Logo Alura para Empresas
Compre agora Fale com especialistas
Artigo

CDO: o que é, carreira, funções do cargo e mais

Athena Bastos

Athena Bastos


homem no computador analisando dados

No cenário atual, as grandes empresas continuam a investir fortemente na área de dados e análises, buscando não apenas melhorias nas operações, mas também gerar valor comercial mensurável. Esse movimento reflete a crescente importância da posição de Chief Data Officer (CDO) nas organizações.

Segundo um estudo da Wavestone, o diretor de dados, ou diretora, já está presente em mais de 100 organizações de liderança em dados da Fortune 1000 e da Global. Ou seja, as grandes empresas já entenderam a importância e o diferencial de ter uma pessoa CDO em seu time.

Quer saber mais sobre o que o CDO faz, quais são suas qualificações, desafios e como esse cargo pode promover a transformação digital na sua empresa? Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é CDO?

O(a) Chief Data Officer (CDO), Diretor Executivo de Dados, em português, é uma pessoa executiva de alto nível responsável por supervisionar a estratégia e os processos de armazenamento, gerenciamento e uso dos dados de uma empresa.

Em outras palavras, quem atua como CDO trabalha protegendo e tratando os dados, seja da própria organização, das pessoas colaboradoras ou de clientes, preconizando alguns cuidados com as informações, conforme mencionaremos abaixo.

  • Coleta e armazenamento seguro e eficiente: o(a) CDO define as políticas e os processos para garantir a segurança e a privacidade dos dados, além de gerenciar a infraestrutura de armazenamento.

  • Gerenciamento eficaz: supervisiona a qualidade dos dados para garantir a conformidade com as regulamentações e a definição de políticas de acesso e uso das informações.

  • Utilização para gerar valor: o chief data trabalha para extrair insights dos dados, com o objetivo de impulsionar a inovação, a tomada de decisão baseada em informações relevantes e a criação de novos produtos e serviços.

Em suma, quem atua como CDO desempenha um papel estratégico nas organizações, e atua como um elo entre a área de negócios e a de TI. Assim, precisa ter uma visão holística das informações da empresa e ser capaz de traduzir as necessidades do negócio em soluções eficazes.

VEJA TAMBÉM

Principais qualificações de um CDO

Se o seu negócio lida com dados e você está pensando em contratar ou desenvolver um talento como CDO, saiba que, para este cargo, a pessoa deve desenvolver uma combinação de habilidades técnicas, estratégicas e de liderança.

Como é uma posição que demanda profissionais com visão holística, capazes de conectar o mundo dos dados com os objetivos de negócio da empresa, esses líderes costumam ter as características abaixo.

1. Formação

Ter uma graduação ou pós-graduações em áreas como Ciência da Computação, Engenharia ou Estatística, que fornecem o conhecimento fundamental para a área, são sempre bem-vindas.

Além disso, certificações relevantes em governança, privacidade e ferramentas de análise de dados, como CDMP (Certified Data Management Professional) e CIPP (Certified Information Privacy Professional), são diferenciais que destacam tais profissionais.

2. Experiência profissional

Ao contratar ou desenvolver uma pessoa que já possui conhecimentos e experiências anteriores com dados, análise de informações e gerenciamento de equipes, sua empresa estará a um passo de conseguir um(a) profissional ainda mais completo(a).

Experiências relacionadas à gestão de negócios, comunicação e outras funções que exigem Hard e Soft Skills avançadas, também são válidas para esse cargo.

Leia também: Saiba como desenvolver as mad skills na sua empresa

3. Habilidades essenciais

Ao adentrarmos nas competências, a seguir traremos as Power Skills que mais se destacam.

  • Visão estratégica: capacidade de alinhar a estratégia de dados com os objetivos de negócio da empresa.

  • Liderança e comunicação: habilidades para liderar equipes, comunicar ideias e influenciar stakeholders.

  • Pensamento analítico: interpretação de dados, extração de insights e tomada de decisões baseadas em evidências.

  • Conhecimento técnico: domínio de ferramentas e tecnologias de dados, como bancos de dados, linguagens de programação e plataformas de análise de dados.

  • Governança e ética: compreensão dos princípios de governança de dados, privacidade e segurança da informação.

Leia também: Cibersegurança nas empresas — tudo o que você precisa saber

4. Desenvolvimento contínuo

O mundo dos dados está em constante evolução. Por isso, o CDO deve ser alguém que se mantenha atualizado, seja por meio da participação em eventos, comunidades da área, aprendizado em novas tecnologias e formações, ou ainda, aprimorar suas habilidades técnicas e competências interpessoais.

