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Não é mais novidade a importância de desenvolver pessoas colaboradoras como uma forma de garantir o futuro das empresas.
Mais do que desenvolver conhecimentos, é fundamental que as empresas mantenham suas equipes constantemente atualizadas.
Essa é, inclusive, uma estratégia para driblar os efeitos da crise macroeconômica do mercado de tecnologia e impulsionar os times rumo à eficiência operacional.
Nesse ponto, pode surgir uma questão importante: “mas, afinal de contas, como acelerar o aprendizado das pessoas colaboradoras”.
Para buscar essa resposta, o objetivo deste artigo é fornecer informações e estratégias práticas para que empresas possam acelerar o aprendizado das pessoas colaboradoras, aumentando a eficiência do treinamento e desenvolvimento e o engajamento no aprendizado.
Antes de mais nada, é importante ter em mente que não basta que as pessoas colaboradoras tenham acesso a todos os cursos e treinamentos possíveis. Elas precisam, de fato, participar e engajar para se desenvolverem.
Afinal de contas, quanto maior é o engajamento e a motivação, maior também é o esforço, a inspiração e o foco na resolução das atividades dos cursos.
O engajamento no aprendizado se materializa, portanto, pelo nível de participação e envolvimento com as atividades propostas. E representa tanto a quantidade quanto a qualidade do nível de participação das pessoas colaboradoras.
Nesse contexto, os principais obstáculos que podem dificultar o processo de aprendizado das pessoas colaboradoras são dificuldades que causam ou são causadas pela falta de engajamento, como:
Assim, identificar e superar esses obstáculos é o primeiro ponto para conseguir acelerar o aprendizado das pessoas colaboradoras.
Aqui estão algumas estratégias para acelerar o crescimento profissional dos times:
O plano de desenvolvimento individual (PDI) é uma forma de planejar ações para o desenvolvimento de competências e habilidades de pessoas.
Como se trata de um planejamento, é importante considerar metas a curto, a médio e a longo prazo e os caminhos práticos para alcançá-las.
No entanto, é importante ressaltar que o PDI deve levar em consideração as metas da organização e como elas dialogam com as metas individuais de cada pessoa colaboradora.
A partir disso, as pessoas e as lideranças devem analisar quais são os pontos fortes e os pontos fracos e quais competências pretendem desenvolver.
Além do mais, é essencial ter em mente que o PDI não compreende apenas as competências técnicas (Hard Skills), mas também o desenvolvimento de habilidades pessoais e relacionais (Soft Skills).
Depois disso, a partir do planejamento, é importante definir as metas individuais dentro de um plano de ação, como no exemplo a seguir:
Diante do planejamento e das metas individuais, as lideranças devem oferecer capacitações em Hard Skills.
Por exemplo, muitas vezes a empresa precisa acelerar o desenvolvimento de pessoas de Back-End em Front-End para facilitar o repasse de demandas entre os times.
Além do mais, as empresas também precisam oferecer as capacitações necessárias para desenvolver algumas Soft Skills importantes para as metas.
Então, por exemplo, para que uma pessoa colaboradora possa conduzir novos projetos dentro da equipe, às vezes é necessário desenvolver habilidades de liderança e comunicação.
Ainda, as lideranças devem construir programas de aceleração de competências. Um exemplo disso são os programas baseados em Cohort Based Learning. Ou seja, programas com prazos certos, além de entregas reais e compartilhamento de conhecimentos em grupo.
Os programas Cohort Based Learning são uma alternativa aos cursos online em massa (MOOC) e possuem maior engajamento e taxa de conclusão.
A grande diferença é que nos Cohort Based Learning as pessoas assistem às aulas em um grupo. Os estudantes, nesse caso, têm os mesmos cronogramas e prazos de aprendizado, ao invés de assistirem ao curso em seu próprio ritmo.
A proposta é que a atmosfera de grupos faz com que as pessoas se esforcem mais para acompanhar as aulas e as atividades.
Não é novidade que networking é importante. Isso serve para dentro e fora do time. Pessoas com funções diferentes podem (e, sobretudo, devem!) trocar conhecimentos constantemente.
Isso funciona não apenas para conhecer mais sobre o negócio, mas para conhecer as áreas que se relacionam entre si e analisar as entregas combinadas a partir de outras perspectivas diferentes.
