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Para solucionar problemas referentes à felicidade no trabalho, à motivação e à produtividade, muitas empresas estão olhando mais para o desenvolvimento humano.
Inclusive, através de uma área específica dentro do RH: o Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
Diante do superaquecimento dos mercados, especialmente da área da tecnologia, a área de DHO é fundamental para pensar em inovação, produtividade e retenção de talentos.
O objetivo deste artigo, portanto, é explorar essa área como um setor estratégico para as organizações, principalmente no ramo de tecnologia, abordando os principais conceitos do DHO: o que é, pilares, qual a sua importância e muito mais.
O termo DHO é a sigla para Desenvolvimento Humano e Organizacional, uma área que integra práticas de recursos humanos e estratégias organizacionais, como recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento de competências, gestão de desempenho, cultura organizacional e bem-estar das pessoas colaboradoras.
O conceito de DHO surgiu da evolução das práticas de Recursos Humanos (RH), que inicialmente focavam em funções administrativas, como contratação e pagamento de salários.
Com o tempo, a compreensão de que os funcionários e funcionárias são ativos estratégicos para o sucesso da organização, levou à necessidade de uma abordagem que considera não apenas as necessidades operacionais da empresa, mas também o desenvolvimento contínuo das pessoas.
O Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) é um dos subsistemas do RH, responsável pelas estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas colaboradoras.
Ou seja, é uma das áreas específicas do RH que tem como objetivo contribuir para a valorização das pessoas colaboradoras e o aperfeiçoamento de suas competências.
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Em seu livro “Recursos Humanos: o capital humano das organizações”, Idalberto Chiavenato, apresentou um panorama sobre os processos de desenvolvimento de talentos – do qual o DHO é responsável:
“Os processos de desenvolvimento de talentos envolvem as atividades de treinamento, desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento organizacional. Representam os investimentos efetuados pela organização em conjunto com seus talentos, no sentido de incrementar a aprendizagem organizacional e o conhecimento corporativo. No fundo, pretende aumentar o capital humano e incrementar as competências organizacionais na busca de vantagens competitivas para o negócio.”,
Por muito tempo, as preocupações do setor de Recursos Humanos se destinavam exclusivamente aos processos de recrutamento e à gestão de recursos humanos.
No entanto, ao longo das últimas décadas, o RH passou por grandes mudanças. Além do que já fazia, essa área também passou a ser um ramo extremamente importante para o desenvolvimento das pessoas colaboradoras e, por consequência, para as metas estratégicas da empresa.
Então, o que é DHO em RH? A área de DHO – cujo objetivo é atuar no desenvolvimento das pessoas colaboradoras, se tornou um subsistema de RH. Ou seja, uma área específica dentro do RH.
Algumas empresas, contudo, já optaram por ter uma área exclusiva para o desenvolvimento de pessoas. Mesmo assim, o DHO mantém um diálogo contínuo com os assuntos de RH.
Vimos acima, o que é DHO no RH e qual a relação entre essas áreas tão próximas, relacionadas à gestão de pessoas. Contudo, é importante compreender também suas principais diferenças, visto que elas possuem focos e abordagens diferentes.
O RH engloba diversas atividades relacionadas à gestão e administração de pessoas em uma empresa, e tem como principais responsabilidades: recrutamento e seleção de talentos, administração de benefícios e folha de pagamento, gestão de desempenho, políticas e práticas trabalhistas, relações sindicais, entre outras.
Dessa forma, o foco do RH é mais voltado para aspectos burocráticos, processos administrativos, cumprimento de regulamentações trabalhistas e gestão dos aspectos formais do emprego.
Já o DHO é mais focado no desenvolvimento das pessoas e no fortalecimento da organização como um todo, pois busca promover o crescimento e o aprimoramento das pessoas colaboradoras, bem como a melhoria do desempenho e da eficácia organizacional.
As atividades de DHO visam identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento, planejar e implementar programas de capacitação, gestão de mudanças, avaliação de desempenho, desenvolvimento de estratégias para promover a cultura organizacional, clima e engajamento das pessoas. Assim, o DHO visa criar um ambiente propício ao desenvolvimento das pessoas, alinhando-as aos objetivos e estratégias da organização.
