Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Excel > Conteúdos de Excel > Primeiras aulas do curso VBA: aplicando IA para automação e análise de dados

VBA: aplicando IA para automação e análise de dados

Copilot web vs. Copilot Pro - Apresentação

Olá! Sou o Roberto Sabino, instrutor na Alura.

Audiodescrição: Roberto Sabino é um homem de pele clara. Tem cabelos e barba curtos e grisalhos, com predominância de fios escuros. Está usando uma camiseta escura totalmente lisa e sentado em uma cadeira de encosto preto. Ao fundo, uma parede lisa com uma iluminação degradê do azul-escuro para o azul-claro.

O que aprenderemos

Começaremos agora nosso último curso da formação VBA Excel. Aprenderemos como utilizar a Inteligência Artificial para auxiliar na criação de códigos e automatizar tarefas em VBA.

Pré-requisitos

Este curso é para você que já acompanhou todos os passos da nossa formação VBA Excel e quer aprender a utilizar a IA para criar códigos e refinar prompts para obter o resultado esperado. Também é para você que quer aprender algumas dicas para saber como dar manutenção e evoluir códigos usando a Inteligência Artificial.

Para isso, usaremos o Copilot da Microsoft, tanto a versão paga quanto gratuita.

Este curso passará por alguns dos conceitos que já aprendemos na formação. Porém, agora descobriremos como fazer isso usando a Inteligência Artificial.

Porém, é importante ressaltar que, embora a IA possa otimizar processos, é importante que você tenha conhecimento sobre o assunto.

Você descobrirá que, conhecendo o VBA, você poderá fazer pequenos ajustes necessários para utilizar os códigos da Inteligência Artificial. Além de fazer melhores prompts utilizando a lógica que a própria IA usará para gerar o código para você.

Esse curso foi desenvolvido para ter uma aprendizagem ativa, ou seja, você trabalhará com os conceitos. Poderá colocar em prática desde o primeiro dia, criando códigos e mexendo com a Inteligência Artificial.

Lembrando que você tem acesso ao Fórum e ao Discord para tirar dúvidas ou solucionar a de outras pessoas.

Já passamos por uma longa jornada de estudos, esse curso irá concluir a formação com chave de ouro.

Se você não acompanhou todos os cursos da formação VBA Excel, recomendamos que faça isso.

Te esperamos na primeira aula!

Copilot web vs. Copilot Pro - Comparando Copilot vs. Pro

Iniciaremos nossa última etapa da formação VBA utilizando Inteligência Artificial.

Acordos iniciais

Para isso, estabeleceremos alguns acordos iniciais. O primeiro é que não é possível usar Inteligência Artificial sem saber nada de VBA. É muito difícil ser produtivo sem conhecer o mínimo de VBA. Por isso, é muito importante realizar todos os cursos da formação.

O segundo ponto é que daremos preferência ao Copilot. Isso, porque consideramos que trabalhar com uma tecnologia conectada da Microsoft tende a ser melhor do que trabalhar, por exemplo, com o Google Gemini ou o chat GPT diretamente na OpenAI.

Essa é uma recomendação do instrutor para você, profissional de VBA e Excel. Mesmo que atualmente as vantagens não sejam tão diferentes, é importante considerar que está se especializando em plataforma Microsoft.

Por fim, é importante que você saiba que usaremos alguns recursos pagos ao longo do curso. Por isso, deixaremos bem claro quando usaremos recursos gratuitos e pagos, assim você não terá problemas no momento de execução.

O que aprenderemos

Utilizaremos a IA para criar códigos bem interessantes. Para isso, já estamos com o Excel atualizado com o Copilot. Ele pode ser encontrado na barra de menu superior, ao lado direito.

Essa integração do Copilot dentro do Excel é paga, você pode realizar a assinatura, assim como a do Microsoft 365, que também é paga. No momento em que o vídeo gravado, o valor da assinatura do Excel para pessoa física é de R$36 e do Copilot R$110.

Copilot e Copilot Pro

Existem duas versões do Copilot Web, o Copilot que é gratuito e o Copilot Pro que é pago. Na maior parte do curso usaremos a versão gratuita, inclusive, há uma grande vantagem em usar o Copilot Web gratuito para o VBA, entenderemos o motivo em breve.

Na página inicial da versão gratuita, encontramos um botão na lateral direita, chamado "Get Copilot Pro". Ao clicá-lo, somos encaminhados para a assinatura do plano pago. Ao aderir o plano, automaticamente ele é disponibilizado dentro do Excel.

Suponhamos que na empresa em que você trabalha não tem Copilot Pro e você, pessoa física, faça a assinatura. Caso você use o Excel na conta da empresa, não conseguirá utilizar o Copilot Pro.