Quais são os desafios do Diretor Executivo de Dados em uma empresa?

Além de se manter por dentro dos novos assuntos da área, como Inteligência Artificial, Machine Learning e computação quântica, por exemplo, um dos grandes desafios do cargo de CDO é transformar dados brutos em insights valiosos, traduzindo o viés técnico da área de dados para a linguagem de negócios, de forma que todos os setores na empresa compreendam.

Outra questão é garantir a qualidade e a segurança dos dados, ao implementar processos e tecnologias para proteger as informações e garantir a conformidade com as regulamentações de privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em um mundo cada vez mais digital, a cibersegurança é uma preocupação constante.

Por fim, a gestão de talentos também é fundamental, pois a pessoa que atua como CDO precisa atrair, reter e desenvolver pessoas qualificadas para sua equipe. Mas, com a escassez de profissionais na área de dados, essa ação também se tornou um desafio.

Leia também: 6 estratégias de retenção de talentos para fidelizar Devs

CDO e a Inteligência Artificial: qual a relação?

Nos últimos anos, os(as) Chief Data Officers tiveram um papel importante no avanço da Inteligência Artificial dentro das empresas — o que contribuiu para a popularização do cargo. Isso porque, para os(as) CDOs, a IA não é apenas uma ferramenta, mas um motor de inovação e crescimento que redefine processos e estratégias corporativas, e acelera a produtividade.

Contudo, os desafios são significativos. A governança de dados e a qualidade da informação estão entre as principais prioridades, visto que a adoção da IA ​​exige que as bases de dados sejam precisas e organizadas. Inclusive, segundo um artigo da Amazon Web Services (AWS), 46% das pessoas CDOs entrevistadas identificaram a má qualidade das informações e a falta de aplicações claras do uso da IA como barreiras, além de apontarem para questões de ética e privacidade.

A partir disso, quando se trata de automação de decisões complexas, a preocupação com o uso responsável da IA ​​é especialmente alta, o que reforça a necessidade de uma estratégia robusta de dados que permita que a IA seja inovadora de maneira segura e responsável.

Para maximizar o impacto da IA, os(as) CDOs também estão investindo em uma abordagem de “dados como produto”, onde as informações são tratadas como estratégias direcionadas aos objetivos de negócios. Essa abordagem não só apoia a implementação de IA, mas também contribui para a criação de uma cultura de dados dentro das empresas.

Diferença de CDO, CTO e CDAO

Antes de entendermos mais sobre o papel da pessoa CDO nas empresas, é importante compreender a diferença entre algumas siglas usadas no meio corporativo que, por serem parecidas, podem confundir sobre a distinção desses cargos.

CDO (Chief Data Officer)

Foco: dados como um ativo estratégico.

Responsabilidades: gerenciar os dados da empresa, definir estratégias para coleta, armazenamento e análise de dados para gerar valor e insights, além de garantir a segurança, privacidade e conformidade dos dados.

CTO (Chief Technology Officer)

Foco: tecnologia e infraestrutura.

Responsabilidades: supervisionar a estratégia tecnológica da empresa, isso inclui o desenvolvimento de sistemas, implementação de novas tecnologias, segurança cibernética e gerenciamento da infraestrutura de TI.

CDAO (Chief Data & Analytics Officer)

Foco: combina dados e analytics para gerar valor estratégico.

Responsabilidades: supervisionar tanto a gestão de dados quanto a análise avançada, inclusive Big Data, Business Intelligence e Data Science. O(a) CDAO busca insights mais profundos a partir dos dados para impulsionar a tomada de decisão e a inovação.

4 motivos para a sua empresa ter um profissional CDO

Em uma era dominada pelos dados, ter uma pessoa Chief Data Officer não é mais uma aposta, mas sim uma necessidade estratégica para as empresas que desejam prosperar com tecnologia de maneira eficiente.

Além dos exemplos que já mencionamos durante este artigo, confira a seguir, as funções que se destacam em um(a) CDO e os motivos para ter esse tipo de cargo na sua empresa.

1. Transforma dados em insights

A pessoa que atua como CDO extrai insights valiosos dos dados da sua organização, revelando oportunidades ocultas, tendências de mercado e de comportamento de clientes. Com análises preditivas, antecipa cenários e ajuda a tomar decisões mais inteligentes e estratégicas.

