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Como gerenciar e delegar tarefas para as equipes

Athena Bastos

Athena Bastos


colaboradores em reunião ouvindo sua liderança

A gestão de pessoas é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. No mundo corporativo atual, o foco no bem-estar dos times deixou de ser apenas uma tendência e se tornou uma prioridade estratégica.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 87% dos líderes empresariais consideram o bem-estar dos colaboradores e colaboradoras uma questão essencial. Isso reflete a crescente percepção de que equipes saudáveis e satisfeitas não apenas melhoram o clima organizacional, mas também impulsionam a inovação, a produtividade e os resultados da empresa.

Assim, adotar práticas eficazes de gestão de pessoas envolve mais do que supervisionar tarefas: é sobre criar um ambiente que inspire confiança, inclusão e autonomia, o que permite que as pessoas resolvam problemas com mais proatividade.

Para saber mais sobre delegação de tarefas e como gerenciar pessoas, continue a leitura deste artigo e fique por dentro dos principais pilares e processos de um bom gerenciamento de times!

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas, em sua essência, vai muito além de “gerenciar” colaboradores e colaboradoras. É uma abordagem estratégica que coloca as pessoas no centro do sucesso da empresa.

Pense nisso como um conjunto de práticas e políticas que visam atrair e reter, desenvolver e motivar os talentos da sua organização. É como nutrir uma planta para que ela cresça forte e saudável, dando a ela as condições ideais para florescer.

Com um bom gerenciamento de pessoas, você terá uma equipe mais produtiva, inovadora e comprometida com os resultados da sua empresa. E isso, no final das contas, se traduz em mais sucesso e lucratividade para o seu negócio.

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Pilares da gestão de pessoas

Para construir uma gestão de pessoas sólida, precisamos nos apoiar em seus pilares. Neste caso, podemos destacar cinco aspectos principais, que mencionaremos a seguir.

Liderança

Uma liderança preparada é fundamental para inspirar, motivar e guiar as equipes. Pessoas líderes devem ser capazes de comunicar aos times a visão da empresa, definir metas claras, delegar responsabilidades e fornecer feedbacks construtivos.

Mais do que “chefes”, as pessoas devem atuar como mentoras, o que significa incentivar o crescimento e desenvolvimento de cada colaborador ou colaboradora. Por isso, a liderança precisa ser atuante, presente e próxima das equipes — o que ajuda na construção de um ambiente de confiança e colaboração.

Comunicação

Uma comunicação transparente e aberta é crucial para o bom funcionamento de qualquer organização. É preciso estabelecer canais eficientes, que permitam o fluxo livre de informações entre todos os níveis hierárquicos.

A comunicação deve ser clara, objetiva e respeitosa, para promover o diálogo, a troca de ideias e, principalmente, o bem-estar das pessoas. Ouvir os times, entender suas necessidades e fazer as mudanças necessárias são elementos-chave para uma comunicação eficaz.

Leia também: Soft Skills — 3 dicas para a comunicação corporativa

Treinamento e desenvolvimento

Investir no desenvolvimento das pessoas colaboradoras é essencial para que elas possam aprimorar suas habilidades, adquirir novos conhecimentos e alcançar seu potencial até se tornarem profissionais T-Shaped.

Para isso, oferecer programas de treinamento, cursos, workshops e mentorias demonstra o compromisso da empresa com o crescimento profissional de seus times. Além disso, o aprendizado contínuo garante uma equipe mais qualificada, motivada e preparada para os desafios do mercado.

Trabalho em equipe

Promover a colaboração e o trabalho em equipe é fundamental para criar um ambiente de trabalho produtivo. É preciso incentivar a interação entre os colaboradores e colaboradoras, estimular a troca de experiências, além de construir uma cultura organizacional de união e apoio mútuo.

Lembre-se que, quando as pessoas trabalham juntas em harmonia e se sentem incluídas no processo, ao compartilhar ideias e buscar soluções em conjunto, os resultados são potencializados, já que diversos pontos de vistas e cenários podem ser considerados.

Leia também: Qual a importância de uma equipe multidisciplinar nas empresas?

Processos claros

Ter processos claros e bem definidos é essencial para garantir a eficiência e a organização. Isso inclui desde o recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho e a gestão de benefícios. Assim as pessoas ficam cientes do que precisam fazer para que determinadas ações aconteçam, como a conquista de promoções e progressões salariais.