Assim como em outras áreas, o uso de tecnologias funciona muito bem para acelerar o aprendizado, como, por exemplo, através de plataformas de e-learning, aplicativos móveis, realidade virtual, inteligência artificial e vídeos interativos.
Além de tornar o aprendizado mais dinâmico, essas soluções fazem com que o aprendizado se torne mais acessível e mais envolvente para as pessoas colaboradoras.
A mentoria é um recurso eficiente e de baixo custo de treinamento. Afinal de contas, é uma forma de integrar colaboradores mais antigos (ou mais seniores) aos novos e promover um ambiente de aprendizado personalizado.
Além do mais, é uma ferramenta eficiente para desenvolver habilidades específicas, porque as pessoas mentoras podem criar estratégias para focar em um único tipo de conhecimento.
No entanto, é fundamental que as pessoas mentoras sejam instruídas de forma adequada para que consiga ensinar e trocar experiências como esperado pela sua organização.
O termo “gamificar” vem de “game” e significa tornar processos mais atraentes por meio de mecanismos de jogos.
A gamificação é uma das estratégias que mais cresce na área de treinamento e desenvolvimento. E não é por menos
De fato, o uso de elementos de jogos — como desafios, recompensas e rankings, pode tornar o aprendizado mais divertido e motivador.
Ao participar de um treinamento gamificado, a pessoa colaboradora é constantemente motivada a se superar, avançar de nível e se preparar para eventualidades.
Além do mais, o microlearning (estratégia de aprendizagem através de conteúdos curtos e objetivos), bastante comum na gamificação, é uma ferramenta para otimizar o tempo de aprendizado e aumentar a retenção de informações.
De forma geral, storytelling é a habilidade de contar histórias através de uma narrativa mais elaborada e recursos audiovisuais.
O uso dessas narrativas mais envolventes e exemplos práticos pode tornar o conteúdo mais atrativo para as pessoas colaboradoras e facilitar a compreensão.
Além do mais, a aplicação dessas técnicas pode estimular a conexão emocional das pessoas colaboradoras com o conteúdo, tornando-o mais memorável.
Há uma grande discussão sobre o desenvolvimento de conhecimentos. No entanto, o conhecimento teórico, por si só, não é suficiente para acelerar o aprendizado.
Mais do que simplesmente aprender as teorias, é essencial que se coloque em prática e aprenda com as experiências.
Ou seja, não adianta fazer um curso e não aprender as coisas certas. Também não adianta aprender as coisas certas e não aplicá-las na prática. Tampouco faz sentido desenvolver uma competência teórica e prática nova se ela não é necessária para criar coisas novas ou contribuir para o crescimento.
É por isso que, além do treinamento e de cursos, é fundamental criar oportunidades para que as pessoas coloquem em prática o que aprenderam, por meio de projetos, simulações ou atividades práticas.
As atividades práticas solidificam o aprendizado e promovem a transferência de conhecimentos e habilidades para o ambiente de trabalho.
Segundo a pesquisa feita pela Alura Para Empresas e pela FIAP, para 33% das empresas, o maior desafio para o desenvolvimento de pessoas em tecnologia é o engajamento nas ações de treinamento.
Assim como outras estratégias das empresas, não existe uma receita mágica de sucesso para gerar engajamento nos programas de desenvolvimento das empresas.
No entanto, as soluções de treinamento e desenvolvimento oferecem diversos benefícios, especialmente por contemplarem todas as necessidades específicas para o sucesso da estratégia como, por exemplo:
Criação de planos de estudos personalizados considerando as particularidades e as necessidades da pessoa colaboradora e da empresa;
Acompanhamento do engajamento através da análise de dados e comportamentos;
Geração de relatórios para mensurar resultados;
Integração com outras plataformas, como o LMS ou LXP da empresa.
Nesse ponto, a Alura Para Empresas é a melhor plataforma de desenvolvimento em tecnologia.
Afinal de contas, compreende todos os requisitos necessários para potencializar o aprendizado dos talentos da empresa com soluções que vão ao encontro das necessidades de organizações de todos os portes.
Conheça alguns detalhes da Alura Para Empresas e descubra como podemos ajudar na capacitação dos talentos do seu time:
E na sua empresa, como está o aprendizado e o desenvolvimento das pessoas colaboradoras?
Agora que você já sabe mais sobre como acelerar o aprendizado, que tal promover uma capacitação de ponta em tecnologia? Fale conosco e conheça as soluções da Alura Para Empresas.
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