2. Constrói uma cultura data-driven

Em uma empresa, o CDO é a pessoa que lidera a construção de uma cultura orientada a dados, em que todas as pessoas da organização compreendem a importância das informações e as utilizam para tomar decisões mais eficazes e prever tendências.

Além disso, esse cargo também promove a alfabetização de dados e incentiva o uso de ferramentas e plataformas de análise nos setores, para que todos os times tenham autonomia em relação aos seus próprios dados.

Leia também: A jornada para se tornar uma empresa data driven de sucesso

3. Protege a informação

Para a implementação de políticas e processos de segurança, que devem assegurar a privacidade e conformidade dos dados, o(a) chief data precisa garantir a coleta, o armazenamento e a utilização de forma ética e responsável.

4. Impulsiona a inovação

Por conta do seu conhecimento em dados e negócios, o(a) CDO identifica oportunidades para usar os dados na criação de novos produtos e serviços, na melhoria da experiência do cliente e na otimização de processos.

Atualmente, ele também promove a experimentação e a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning, para que seu negócio alcance novos resultados e se mantenha competitivo no mercado.

Como transformar uma pessoa colaboradora em um CDO?

Se na sua empresa você possui uma pessoa que se destaca por suas competências e que você acredita que, ao desenvolvê-la, ela pode se tornar CDO, saiba que transformar um colaborador ou colaboradora em CDO exige um investimento estratégico.

É um processo que requer tempo, planejamento e uma análise cuidadosa do potencial da pessoa colaboradora e das necessidades da empresa. Mas pode valer a pena, já que pode ser mais vantajoso desenvolver alguém de dentro do negócio do que buscar um novo talento que tenha todas as características necessárias.

Para este processo, é importante seguir alguns passos.

1. Identifique o potencial

Busque uma pessoa colaboradora com forte pensamento analítico, curiosidade em relação aos dados, boa comunicação e potencial de liderança. Observe se o colaborador ou colaboradora demonstra proatividade, capacidade de resolver problemas e interesse em aprender e se desenvolver.

Verifique se a pessoa possui conhecimentos básicos em áreas como banco de dados, análise de dados, estatística e ferramentas de Business Intelligence. Considerar suas habilidades de trabalho em equipe e gestão de conflitos também é importante.

Após analisar o perfil e as habilidades da pessoa colaboradora, identifique as lacunas de conhecimento e experiência que precisam ser preenchidas para que ela possa assumir o papel de CDO e sua empresa passe para a próxima etapa.

Leia também: Quais são os principais tipos de competência e como desenvolvê-los?

2. Invista em desenvolvimento

Crie um plano de estudos personalizado para a pessoa colaboradora, com foco em cursos, workshops, certificações e treinamentos em áreas como análise de dados, governança de dados e política da informação.

Ofereça oportunidades para que ela participe de projetos desafiadores, trabalhe com diferentes conjuntos de dados e interaja com outras áreas da empresa, como forma de aprendizado prático. E, se possível, proporcione mentorias com profissionais experientes que possam orientar e compartilhar seus conhecimentos.

3. Crie um plano de carreira

Defina um plano de carreira claro para o colaborador ou colaboradora, com metas e expectativas bem definidas. Mostre como a pessoa pode progredir na empresa e assumir responsabilidades cada vez maiores na área de dados.

Vale também promover a rotação da pessoa colaboradora por diferentes áreas da empresa, para que ela possa adquirir uma visão holística do negócio e entender como os dados são utilizados em cada área.

4. Cultura e ambiente de trabalho

Promova uma cultura de dados na empresa, valorizando o uso deles na tomada de decisão e no fomento da inovação. Isso permitirá que a pessoa colaboradora tome decisões e lidere iniciativas.

Por fim, quando os resultados chegarem, reconheça e recompense o profissional por seus esforços e suas contribuições para o negócio. Isso aumentará seu engajamento e, por consequência, sua vontade de crescer no cargo.

Caso esteja com dúvidas sobre quais formações promover, como treinar ou como ensinar as principais habilidades para profissionais Chief Data Officer em desenvolvimento, conte com o ecossistema Alura + FIAP Para Empresas e tenha uma parceria estratégica e educacional para desenvolver seus talentos. Entre em contato conosco e saiba mais!

Leia também: Como o futurismo pode ajudar as empresas a se manterem competitivas?

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=