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Feedback para gestores: qual é a importância para o profissional e para a empresa?

Athena Bastos

Athena Bastos


lideranças conversando

No ambiente corporativo, o feedback se tornou uma ferramenta fundamental para o crescimento profissional e pessoal de que faz parte de uma empresa. Neste cenário, o feedback de liderança para liderança, ou seja, o feedback entre pares, ganha destaque por oferecer uma perspectiva única e valiosa, mas também desafiadora.

Bill Pullen — coach de ensino, desenvolvimento organizacional, diversidade, equidade e inclusão —, destaca em seu depoimento publicado no portal Cultivating Leadership: “Como líderes, quando modelamos uma resposta saudável ao feedback, criamos uma cultura onde os outros se sentem seguros para fazer o mesmo. Ao promover um ambiente onde a aprendizagem e o desenvolvimento são priorizados, as pessoas se sentem valorizadas por sua disposição de se esforçar e melhorar.” Essa afirmação ressalta a importância de líderes não receberem o feedback como uma crítica pessoal, mas como uma oportunidade de promover melhorias em sua gestão e cultivar um ambiente onde essa avaliação é encarada como uma forma de crescimento para todas as pessoas da equipe.

Com base nisso, neste artigo, saberemos mais sobre a importância do feedback para gestores e gestoras, vamos conferir exemplos de comunicação clara, além de conhecer o melhor método de avaliação para as lideranças.

O que é feedback?

Antes de nos aprofundarmos sobre como dar um feedback para o gestor ou gestora, é preciso que o conceito sobre feedback esteja claro para os próximos passos.

O termo em inglês, feedback, pode ser traduzido para o português como resposta ou avaliação que alguém recebe sobre seu desempenho, comportamento ou trabalho, podendo ser positivo ou construtivo/corretivo.

Esse tipo de avaliação serve para orientar melhorias, reforçar acertos e promover o crescimento pessoal ou profissional de alguém. Por isso, quando bem aplicado, é uma ferramenta poderosa de comunicação, pois ajuda a alinhar expectativas e aprimorar resultados dentro de uma empresa.

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A importância do feedback para o gestor ou a gestora

É fato que o feedback é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer profissional, e para gestores e gestoras, seu impacto é ainda mais significativo. Isso porque os cargos de liderança exigem constante aprimoramento, mesmo que o(a) profissional esteja atuando há anos no mercado, uma visão externa sobre seu desempenho pode proporcionar insights valiosos para melhorar seu desempenho.

Nesse sentido, para um gestor ou gestora, o feedback bem estruturado auxilia na identificação de pontos fortes e oportunidades de crescimento. Ele também contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais colaborativo, no qual a comunicação é aberta e transparente. Além disso, ao receber feedback regularmente, a pessoa gestora consegue alinhar melhor suas estratégias às expectativas da equipe e da organização.

Como é possível perceber, o impacto do feedback para líderes vai além do crescimento individual. Uma boa liderança que está disposta a ouvir e aprimorar sua gestão cria um efeito positivo sobre toda a equipe, ao se tornar um exemplo e incentivar um ambiente de aprendizado contínuo.

Por fim, vale dizer que o feedback para gestores(as) pode (e deve) vir de diferentes perspectivas dentro da organização, ou seja, tanto de pessoas colaboradoras como lideranças superiores e c-levels. Isso garante uma visão mais ampla de sua atuação, o que permite uma reflexão das suas ações do ponto de vista de diferentes níveis da empresa.

Leia também: Como se tornar uma liderança inspiradora no mercado de tecnologia?

Tipos de feedbacks

Existem diversos tipos de feedback, cada um com suas particularidades e aplicações. A seguir, confira três dos principais formatos e reflita sobre quais métodos fazem mais sentido em relação à cultura organizacional da sua empresa.

  • Feedback 360°: é um dos tipos mais abrangentes e completos. Ele envolve a coleta de feedback de diversas fontes, como membros superiores da equipe, pessoas funcionárias, colegas, clientes e até mesmo a autoavaliação. Assim, o feedback 360 traz uma abordagem multifacetada que oferece uma visão holística do desempenho e das habilidades de uma pessoa, o que permite identificar tanto os pontos fortes quanto as áreas que precisam de maior desenvolvimento.

  • Feedback 1x1: conversa individual entre duas pessoas. É uma oportunidade para discutir o desempenho, as metas e o desenvolvimento. O feedback 1x1 pode ser tanto formal, como parte de uma avaliação de desempenho, quanto informal, como uma conversa regular sobre o progresso e os desafios do(a) profissional.

  • Feedback em tempo real: essa avaliação é dada logo após a ocorrência de um evento ou comportamento. Ele é especialmente útil para reforçar comportamentos positivos ou corrigir ações inadequadas de forma imediata.

Desafios e abordagens na comunicação do feedback para líderes

Dar feedback para líderes é um processo essencial, mas desafiador. A maneira como essa comunicação é feita pode influenciar diretamente na eficácia da liderança e no desenvolvimento organizacional.

Com isso, um dos principais desafios é garantir que o feedback seja significativo e verdadeiramente útil, para adotar melhorias reais a partir dele. Segundo artigo da Gallup, insistir nos erros anteriores de uma pessoa líder não é nada motivador. Portanto, focar em ajustes e novas oportunidades é fundamental para um feedback eficaz.

Neste sentido, a seguir, você confere alguns exemplos de abordagens sobre como se comunicar de maneira eficiente, de liderança para liderança, para evitar situações que possam gerar desentendimentos e desengajamento.

Feedback positivo

O feedback positivo fortalece comportamentos desejáveis e promove um ambiente de confiança e motivação.

❌ Como não falar: “Parabéns pelo projeto, mas você sempre faz isso bem, então já era esperado.” ✔️ Como falar: “Fiquei impressionado(a) com a maneira como você fomentou a colaboração dentro da sua equipe. Sua comunicação aberta criou um ambiente onde os membros do time se sentem valorizados.”

Feedback construtivo

Com o objetivo de aprimorar pontos de melhoria, o feedback construtivo é essencial para o crescimento profissional.

Como não falar: “Você precisa melhorar sua comunicação, pois ninguém entende suas explicações.”

✔️ Como falar: “Notei que algumas pessoas do seu time não entendem suas opiniões. É interessante pensar em outras abordagens e perspectivas para que todos tenham a mesma compreensão.”

Leia também: Qual a importância de uma equipe multidisciplinar nas empresas?

Feedback de desenvolvimento

Este tipo de feedback é voltado para o crescimento futuro e aprimoramento de habilidades, sejam Hard Skills ou Soft Skills.

Como não falar: “Se você não aprender a usar essa ferramenta, nunca será promovido(a).”

✔️ Como falar: “Seu domínio sobre as operações é forte, mas aprender essa nova ferramenta pode melhorar seu desempenho.”

Feedback baseado em reconhecimento

Celebrar conquistas e reforçar atitudes positivas motiva os gestores e gestoras, além de suas equipes.

Como não falar: “Bom trabalho, mas isso era o mínimo esperado de você.”

✔️ Como falar: “Sua liderança no projeto recente foi excepcional. Sua coordenação garantiu que tudo fosse concluído com sucesso. Parabéns!”

Feedback situacional

Adaptado a eventos específicos, esse feedback fornece insights direcionados a uma ação ou acontecimento no ambiente profissional.

Como não falar: “Na última crise, você demorou demais para agir e complicou a situação.”

✔️ Como falar: “Durante a queda do sistema, sua calma e raciocínio rápido garantiram que a equipe permanecesse focada. Mas, talvez, com uma abordagem mais ágil, o problema teria se resolvido mais rápido.”

Feedback orientado para o futuro

Focar no desenvolvimento contínuo dos gestores e gestoras é essencial para o sucesso organizacional. Por isso, como já mencionamos, o ideal é sempre pensar no futuro próspero.

Como não falar: “Se você não começar a pensar na expansão da empresa, não terá futuro aqui.”

✔️ Como falar: “Com a meta da empresa de expandir para novos mercados, desenvolver conexões estratégicas será essencial para o nosso crescimento.”

Como fazer um feedback para gestores: passo a passo

Após entender os principais conceitos para realizar um feedback de liderança para liderança de forma assertiva, agora vamos conferir um pequeno guia prático, dividido em duas partes, que visa dar dicas de como fazer um feedback tanto negativo quanto positivo.

Como dar um feedback negativo

Se você ainda possui receios sobre como dar feedback para o gestor ou a gestora de forma negativa, saiba que o segredo é sempre manter o respeito e focar nas soluções. Você pode seguir os passos abaixo.

1. Prepare-se

Como liderança, reflita sobre as ações específicas que você deseja abordar no feedback. Tenha clareza sobre o impacto desse comportamento em você, na equipe e nos resultados da empresa — se possível, com dados e informações sólidas.

Depois, escolha um momento oportuno e um local privado onde você e o(a) gestor(a) se sintam confortáveis para conversar abertamente.

2. Inicie a conversa

Comece a conversa de forma clara e respeitosa, e explique que deseja compartilhar um feedback construtivo. Descreva o comportamento específico no qual você observou a ação negativa e o impacto que ela teve.

A dica neste momento, é não fazer generalizações ou comparações com outras pessoas líderes da empresa. Isso porque pode gerar desconforto e uma certa competitividade entre os(as) profissionais — o que não é nada benéfico para a cultura organizacional.

Leia também: Como melhorar o clima organizacional na sua empresa

3. Sugira soluções

Após explicar seus pontos, ofereça sugestões concretas de como a pessoa gestora pode melhorar ou agir de forma diferente em situações futuras. Isso pode incluir a promoção de novos treinamentos e formações, por exemplo.

Neste momento, reforce que você está comprometido(a) em colaborar e apoiar o desenvolvimento do(a) profissional, ao oferecer sua ajuda para implementar as mudanças necessárias. Essa postura, além de promover um ambiente de aprendizado contínuo, transmite a segurança e confiança que as lideranças precisam para receber o feedback de forma aberta e receptiva.

4. Finalize a conversa

Ao final da conversa, é importante reconhecer e reforçar os feitos e as contribuições significativas do(a) líder para a empresa. Isso ajuda a contextualizar o feedback negativo, o que mostra que ele se refere a um aspecto específico e não diminui a importância do(a) profissional como um todo. Finalize agradecendo a pessoa gestora por ouvir o feedback e se mostrar aberta à conversa.

Como dar um feedback positivo

O feedback positivo é tão importante quanto o feedback negativo. Ele reconhece e reforça comportamentos e ações positivas, motivando e incentivando o crescimento. Confira este passo a passo.

1. Prepare-se

Se atente aos comportamentos e ações positivas do seu gestor ou gestora. Anote exemplos concretos que você possa usar para ilustrar seu feedback. Neste caso, também escolha um momento oportuno e um local privado onde você possa conversar com o(a) profissional sem interrupções.

2. Apresente o feedback

Comece a conversa com entusiasmo e mostre que você está genuinamente feliz em compartilhar um feedback positivo. Descreva o que te chamou a atenção no comportamento ou ação do seu gestor, ou gestora, e use experiências concretas, como resultados de vendas, por exemplo.

3. Finalize a conversa

Por fim, incentive o(a) gestor(a) a continuar com a prática e aprimoramento de seus pontos fortes. E, para isso, você pode oferecer reconhecimentos e oportunidades de desenvolvimento contínuo. Explore opções como programas de mentoria, participação em eventos e workshops, e até mesmo a possibilidade de assumir novos desafios e um aumento de salário.

O reconhecimento profissional, seja por meio de feedback positivo, premiações ou menções honrosas, é fundamental para manter o engajamento e a motivação do(a) profissional.

Dúvidas frequentes sobre como dar feedback para gestores

Você faz parte da liderança de uma empresa e ficou com alguma dúvida em relação ao feedback para gestores e gestoras? Confira a seguir, as respostas para algumas perguntas frequentes sobre o tema.

1. Como pedir um feedback sendo um(a) gestor(a)?

Se você é gestor ou gestora de uma empresa, mas não sabe como pedir feedback para a liderança superior, saiba que essa ação irá demonstrar proatividade, desejo de crescimento e compromisso com o sucesso da organização.

A dica é agendar uma reunião individual com a liderança superior ou utilizar outros canais de comunicação disponíveis na empresa, como e-mail ou plataformas de feedback. Explique o motivo pelo qual você está buscando feedback e quais áreas de desenvolvimento gostaria de abordar.

Além disso, deixe claro que você está aberto(a) a receber tanto feedback positivo quanto construtivo, e que está disposto(a) a aprender e aprimorar suas habilidades em prol da organização.

Leia também: Conheça 9 tipos de liderança e como escolher o melhor para a sua empresa

2. Como dar feedback para seu gestor ou gestora sendo uma pessoa funcionária?

Se você é uma pessoa colaboradora e quer conversar sobre algum ponto positivo ou negativo da liderança, saiba que não é preciso ter receio de fazer isso. Mas o ideal é fazer esse feedback de forma respeitosa.

De forma geral, solicitar uma reunião com seu gestor(a) individualmente é a melhor forma de discutir assuntos importantes. No momento da conversa, apresente o contexto do feedback, se possível, com menções ao evento ou comportamento que você observou, com números e exemplos ilustrativos.

Vale destacar que é necessário usar uma linguagem profissional e respeitosa.

Se for um feedback negativo, por exemplo, evite o tom de voz acusatório ou agressivo. Após apresentar seu feedback, esteja disposto(a) a ouvir a resposta e a opinião do seu gestor(a) e conversar sobre qual a melhor solução para a situação apresentada.

Leia também: Soft Skills — 3 dicas para a comunicação corporativa

3. Durante um feedback, como responder um elogio profissional?

Receber um elogio profissional é uma excelente oportunidade para demonstrar gratidão, profissionalismo e autoconsciência. Agradeça o elogio de forma sincera e específica, pois isso irá mostrar que você valoriza o reconhecimento da liderança.

Como exemplo, responda ao elogio como uma das frases a seguir.

  • “Fico muito feliz em escutar isso! Agradeço o reconhecimento. Tenho me esforçado bastante para aprimorar minhas habilidades nessa área e ainda tenho muito a aprender.”

  • “Que ótimo ouvir isso! Obrigado(a) pelo elogio. Fico contente que meu trabalho esteja sendo reconhecido. Isso me motiva ainda mais a continuar me dedicando.”

4. O que é mais importante abordar no feedback para um gestor: habilidades técnicas, comportamentais ou ambas?

Em um feedback de uma liderança para outra liderança, tanto as habilidades técnicas (Hard Skills) quanto as comportamentais (Soft Skills) são importantes e devem ser abordadas. No entanto, a proporção e o foco podem variar dependendo do contexto e dos objetivos do feedback.

Em muitos casos, as habilidades socioemocionais e comportamentais, como boa comunicação, aptidão para liderança e inteligência emocional, tendem a ter um peso maior, por serem essenciais para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance. Mas, como deixamos claro, ambas as competências devem ser citadas em um feedback.

Para além de apontar os pontos de melhoria, a empresa deve fornecer os meios para que o(a) gestor(a) possa se aprimorar continuamente, como formações e treinamentos especializados. Afinal, a liderança precisa não apenas mostrar o caminho para o desenvolvimento, mas também oferecer as ferramentas necessárias para que ele seja percorrido.

Nesse cenário, o ecossistema Alura + FIAP Para Empresas pode ser um grande aliado, pois oferece uma variedade de formações e treinamentos personalizados, destinados também ao aprimoramento de gestores e gestoras.

Entre em contato conosco e saiba como nossa parceria estratégica pode auxiliar as lideranças da sua empresa a se desenvolverem alinhados às metas do seu negócio!

Leia também: Os desafios e as estratégias para ser um líder de equipe de alta performance

Athena Bastos
Athena Bastos

Coordenadora de Comunicação da Alura + FIAP Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Digital Data Marketing pela FIAP. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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