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Segundo o estudo “Desenvolvimento de habilidades socioemocionais do trabalho”, publicado no Caderno de Psicologia, 2024, as soft e hard skills são termos não tão recentes, mas que vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade nas empresas como um complemento à evolução profissional.
Ele ainda aponta que as pesquisas nos campos da psicologia, educação, neurociência e economia vêm compreendendo a importância das competências socioemocionais, acima de outras medidas cognitivas, como, por exemplo, a do Quociente de Inteligência (QI), utilizada por muitos anos para avaliar as habilidades das pessoas.
A pesquisa “Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho”, publicada na Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, define que:
“As competências socioemocionais constituem uma integração de saberes e fazeres sobre si mesmo e sobre os demais, apoiando-se na consciência, na expressão, na regulação e na utilização (manejo) das emoções, cujo objetivo é aumentar o bem-estar pessoal (subjetivo e psicológico) e a qualidade das relações sociais. Em resumo, a inteligência emocional, a regulação emocional, a criatividade emocional e as habilidades sociais integram um conjunto mais amplo denominado de competências socioemocionais.”
Diante disso, o objetivo deste artigo é destacar as principais habilidades socioemocionais no trabalho, sua importância e como desenvolvê-las.
As habilidades socioemocionais constituem um conjunto de competências essenciais para o desenvolvimento humano, que permitem lidar com mais assertividade com as complexidades da vida social e profissional.
Essas habilidades englobam a capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções das outras pessoas, além de estabelecer relações interpessoais saudáveis e construtivas.
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Segundo o estudo “Desenvolvimento de habilidades socioemocionais do trabalho”, citado anteriormente, elas são capacidades comportamentais que têm como base a inteligência emocional, conhecidas também como talentos ou competências interpessoais e pessoais, que são próprias de cada pessoa, sendo então referidas como soft skills.
As habilidades socioemocionais são competências intrapessoais e interpessoais que nos ajudam a gerenciar nossas emoções, estabelecer metas, mostrar empatia, manter relações positivas e tomar decisões responsáveis.
Elas são fundamentais para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, por facilitarem a adaptação ao cotidiano. Por exemplo, a resiliência — uma habilidade socioemocional chave — é essencial para lidar com contratempos e estresse no ambiente de trabalho.
Da mesma forma, a empatia nos permite compreender e responder às necessidades das outras pessoas, o que facilita a colaboração eficaz e a construção de relacionamentos sólidos.
Essas habilidades são cada vez mais valorizadas pelas empresas. A pesquisa “Global Talent Trends, 2024”, do LinkedIn, apontou que 69% das lideranças executivas dos EUA afirmam que planejam priorizar a contratação de talentos com competências sociais — preferencialmente habilidades que permitem que as pessoas se movam com agilidade entre funções, possibilitando aplicar estratégias de job rotation.
As competências socioemocionais também são importantes para garantir a produtividade individual e coletiva, uma liderança eficaz e um bom trabalho em equipe.
A liderança, por exemplo, é beneficiada por habilidades como empatia e autoconsciência. Um líder com forte inteligência emocional é capaz de compreender e responder efetivamente às necessidades de seu time, além de promover um ambiente de trabalho mais democrático e inclusivo.
No que diz respeito ao trabalho em equipe, habilidades como comunicação eficaz e gestão de conflitos são indispensáveis. Um time que se comunica bem e resolve conflitos de maneira saudável é mais coeso e capaz de alcançar metas comuns.
Segundo o estudo já citado, “Desenvolvimento de habilidades socioemocionais do trabalho”, existem aproximadamente 140 tipos de soft skills, muito demandadas atualmente no mercado de trabalho.
Dentre as principais, o estudo destaca alguns exemplos de habilidades socioemocionais mais valorizadas e requisitadas no ambiente de trabalho:
É importante ressaltar que essas habilidades não se limitam apenas a vida pessoal das pessoas colaboradoras, mas se estendem para o ambiente de trabalho, pois é preciso considerar o ser humano como um todo; uma pessoa ativa em processo de desenvolvimento e em interação constante com diferentes ambientes sociais.
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Há alguns anos, as competências técnicas eram as mais importantes para o crescimento profissional. Elas continuam sendo muito importantes, no entanto, hoje os critérios de seleção de talentos mudaram e as soft skills passaram a ter um peso ainda maior.
O estudo “Future of Jobs Report — 2023”, do Fórum Econômico Mundial, listou as habilidades socioemocionais que as empresas consideram mais relevantes na atualidade. Confira a seguir.
Considerada uma competência socioemocional indispensável, acima de qualquer outra habilidade relatada pelas empresas participantes da pesquisa. É a capacidade de analisar informações, identificar padrões, resolver problemas e tomar decisões de forma lógica e objetiva, ao avaliar riscos e oportunidades.
Outra habilidade cognitiva, que ocupa o segundo lugar, envolve a capacidade de gerar novas ideias, encontrar soluções inovadoras e pensar “fora da caixa”, pois busca perspectivas diferentes.
A resiliência consiste na capacidade de se adaptar e superar desafios, adversidades e mudanças, o que ajuda a aprender com os erros e manter o engajamento. A flexibilidade é a habilidade de se adaptar a diferentes situações, mudanças de planos e novas demandas, o que demonstra versatilidade. Por fim, a agilidade nas decisões e na implementação de soluções eficazes, o que dá ainda mais celeridade aos processos.
A motivação envolve entusiasmo, persistência, iniciativa e comprometimento. Já a autoconsciência consiste na capacidade de compreender suas próprias emoções, pensamentos, valores e comportamentos, e como eles afetam suas ações e relacionamentos.
Está relacionada ao desejo de aprender, explorar, buscar informações e novas experiências; assim como a disposição para aprender continuamente, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades ao longo de toda a vida, adaptando-se às mudanças e desafios do mundo.
Ser uma pessoa confiável, responsável e comprometida com seus compromissos, cumprindo prazos e entregando resultados com qualidade. Também envolve o cuidado com os detalhes e a precisão na execução das tarefas para evitar erros.
Engloba a capacidade de se colocar no lugar das outras pessoas, compreender suas emoções e perspectivas, e demonstrar compreensão e compaixão. Já a escuta ativa consiste em ouvir com atenção, sem interrupções, ao buscar a compreensão da mensagem e demonstrar interesse genuíno.
São habilidades interligadas que capacitam o indivíduo a inspirar, motivar e guiar pessoas. A liderança se manifesta na capacidade de influenciar positivamente e isso ajuda a conduzir a equipe ao alcance de objetivos comuns. Já a influência social consiste na habilidade de persuadir e mobilizar pessoas, para isso é possível utilizar a comunicação eficaz e o relacionamento interpessoal.
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São habilidades valiosas que promovem o desenvolvimento e o aprendizado. O ensino consiste na capacidade de transmitir conhecimentos de forma clara e eficaz, o que impulsiona o aprendizado e o crescimento do time. Já a mentoria envolve a orientação e o aconselhamento de pessoas menos experientes, ao compartilhar conhecimentos e experiências para apoiar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
É a habilidade de compreender as interconexões e relações entre as diferentes partes de um sistema, como analisar o todo e as partes que se influenciam mutuamente. Permite uma visão mais ampla e estratégica das situações, o que facilita a tomada de decisões e a resolução de problemas complexos.
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A avaliação de habilidades socioemocionais é fundamental para mensurar o potencial das pessoas colaboradoras, a fim de construir equipes de alta performance. Atualmente, há inúmeras ferramentas e técnicas disponíveis para essa avaliação.
Umas das opções bastante utilizadas são os questionários de autoavaliação, como o EQ-i 2.0, que são amplamente utilizados para medir a inteligência emocional. Estes questionários avaliam cinco áreas principais: autoconsciência, autogestão, consciência social, gestão de relacionamento e tomada de decisões responsável.
Outra técnica eficaz é a observação direta, que consiste em monitorar comportamentos específicos em cenários do dia a dia, como reuniões, projetos em grupo e interações cotidianas.
A observação permite uma compreensão mais profunda do uso prático das habilidades socioemocionais, e possibilita analisar comportamentos como comunicação, liderança, colaboração, resolução de conflitos e adaptação a mudanças.
Coletar feedbacks de diferentes pessoas que interagem com os colaboradores e colaboradoras (como colegas, liderança e clientes) permite obter uma visão mais completa e abrangente das habilidades socioemocionais. Utilizar o feedback 360 graus também ajuda a identificar pontos fortes e áreas de desenvolvimento.
Vale lembrar que essas ferramentas e técnicas são apenas exemplos. O método de avaliação deve ser escolhido com base nas necessidades individuais e contextuais. Ao combinar diferentes métodos de avaliação, você ainda pode obter uma visão mais completa e precisa das soft skills das pessoas colaboradoras.
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas empresas tem se tornado uma prioridade estratégica para o RH, isso visa não apenas o crescimento individual das pessoas colaboradoras, mas também o alcance dos objetivos organizacionais. Confira estratégias que podem ser implementadas.
Programas de desenvolvimento socioemocional: ofereça treinamentos específicos para desenvolver habilidades como inteligência emocional, comunicação assertiva, gestão de conflitos, liderança e trabalho em equipe.
Workshops e dinâmicas de grupo: promova atividades práticas que estimulem a colaboração, a empatia e a criatividade, como jogos, simulações e debates.
Palestras e seminários: convide especialistas para abordar temas relevantes como autoconhecimento, gestão de estresse e relacionamentos interpessoais.
Feedbacks construtivos: incentive uma cultura de feedback contínuo, onde lideranças e pessoas colaboradoras possam trocar feedbacks construtivos regularmente pois promove o autoconhecimento e o desenvolvimento individual.
Canais de comunicação abertos: crie canais de comunicação eficazes e estimule o diálogo aberto entre C-levels, lideranças e equipes, o que aumenta a transparência e a confiança.
Plataformas de aprendizagem online: ofereça acesso a plataformas de aprendizagem online, com cursos em diversas áreas, incluindo soft skills.
Bibliotecas e recursos educacionais: disponibilize livros, artigos e outros recursos educacionais que abordem temas relevantes para o desenvolvimento socioemocional.
Tempo para reflexão e autoconhecimento: incentive as pessoas colaboradoras a dedicarem tempo para reflexão, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Projetos em grupo: estimule o trabalho em equipe por meio de projetos desafiadores que exijam colaboração, comunicação e criatividade.
Delegação de responsabilidades: dê oportunidades para os colaboradores e colaboradoras assumirem responsabilidades e desenvolver sua autonomia e liderança.
Programas de mentoria e coaching: implemente programas de mentoria e coaching para oferecer suporte individualizado e desenvolver habilidades específicas.
Cultura de respeito e valorização: crie um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e seguras para expressar suas opiniões e emoções.
Diversidade e inclusão: promova diversidade e inclusão para criar um ambiente onde pessoas de diferentes origens e perspectivas se sintam acolhidas e valorizadas.
Equilíbrio entre vida profissional e pessoal: construa uma cultura organizacional que promova o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de oferecer flexibilidade, práticas de slow work, semana de quatro dias e programas de bem-estar.
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Como vimos até aqui, a demanda por habilidades socioemocionais aumentará consideravelmente, cada vez mais. A razão é o ritmo acelerado das inovações tecnológicas.
Como aponta o artigo “The Most In-Demand Skills for 2024”, do LinkedIn, à medida que a Inteligência Artificial e a automação se tornam mais predominantes, as organizações compreendem tudo o que a IA pode ou não fazer — como, por exemplo, tarefas que exigem habilidades exclusivamente humanas e que todas as empresas precisam realizar.
Dessa forma, as habilidades interpessoais se tornam cada vez mais importantes para o crescimento profissional, por isso, torna-se essencial investir em formas de ensiná-las e avaliá-las.
Nesse contexto, é importante contar com uma parceria estratégica como a Alura + FIAP Para Empresas, que pode apoiar a sua empresa na realização de treinamentos, formações e programas personalizados para desenvolver as habilidades socioemocionais do seu time.
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