Considerando o que é DHO, que vimos há pouco, podemos definir que o setor é responsável por dois pontos estratégicos na carreira das pessoas colaboradoras: em primeiro lugar, mantê-las motivadas e, ao mesmo tempo, prepará-las para auxiliar no crescimento da empresa.
O especialista Josh Bersin, em seu Guia Definitivo para o Aprendizado, afirmou que “cuidar da carreira das pessoas começa com o cuidado com o desenvolvimento de suas habilidades”.
Nesse ponto, o DHO compreende a valorização e o desenvolvimento das pessoas colaboradoras em um contexto abrangente, que envolve seus aspectos sociais, emocionais e racionais.
Ou seja, além do aperfeiçoamento e da capacitação profissional em si, o DHO também promove ações que visam o bem-estar das pessoas colaboradoras.
Em contrapartida, as empresas ganham em qualificação e inovação para continuar crescendo dentro de seu segmento de atuação, além de atrair e reter seus talentos.
É por isso que grande parte do trabalho do DHO é identificar quais são as capacitações necessárias para o desenvolvimento das pessoas colaboradoras, quais são as questões problemáticas e como resolvê-las.
É importante pensar que as qualificações nem sempre se resumem às habilidades técnicas ou Hard Skills, mas também às competências comportamentais que podem contribuir para a atuação profissional (Soft Skills).
Um exemplo disso são treinamentos e estratégias de educação corporativa para desenvolver habilidades de liderança ou comunicação não-violenta.
O primeiro ponto para compreender a importância do DHO é entender que desenvolver pessoas é mais do que um benefício individual.
É, ao contrário, uma estratégia de impacto significativo na empresa, especialmente se pensarmos em um mercado superaquecido como a área da tecnologia.
Não por menos, um relatório recente do LinkedIn apontou o desenvolvimento de pessoas como uma urgência na área de tecnologia:
"[...] um investimento em habilidades é um seguro obrigatório contra a irrelevância e um poderoso motor para o sucesso futuro. [...] a maioria dos profissionais de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) classificam a qualificação e a requalificação como sua prioridade mais urgente. Quase dois terços dizem que o T&D não é mais um “bom de se ter”, mas sim uma força motriz para a transformação."
Afinal de contas, o desenvolvimento de pessoas envolve a estratégia da empresa em dois níveis diferentes: primeiro, em relação à inovação e à produtividade; e, em seguida, à atração e retenção de talentos.
Em primeiro lugar, na medida que expandem seus conhecimentos, as pessoas tendem a ficar mais inovadoras e mais produtivas. Como consequência disso, o desenvolvimento de pessoas também promove o crescimento corporativo.
Inclusive, se você se interessa por DHO, fique por dentro dos conceitos de Reskilling e Upskilling.
Além do mais, o foco no desenvolvimento das pessoas também é uma forma de lidar com a escassez de talentos (principalmente na área de tecnologia), que Josh Bersin costuma chamar de “crise de talentos”.
Ou seja, também ajuda na retenção de talentos. A falta de desenvolvimento é, para 41% das pessoas, um dos principais motivos para deixar um emprego, segundo a pesquisa da McKinsey & Company.
Confira abaixo, quais os pilares do DHO:
O plano de carreira é a estrutura que define os requisitos (tanto habilidades quanto competências) para alcançar novas posições hierárquicas dentro da empresa.
Sendo assim, a elaboração de um plano de carreira é fundamental para o DHO, porque funciona como um mapa que mostra o que as pessoas precisam fazer para crescerem em suas funções.
A pesquisa FIA Employee Experience, da Fundação Instituto Administração (FIA), constatou que, para 37% das pessoas entrevistadas, a chance de crescimento de carreira na empresa é a principal motivação nas suas escolhas profissionais.
As estratégias de Treinamento e Desenvolvimento vão além de preparar pessoas para processos internos. Esta também é uma das funções, mas não é a única.
Além disso, a área de T&D também tem um papel estratégico para a retenção de talentos, ao fomentar o aprendizado desejado pelas pessoas colaboradoras.