Vale destacar que os pilares que mencionamos aqui devem se complementar. Ao investir em cada um deles, a liderança da sua empresa construirá uma base sólida para a gestão de pessoas, o que criará um ambiente de trabalho mais engajador e produtivo para todas as pessoas.

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Como delegar tarefas? Confira 5 passos

Delegar tarefas é uma ação essencial para qualquer liderança que busca otimizar o tempo, gerenciar as pessoas e impulsionar os resultados da empresa. Mas não se trata apenas de distribuir atividades, exige estratégia e atenção.

Para te ajudar nessa missão, confira 5 passos para delegar tarefas de forma eficaz.

1. Planejamento estratégico

Comece com clareza! Determine exatamente o que precisa ser feito, qual o objetivo da tarefa e os resultados esperados. Assim, será mais fácil de analisar as habilidades, experiências e a disponibilidade de cada membro da equipe para entender qual será o seu papel no projeto.

Além disso, com o planejamento, todas as pessoas envolvidas ficam cientes sobre prazos, etapas e outras informações necessárias para que o trabalho seja concluído. Ou seja, são minimizadas as chances de erros e falhas de comunicação.

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2. Comunicação clara e objetiva

Forneça instruções objetivas e completas sobre como a tarefa deve ser realizada. Se necessário, utilize recursos visuais, exemplos ou demonstrações para facilitar a comunicação. Também é importante deixar claro que você está disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte durante o processo.

Esse tipo de comunicação, além de deixar todas as pessoas alinhadas, também pode ser usado como forma de integrar as equipes e mostrar que a empresa se preocupa com cada membro e seu respectivo papel no time.

3. Delegação com autonomia

Se você quer que seus colaboradores e colaboradoras sejam criativos e engajados, dê às pessoas autonomia e flexibilidade. Vale reforçar a relevância deste ponto, mostrado pelo estudo da Microsoft, o qual revelou que 72% das pessoas consideram a flexibilidade um fator importante na escolha de um emprego.

Este dado mostra que pessoas que percebem confiança por parte da liderança e recebem maior autonomia, tendem a sentir-se mais à vontade para tomar decisões e resolver problemas por conta própria, dentro dos limites estabelecidos — o que é altamente benéfico para organizações que buscam promover a inovação em seus processos.

4. Acompanhamento e feedback

Com as tarefas em andamento, é essencial que a liderança da sua empresa acompanhe o status de todas as etapas do processo, mas sem interferir diretamente, apenas orientando os membros da equipe.

Isso pode ser feito por meio de feedbacks conjuntos, reuniões 1:1, entre outras formas em que a gestão possa passar os pontos positivos e apontar os que podem ser melhorados para cada colaborador e colaboradora.

E não esqueça de valorizar o esforço e o bom desempenho das pessoas, celebrar os sucessos e reforçar a importância da sua contribuição. Isso só agrega no engajamento e na confiança dos times.

5. Aprimoramento contínuo

Por fim, após a conclusão do projeto, avalie o processo de delegação de tarefas como um todo. Identifique os pontos fortes e os que podem ser melhorados para as próximas vezes.

Vale também conversar com as pessoas participantes para pedir feedback sobre o processo. Isso te dará outro ponto de vista sobre as suas ações e pode te ajudar a aprimorar as habilidades de liderança da sua empresa.

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Tire suas dúvidas sobre como gerenciar pessoas colaboradoras

O gerenciamento de pessoas inclui muitos aspectos, como os que mencionamos no decorrer do texto. Por conta disso, é normal surgirem dúvidas relacionadas ao tema. E, para te deixar por dentro do assunto, respondemos a seguir, alguns dos questionamentos mais frequentes. Confira!

1. “Como motivar as equipes da minha empresa?”

A motivação é um fator individual e depende de diversos aspectos. Algumas pessoas preferem ser motivadas com reconhecimentos dentro da empresa, já outras priorizam um bônus monetário. Porém, no geral, algumas ações podem ajudar a deixar as pessoas mais engajadas.

  • Reconhecimento: valorize o trabalho da equipe e reconheça seus esforços e conquistas, tanto individualmente quanto em grupo.