Pode ser que o Copilot não apareça imediatamente após a assinatura. As vezes é necessário fechar o Excel e abrir novamente ou deslogar da conta.

Explorando o Copilot Pro

Sabendo disso, apresentaremos o Copilot Pro. Assim, você poderá decidir se essa é uma opção válida para você ou não. Caso você não use muito o Excel no dia a dia, ou não precisa de alta produtividade, pagar por esse recurso provavelmente não valerá a pena.

Mas, vamos explorar suas funcionalidades. Lembrando que sim, estamos falando de VBA, porém, existem algumas coisas nas quais você não precisa usar o VBA.

Uma primeira coisa que podemos observar é que o espaço do Copilot Pro é pouco visível, ele ocupa um pequeno espaço da tela. Talvez, se você utilizar um monitor maior, pode ajudar a visualizar mais funções.

Estamos com o Excel aberto na planilha de Dados_importados que trabalhamos ao longo da formação criando VBAs de limpeza.

A primeira coisa que você precisa saber é que o Copilot Pro só funciona com tabela. Como nossa planilha não está em formato de tabela, propositalmente, na lateral direita do Excel visualizamos uma mensagem dizendo "Conveter este intervalo de dados em uma tabela?".

Sendo assim, a ferramenta já oferece esse recurso de conversão. Ao clicar no botão "Converter", logo abaixo da mensagem, a planilha é convertida para tabela.

Outra informação importante é que o Copilot Pro só funciona com planilhas que estejam na nuvem. Aprendemos nos cursos anteriores que é preciso habilitar o salvamento automático, na parte superior esquerda do Excel, para alguns recursos funcionarem.

Em relação às funcionalidades do Copilot, descobriremos que ele não conseguirá fazer tudo. Se quisermos gerar uma tabela, não será possível. Isso, porque ele nem disponibiliza essa opção. Precisamos primeiro inserir a tabela, não conseguimos criá-la.

Embora não esteja preparado para gerar tabelas, podemos fazer algumas coisas. Na lateral direita da tela, encontramos alguns recursos como "Adicionar colunas de fórmula". Clicamos nele.

É nesse momento em que podemos encontrar funcionalidades que não precisamos do VBA.

Feito isso, abaixo, aparece uma mensagem dizendo: "Posso adicionar rapidamente novas colunas com fórmulas. Selecione um prompt sugerido ou descreva quais colunas que você gostaria de adicionar".

Abaixo, encontramos um campo de texto e uma sugestão de prompt:

Adicionar uma coluna que combine 'E-mail Interno Cliente' e 'ID_Cliente'

É importante analisar a sugestão da ferramenta para entender como a ferramenta cria seus prompts. Repare que nas aspas simples significa que, se formos escrever o nome de uma coluna precisa ser nesse formato.

Passaremos o seguinte prompt para a ferramente:

Adicione uma coluna que limpe os dados de 'Clientes' retirando os caractéres: "#", "$", "*", "%"

Feito isso, clicamos no botão indicado por uma seta, na parte inferior direita da tela, para enviar o prompt.

Lembra que fizemos isso no VBA? Vamos conferir se o Copilot também consegue fazer essa limpeza.

É importante que você saiba que esse processo demora um tempo para que o Copilot trabalhe dentro do Excel. Após processar o prompt, temos a seguinte resposta:

Aqui está uma coluna de fórmula para revisar e inserir.

Limpa os nomes dos clientes na a tabela removendo caracteres indesejados. como "#", "S", "*" e "%", para facilitar a leitura e análise dos dados.

Clientes Limpos
=SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(SUBSTITUIR([@Clientes];"#";"");"$";"");"*";"");"%";"")

A ferramenta sugere que utilizemos uma função. Logo abaixo da resposta, encontramos o botão, "Inserir coluna", então clicamos nele. Assim, repare que deu certo. Faltou apenas retirar o "&", pois não incluímos no prompt.

É por isso que dissemos que pode ser que não seja necessário utilizar o VBA em tudo. Porém, agora o que precisamos fazer é analisar qual opção é melhor. Falaremos sobre isso no próximo vídeo.

Até lá!

Copilot web vs. Copilot Pro - Copilot Pro pode substituir VBA?

Nos cursos anteriores, criamos uma sub e uma função com o VBA na qual, ao ser clicada, fazia a limpeza dos dados e colocava a tabela por cima dos dados.

Poderíamos fazer esse processo várias vezes, inclusive pegar uma planilha nova com problemas e, novamente, limpá-la.

Comparação entre VBA e Copilot

O VBA é mais trabalhoso, porém, o resultado é melhor quando fazemos essa tarefa várias vezes. Portanto, insistiremos sempre que o VBA é ótimo para automatizar tarefas repetitivas.

