Outros profissionais conduziram processos de UX ao longo dessa jornada e coletaram informações muito interessantes:

Esses problemas têm relação com a comunicação. A forma com que nos comunicamos, mostramos os serviços e contamos nossa história para a pessoa usuária não é intuitiva e cativante. Por isso, nosso trabalho será "organizar a casa". Para isso, precisaremos:

Estamos trabalhando num processo de UX Writing. Então, como a escrita pode favorecer a experiência da pessoa usuária?

Convidamos você para embarcar nessa jornada conosco. Vamos explorar melhor o protótipo de comunicação do Banco Singularidade e entender como podemos aplicar melhorias.

Vamos lá?

Sobre o curso UX Writing: definindo o tom e voz da sua marca

O curso UX Writing: definindo o tom e voz da sua marca possui 116 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Writing em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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