Afinal de contas, mais do que uma necessidade profissional, o aprendizado também é uma resposta aos desejos individuais das pessoas.
Como parte da própria estratégia de treinamento e desenvolvimento das pessoas, o DHO também precisa promover a gestão de competências.
Ou seja, ele precisa analisar quais as necessidades da empresa ao nível de educação corporativa e quais as melhorias em gestão do conhecimento.
Para isso, o DHO deve considerar três aspectos relevantes:
A estratégia de DHO também precisa se alinhar à própria cultura organizacional, que deve ser compatível aos valores e a missão da empresa.
Isto é, todo o conjunto de valores, crenças, pressupostos, ações de uma empresa na condução de suas atividades – que são elementos que movem o dia a dia de uma organização.
Assim como o desenvolvimento, a cultura organizacional é um fator determinante, sobretudo, para um mercado de trabalho concorrido.
Em português, Employee Experience significa experiência da pessoa colaboradora. Ou seja, é o sentimento que as pessoas desenvolvem em relação à empresa durante o período em que estão trabalhando.
Diferente do clima organizacional que é coletivo, o Employee Experience se refere à percepção individual da pessoa sobre alguns fatores:
As ferramentas de DHO compreendem soluções tecnológicas tanto para a avaliação da cultura e do clima organizacional, quanto para o mapeamento das competências das pessoas colaboradoras (como nas próprias avaliações de desempenho).
Além do mais, o DHO também utiliza ferramentas para treinamento e desenvolvimento, principalmente nas estratégias de educação corporativa, como LMS, LXP e outras plataformas de ensino EAD.
Como você já viu, o DHO promove muitos benefícios para a empresa. Aqui estão as principais vantagens de adotá-lo:
Na área de tecnologia, especialmente do superaquecimento do mercado, o papel do DHO é fundamental em três níveis diferentes: na cultura organizacional, na percepção individual das pessoas colaboradoras e nos resultados da empresa.
Em primeiro lugar, as estratégias de DHO melhoram o clima organizacional e o employer branding, essenciais para a atração de talentos.
Além disso, a noção individual de possibilidade de crescimento dentro da empresa, promove a satisfação e a felicidade das pessoas colaboradoras ao nível individual. O resultado disso é a retenção de talentos e, consequentemente, a diminuição da taxa de turnover.
Por fim, a qualificação e o desenvolvimento das pessoas colaboradoras também reflete no aumento de inovação e produtividade, que são fundamentais para os resultados das empresas de tecnologia.
Uma pessoa Analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) é responsável por diversas atividades dentro de uma empresa. Uma vez que o setor de DHO tem como objetivo principal cuidar do capital humano da empresa, buscando seu desenvolvimento e aprimoramento, é importante contar com uma pessoa especialista no setor.
Seu papel pode variar conforme a empresa e suas necessidades específicas. Contudo, listamos a seguir o que faz um especialista em DHO, elencando algumas de suas principais responsabilidades:
Vale lembrar que essas são apenas algumas das atividades de uma pessoa Analista de DHO, pois seu papel pode variar conforme o tamanho da empresa, sua cultura organizacional e as demandas específicas do negócio.
Os salários de profissionais da área de DHO podem variar significativamente conforme a localização geográfica, nível de experiência, tamanho e setor da empresa, entre outros fatores.
No entanto, segundo sites de pesquisa salarial e consultorias especializadas, como o Glassdoor, a remuneração média de profissionais de DHO varia conforme o cargo ocupado e o nível de experiência (como coordenador de DHO, gerente de DHO, analista, etc.).
A estimativa salarial média para profissionais de DHO no Brasil é de R$ 4.076/mês, podendo variar entre R$ 3.863 /mês para analistas, a R$ 7.300 /mês para analista sênior.
Para se tornar uma pessoa profissional em Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), existem algumas etapas que você pode seguir:
O desenvolvimento profissional em DHO, assim como nas demais áreas com grande demanda no mercado, é um processo contínuo. A experiência prática, o networking e o desenvolvimento contínuo, são fundamentais para se profissionalizar no setor.