  • Propósito: mostre como o trabalho de cada pessoa impacta os resultados da empresa e contribui para algo maior. Assim, ela saberá como seu trabalho é importante.

  • Autonomia e responsabilidade: dê liberdade para as pessoas tomarem decisões e se responsabilizem por suas tarefas.

  • Desenvolvimento: ofereça oportunidades de crescimento profissional e forneça meios para isso, como treinamentos, cursos e mentorias.

  • Ambiente de trabalho positivo: crie um ambiente de trabalho respeitoso e colaborativo, ou seja, um lugar que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas ideias.

2. “Quais são as principais características de um feedback construtivo?”

Como mencionamos, criar uma cultura de feedback é benéfico tanto para a empresa mostrar as melhorias e os pontos de atenção para as pessoas colaboradoras, como para as organizações poderem usar dessa ferramenta para entender se o gerenciamento de pessoas está indo bem.

Então, de forma geral, para fazer um feedback construtivo, é necessário seguir alguns pontos, conforme listamos a seguir.

  • Objetividade: o feedback deve se concentrar em comportamentos observáveis, resultados concretos e situações específicas, e evitar opiniões pessoais ou julgamentos subjetivos. Além disso, utilize uma linguagem clara, objetiva e direta, sem rodeios ou ambiguidades. A mensagem deve ser facilmente compreendida por quem a recebe.

  • Foco no desenvolvimento: a crítica deve ser acompanhada de sugestões e orientações para o futuro. Então, reconheça os pontos fortes e aspectos positivos do desempenho da pessoa, antes de abordar os pontos a serem melhorados.

  • Comunicação eficaz: se atente ao que as pessoas têm a dizer, demonstrando interesse em compreender seu ponto de vista e suas dificuldades. Coloque-se no lugar dela, pois isso te ajudará a entender suas emoções e reações.

  • Respeito: mantenha um tom respeitoso e profissional durante toda a conversa, mesmo ao abordar assuntos delicados. Além disso, procure um ambiente privado e sem interrupções para a conversa.

  • Ação e acompanhamento: é importante ajudar a pessoa a criar um plano de ação para colocar em prática as sugestões de melhoria. Depois, acompanhe o progresso e ofereça suporte contínuo — e não esqueça de reforçar os seus avanços.

3. “Como gerenciar conflitos na equipe?”

Conflitos são situações inevitáveis ​​em qualquer equipe, mas, quando gerenciados de forma positiva pela liderança, podem até fortalecer os relacionamentos e melhorar os processos internos.

O primeiro passo para lidar com esses desafios é incentivar uma comunicação aberta, ao criar um espaço onde as pessoas envolvidas possam expressar seus pontos de vista de maneira respeitosa. A imparcialidade também é fundamental: manter uma postura neutra e buscar soluções que sejam justas para todos os lados envolvidos.

Além disso, o foco deve estar sempre na solução do problema, ou seja, evite a atribuição de culpas, o que pode agravar a discussão. Quando necessário, atue como mediador(a) e facilite o diálogo.

4. “Como promover a inclusão no ambiente de trabalho?”

Diversidade e inclusão são pilares fundamentais para construir um ambiente de trabalho justo, inovador e colaborativo. Para promovê-las, é essencial adotar ações práticas e significativas.

No processo de recrutamento e seleção, por exemplo, busque entrevistar pessoas candidatas de diferentes origens, perfis e experiências.Isso não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também agrega perspectivas únicas que podem contribuir para o negócio.

Além disso, invista em treinamentos e cursos voltados para o desenvolvimento de toda a equipe. Esse tipo de iniciativa, além de promover mais conhecimento para as pessoas em suas funções, demonstra como a empresa valoriza o crescimento e o sucesso profissional de suas equipes.

Para proporcionar os melhores cursos e treinamentos para as pessoas colaboradoras da sua empresa, você pode contar com a Alura + FIAP Para Empresas.

Contamos com um ecossistema completo e profissionais especialistas, que podem auxiliar a sua organização a criar uma estratégia de treinamento que vai auxiliar as lideranças e pessoas colaboradoras a alcançar os melhores resultados.

Entre em contato conosco e saiba mais!

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Athena Bastos
Athena Bastos

Coordenadora de Comunicação da Alura + FIAP Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Digital Data Marketing pela FIAP. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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