Já, se você precisar fazer esse processo de limpeza uma única vez, em uma só planilha, talvez o Copilot seja a melhor opção, pois é mais rápido.

Mesmo considerando que o tempo para criação de um prompt pode variar, ainda é menor do que criar um VBA. Porém, suponhamos que você leve 10 minutos para criar o prompt e precise criá-lo durante todo seu dia de trabalho. Isso irá consumir grande parte do seu tempo.

Já, se criarmos o VBA uma única vez, basta clicarmos no botão e em poucos segundos ele trará a solução. Na repetição o VBA é muito mais positivo.

A partir da segunda aula, descobriremos como usar a IA para fazer o VBA, explorando o ganho maior de ambas as opções.

Explorando o Copilot Pro

Nesse primeiro momento, exploraremos o Copilot Pro. Analisando nossa planilha, perceba que a coluna Clientes Limpos é uma função, portanto, o Copilot tem uma habilidade para criar colunas de funções.

Esse é um grande ganho em relação ao Copilot Web, que não é muito bom para fazer funções. Porém, a versão Web pode ser mais fácil na criação de códigos VBA. Portanto, as vantagens variam conforme a plataforma.

Para facilitar o processo de limpeza, na coluna Clientes, apagamos todos os &, pois não incluímos ele na criação do prompt. Após, selecionamos as células da coluna Clientes Limpos e pressionamos "Ctrl + C".

Depois, na barra de menu superior, clicamos na aba "Página inicial", depois em "Colar > somente valores". Assim, temos os valores limpos. Então, podemos excluir a coluna Clientes Limpos.

Ao excluir a coluna, repare que na lateral direita, ainda temos acesso ao chat onde enviamos o prompt. Nesse curso, teremos conteúdos sobre o Copilot Pro fazendo funções, mas por enquanto, estamos apenas avaliando a possibilidade, afinal, nossa formação é em VBA.

Exploraremos as outras funcionalidades do Copilot Pro na lateral direita da ferramenta. Repare haver a opção "Destacar". Ao clicá-la, temos a seguinte resposta:

Precisa realçar partes de dados? Posso ajudar com isso! Selecione um prompt sugerido ou descriva o que você gostaria de realçar.

Os prompts sugeridos são os seguintes:

Mostrar itens com 'Clientes' de 'Nome Cliente 1001'
Colocar a primeira coluna em negrito

Análise de Dados com Copilot Pro

Além disso, se subirmos a tela acima do chat, podemos selecionar outras opções da ferramenta como "Classificar e filtrar" e "Analisar". Clicaremos na segunda opção, pois parece ter vindo do Power BI.

A ferramenta mostrará algumas possibilidades de análise dos dados. Como esses dados são simples, não há muito para ser analisado. Selecionamos o prompt abaixo, sugerido pela ferramenta:

Há algum valor discrepante nos meus dados?

Assim, temos a seguinte resposta:

Não localizei informações relevantes em seus dados. Tente adicionar mais dados ou usar outro conjunto de dados.

Para verificarmos como seria análise, em uma das células da coluna Total Investido, mudaremos o valor par R$1. Feito isso, no chat, clicamos novamente no mesmo prompt de análise de discrepância. Porém, temos a mesma resposta.

Precisamos entender que essa é uma opção que talvez não seja possível nem simular no VBA, pois a ferramenta está analisando os dados semanticamente.

Como não tivemos uma resposta, passamos outro prompt no chat:

Qual o cliente com menor saldo investido?

Perceba que estamos induzindo uma pergunta semântica, não perguntamos qual é o maior valor da coluna Total investido e sim qual é o cliente com menor saldo investido. Assim, temos a resposta abaixo:

ClientesTotal Investido
Nome Cliente 1006R$1.00

O cliente com o menor saldo investido é o "Nome Cliente 1006" com um total investido de R$1.00.

Isso significa que algumas análises precisariam sem feitas por meio de um VBA complexo, na qual, utilizando o Copilot é muito mais simples.

Assim, entendemos o que é o Copilot Pro e um pouco do que ele pode fazer. Lembrando que continuaremos utilizando o VBA, ele é muito importante. Porém, quando pudermos evitar o VBA, também é uma opção, pois é mais rápido e fácil. Assim, utilizamos o VBA para o que é realmente necessário.

Lembrando que o Copilot Pro é pago.

No vídeo seguinte descobriremos quais são as diferenças entre o Copilot Pro e o gratuito gerando código VBA.

Te esperamos lá!

Sobre o curso VBA: aplicando IA para automação e análise de dados

O curso VBA: aplicando IA para automação e análise de dados possui 121 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Excel em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Excel acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas