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Quais são as habilidades do futuro e como se preparar para elas?

Athena Bastos

Athena Bastos


pessoas conversando em mesa de trabalho

Segundo o estudo Future of Jobs Report 2023, 23% dos empregos devem mudar nos próximos cinco anos. Além disso, espera-se que 14 milhões de empregos sejam reduzidos por conta das mudanças tecnológicas e sociais que já acontecem no mercado atual.

Com essas projeções, você pode estar se perguntando: “como as pessoas podem se manter relevantes no mercado de trabalho?” Essa é uma questão complexa, mas de acordo com as aptidões profissionais que serão necessárias para acompanhar as novas tendências, podemos traçar um perfil do profissional do futuro.

Para saber mais sobre quais tendências vão moldar o mercado de trabalho, conferir quais serão as competências técnicas e habilidades comportamentais do futuro, além de descobrir como a sua empresa pode desenvolver suas equipes, continue a leitura!

O que são habilidades do profissional do futuro?

As habilidades do profissional do futuro são competências profissionais — Hard Skills e Soft Skills —, que permitirão que as pessoas evoluam em um mercado de trabalho em constante mudança, impulsionado por diversos avanços tecnológicos.

Porém, quando falamos das habilidades do futuro, é importante destacar que não se trata apenas de dominar novas tecnologias, como a Inteligência Artificial e a computação quântica, mas também de desenvolver capacidades humanas que as máquinas não podem replicar.

Um grande exemplo disso são as Mad Skills — competências adquiridas com outros tipos de atividades, como hobbies, que não são diretamente ligadas ao trabalho, mas que o impactam de forma positiva.

VEJA TAMBÉM:

10 competências e habilidades do profissional do futuro

Além de possíveis cenários do mercado de trabalho do futuro, o estudo Future of Jobs Report 2023, também apresenta quais serão as competências mais importantes para as pessoas profissionais nos próximos anos. Confira a seguir quais são elas.

1. Pensamento analítico

Envolve a capacidade de analisar informações, identificar padrões, tendências e relações de causa e efeito. Essa é uma habilidade essencial para cargos que demandam resolução de problemas complexos, tomada de decisões estratégicas e interpretação de dados, como para profissionais C-Levels, por exemplo, CDOs e CTOs.

2. Pensamento criativo

Fundamental para a inovação, adaptação a mudanças e desenvolvimento de produtos e serviços, o pensamento crítico é a habilidade de gerar novas ideias, criar soluções inovadoras e até abordagens disruptivas para solucionar desafios das empresas e também da sociedade.

3. Curiosidade e aprendizagem contínua

As novidades no mercado de trabalho não param. Por isso, para acompanhar as tendências e se manterem competitivas, as pessoas precisam buscar constantemente novos aprendizados e se adaptar às mudanças — não importa a área de atuação.

Além de ser uma nova forma de se destacar no mercado e aumentar o conhecimento das empresas, manter a vontade de aprender também facilita o desenvolvimento de novas Power Skills.

4. Resiliência, flexibilidade e agilidade

Considerando o cenário de transformações constantes, um(a) profissional do futuro precisa ser adaptável. Por isso, resiliência, flexibilidade e agilidade são fundamentais. Isso porque a resiliência traz a paciência e o pensamento estratégico para lidar com adversidades sem decisões precipitadas; a flexibilidade permite a busca de soluções inovadoras, que talvez fujam do dia a dia da empresa; e a agilidade garante a eficiência operacional.

5. Motivação e autoconsciência

A motivação, sem dúvidas, faz toda a diferença tanto na hora de trazer novas ideias para o ambiente de trabalho, quanto no desenvolvimento de todas as outras habilidades mencionadas neste artigo. Afinal, é por meio desse sentimento que nosso cérebro encontra energia para aprender.

Para cultivar a motivação, é essencial que cada pessoa da equipe tenha autoconhecimento para identificar sua fonte de energia. As empresas também podem apoiar os(as) profissionais nesse aspecto; por exemplo, se o desejo de um colaborador ou colaboradora for um aumento de salário, estabelecer metas claras para que essa pessoa saiba o que fazer para alcançar esse objetivo é uma forma de motivação.

Leia também: 7 formas práticas de acelerar o crescimento profissional do seu time

6. Confiabilidade e atenção aos detalhes

Ser uma pessoa confiável tem relação direta com o comprometimento e a consistência das entregas. Ou seja, cumprimento de prazos, entrega de tarefas com precisão e manutenção de um padrão elevado de qualidade são alguns dos pilares que fortalecem a credibilidade.

A atenção aos detalhes, por sua vez, demonstra cuidado e comprometimento. Pequenos erros podem comprometer grandes projetos, seja por impacto na execução ou por prejudicar a imagem da empresa. Portanto, ter o cuidado de revisar o trabalho antes da entrega, pensar em diversas possibilidades de soluções e garantir que cada aspecto esteja alinhado às expectativas é uma prática indispensável.

7. Controle de qualidade

Como complemento ao tópico anterior, estabelecer um processo próprio de análise e cuidado com a qualidade das entregas permite que os profissionais tenham mais autonomia nas empresas. Afinal, pessoas que demonstram essa Soft Skill transmitem confiança e qualidade em suas entregas.

A partir disso, desenvolver a capacidade de monitorar e avaliar a qualidade do trabalho, identificar pontos fortes e fracos, e implementar melhorias para esses aspectos são competências que se destacam.

8. Alfabetização tecnológica

A alfabetização tecnológica vai além de simplesmente utilizar dispositivos eletrônicos; trata-se de compreender e aplicar tecnologias digitais com proficiência, segurança e propósito. Em resumo, é saber usar as ferramentas tecnológicas de forma ética e a favor dos objetivos da organização.

Por exemplo, ao utilizar a Inteligência Artificial no setor de Recursos Humanos, é possível automatizar processos burocráticos, como o envio de e-mails. Isso permite que o(a) profissional dedique mais tempo a tarefas estratégicas, e agregue mais valor ao negócio.

Leia também: Digital Skills — as competências digitais e a transformação digital nas empresas

9. Empatia e escuta ativa

A empatia permite enxergar o mundo pelos olhos das outras pessoas. Já a escuta ativa vai além de apenas ouvir; trata-se de prestar atenção de forma genuína, sem interrupções, e buscar entender o que está sendo dito e o que está por trás das palavras.

Essas Soft Skills são fundamentais para construir relacionamentos positivos, além de serem essenciais para a colaboração em equipe. Quando as pessoas se sentem ouvidas, é mais fácil criar um ambiente inclusivo e ter as pessoas engajadas em projetos e objetivos comuns da empresa.

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10. Liderança e influência social

Liderança e influência social são habilidades indispensáveis para inspirar, motivar e guiar pessoas de maneira ética e eficaz. Isso porque uma pessoa líder não apenas coordena atividades, mas também constrói relacionamentos para garantir uma equipe produtiva e engajada.

Esse tipo de influência, quando bem exercida, fortalece a confiança dentro das equipes e cria um impacto positivo tanto no ambiente de trabalho quanto nos resultados.

Leia também: Como se tornar uma liderança inspiradora no mercado de tecnologia?

Como desenvolver as habilidades do futuro na minha empresa?

Como podemos perceber, as habilidades que o mercado de trabalho buscará no futuro são diferentes daquelas que já foram necessárias no passado. Porém, com o avanço da tecnologia, essas competências precisarão ser desenvolvidas o quanto antes.

De acordo com outros dados do Future of Jobs Report 2023, 6 em cada 10 pessoas precisarão de treinamento até 2027. No entanto, apenas metade delas têm acesso a oportunidades adequadas. Além disso, o relatório aponta que, em média, 44% das habilidades de um(a) colaborador(a) precisarão ser atualizadas para atender às novas demandas do mercado.

Por esta razão, desenvolver as habilidades do futuro em sua empresa é essencial para que ela se mantenha competitiva a longo prazo. Para isso, você pode implementar diversas estratégias e ações focadas no desenvolvimento das suas equipes e líderes. A seguir, confira algumas das principais estratégias.

Identifique as habilidades já existentes

Avalie quais habilidades são mais importantes para o futuro da sua empresa, considerando as tendências do mercado, as tecnologias emergentes e os objetivos estratégicos do seu negócio. Se possível, utilize ferramentas como pesquisas, entrevistas e avaliações de desempenho para identificar as lacunas de habilidades e as competências existentes na sua equipe que talvez você não conheça.

Promova a cultura de aprendizagem contínua

Incentive as pessoas colaboradoras a buscarem por novos conhecimentos, explorar novas ideias e se manterem por dentro das tendências do mercado.

Para isso, crie grupos de estudo, comunidades e outros espaços para que os times possam compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros. Além disso, promover palestras, cursos, disponibilizar livros e ferramentas de IA, para que possam usar como auxílio em seus estudos, ajuda a aumentar a motivação das pessoas.

Outro ponto fundamental é incentivar a gestão do conhecimento nas empresas, para garantir que o aprendizado adquirido pelos membros da equipe se torne conhecimento institucional, acessível e utilizado de maneira estratégica.

Leia também: Como a IA pode facilitar o trabalho das pessoas colaboradoras dentro de uma empresa

Utilize a tecnologia a seu favor

Como já citamos, investir em ferramentas digitais potencializa o desenvolvimento de habilidades, como plataformas de aprendizagem online e ferramentas de colaboração. Esses recursos ajudam a automatizar processos, facilitam o aprendizado contínuo e criam um ambiente de trabalho mais ágil.

Além disso, implementar programas de gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico, aumenta o engajamento e promove a assimilação dos conteúdos de forma mais leve.

Outra ferramenta valiosa é a Inteligência Artificial, que permite personalizar planos de estudos, identificar lacunas de habilidades e fornecer feedbacks direcionados aos times. Ela é tão revolucionária que, segundo a pesquisa em foco, o treinamento de pessoas colaboradoras para utilizar IA e Big Data será priorizado por 42% das empresas nos próximos anos.

Leia também: Como trabalhar como especialista em inteligência artificial

Implemente programas de desenvolvimento

Por fim, mas não menos importante, ofereça cursos, treinamentos e palestras focados nas habilidades do futuro que citamos neste artigo.

Para dar mais autonomia às suas equipes no processo de aprendizado, ofereça modalidades de ensino flexíveis, como ensino a distância (EAD), híbrido e presencial. Assim, você garante acessibilidade e conveniência, além de poder analisar qual formato é mais aderente ao perfil dos seus times.

Por isso, escolha o ecossistema Alura + FIAP Para Empresas, que combina as melhores soluções em educação corporativa para a sua organização.

Além dos diversos cursos sobre habilidades técnicas e interpessoais, sua empresa terá apoio para traçar uma plano estratégico personalizado, com treinamentos que vão ao encontro das principais competências demandadas pelo mercado.

Entre em contato conosco e prepare o seu time para o futuro!

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Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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