O curso de formação em Desenvolvimento Humano Organizacional, da Alura, é um guia de aprendizado e aprimoramento para a adoção de práticas que valorizem as pessoas colaboradoras.
Se você atua ou deseja atuar em áreas de gestão de pessoas e recursos humanos, terá acesso a teorias e práticas que te auxiliarão na sua atuação no mercado de trabalho. Conheça outros Cursos da Escola de Inovação & Gestão da Alura e conheça também os cursos da Alura Para Empresas.
Vimos até aqui os principais conceitos do DHO: o que significa, qual o papel do setor e como ele é importante para o sucesso de qualquer organização. Se você ainda tem alguma dúvida, confira a seguir algumas perguntas frequentes sobre o assunto!
DHO é a sigla para Desenvolvimento Humano e Organizacional. Como vimos, é um setor que visa cuidar do desenvolvimento e gerenciamento de pessoal, promovendo o crescimento e o bem-estar tanto das pessoas colaboradoras quanto da organização como um todo.
Para compreender melhor o setor, é importante entender que o Desenvolvimento Humano refere-se às estratégias, práticas e iniciativas utilizadas para desenvolver o potencial das pessoas, oferecendo oportunidades de aprendizado, crescimento profissional, aprimoramento de habilidades e desenvolvimento de competências.
Já o Desenvolvimento Organizacional refere-se às práticas voltadas para o aprimoramento e fortalecimento da organização como um todo. Isso inclui a implementação de mudanças organizacionais, melhoria do clima e cultura organizacional, gestão de talentos, planejamento estratégico, gestão de mudanças, entre outros aspectos que visam otimizar o desempenho e a eficácia da empresa.
Dessa forma, o DHO engloba diversas atividades e responsabilidades relacionadas à gestão de pessoas e ao desenvolvimento organizacional, buscando criar um ambiente propício ao crescimento, satisfação e engajamento dos colaboradores, contribuindo para o alcance dos objetivos da empresa.
Uma entrevista com DHO é uma interação conduzida por uma pessoa especialista na área, com diferentes finalidades, que podem ser: seleção de talentos, avaliação de desempenho ou diagnóstico organizacional.
Assim, a entrevista conduzida por profissionais da área de DHO, podem ser realizadas para avaliar os candidatos e candidatas a uma vaga para determinado cargo; avaliar o desempenho dos colaboradores e colaboradoras ou coletar informações sobre o clima e as necessidades da organização.
Esse processo visa de avaliar competências e obter insights para a tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento das pessoas dentro da empresa.
Uma pessoa profissional que atua como assistente de DHO, pode ganhar uma média de R$ 2.180 /mês no Brasil, conforme dados da Glassdoor.
Profissionais que atuam na supervisão de um setor de DHO desempenham um papel fundamental na coordenação, gerenciamento e liderança das atividades relacionadas ao desenvolvimento das pessoas e ao fortalecimento organizacional em uma empresa.
Um supervisor ou supervisora de DHO trabalha em estreita colaboração com a equipe do setor, seja na gestão ou nas áreas operacionais, visando promover um ambiente de trabalho produtivo, engajado e de desenvolvimento contínuo.
Suas principais responsabilidades podem incluir: supervisionar as equipes, realizar o planejamento estratégico, coordenar programas de desenvolvimento, prestar aconselhamento e suporte para profissionais da empresa, além de avaliar e mensurar os resultados da organização.
A escolha entre implementar o DHO através de uma consultoria externa ou utilizando recursos próprios da empresa depende de diversos fatores.
A consultoria externa traz expertise especializada, uma perspectiva imparcial, rapidez na implementação e foco em resultados. No entanto, pode ser cara, criar dependência externa e enfrentar desafios de integração cultural.
Por outro lado, utilizar recursos próprios aproveita o conhecimento interno, reduz custos, garante continuidade e aumenta o engajamento dos colaboradores. Porém, pode haver limitações de capacidade e experiência, maior demanda de tempo e recursos, além de uma visão mais limitada.
Uma abordagem híbrida entre a consultoria externa e a implementação interna, pode ser uma excelente opção, por proporcionar o melhor de ambos os métodos.
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