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Inteligência artificial é a buzzword do momento. É difícil encontrar alguém (pelo menos em ambientes corporativos) que não tenha falado, perguntado ou pesquisado sobre o assunto.
Para ter uma ideia, o Índice de IA Centrada no Homem de Stanford constatou que o investimento global em programas de IA aumentou 25% em 2023, totalizando US$ 92 bilhões.
Não é por menos. Muito além da automação mecânica, a IA promete mudar radicalmente as áreas de tecnologia, trazendo inovações para os processos cognitivos e para a capacidade de aprendizado.
De acordo com o Harvard Business Review, as empresas estão usando IA principalmente para:
Na área de gestão de pessoas, Josh Bersin entende que a IA é capaz de revolucionar o mercado de tecnologia de RH, funcionando como uma nova plataforma — assim como Cloud e Mobile: “a nova era de RH Tech será mais útil, mais importante e mais integrada do que nunca”.
Nessa perspectiva, as empresas se enquadram em três categorias: aquelas que já centralizaram as abordagens em IA; aquelas que incluíram recursos de IA em seus sistemas e processos e aquelas que ainda não sabem o que fazer.
Se a sua empresa se enquadra na última opção, é importante entender por que todas as áreas, mas especialmente o RH, precisam se desenvolver nessa ferramenta.
Pensando nisso, este artigo vai auxiliar a entender como o RH pode usar a inteligência artificial em seu dia-a-dia e, principalmente, quais os cuidados precisa ter ao aplicar essa ferramenta em seus processos.
A adoção de tecnologias no RH está mudando o cenário da área e se tornando uma parte vital dos processos. Novas ferramentas de gestão ganham espaço nas rotinas das empresas e impactam as atividades tradicionais do setor.
Muito se fala do quanto o desenvolvimento de uma cultura digital é a garantia para o futuro das empresas e o uso de inteligência artificial é um requisito fundamental nessa construção.
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De maneira geral, a inteligência artificial no RH faz com que as ações se tornem mais eficientes e assertivas. Essa é, inclusive, uma estratégia para acompanhar a transformação digital e manter o setor em uma posição estratégica para os negócios.
Nesse contexto, o uso de inteligência artificial já suporta vários momentos dos processos de RH, especialmente nas atividades referentes ao recrutamento e seleção de pessoas colaboradoras.
Os dados do panorama atual do mercado de tecnologia, especialmente em relação à aderência das empresas e o aumento de investimentos em IA, demonstram que existem muitos benefícios em usar essa tecnologia nos negócios.
No entanto, os principais benefícios para adotar a inteligência artificial no setor de RH da sua empresa são:
Em primeiro lugar, a inteligência artificial permite automatizar etapas do processo de triagem e seleção de currículos. Ou seja, propicia que essas tarefas repetitivas — que, com o tempo, se tornam passíveis de erros — sejam automatizadas.
Para isso, entre muitos currículos de todos os tipos, a ferramenta ajuda a fazer o mapeamento de pessoas mais adequadas às vagas abertas, a partir das habilidades e competências necessárias para os cargos.
Essa ferramenta otimiza todo processo de recrutamento, fazendo com que a empresa contrate a melhor pessoa candidata em menos tempo e com menos esforço das pessoas colaboradoras.
Ainda, a partir de configurações específicas, a IA também serve para identificar as pessoas mais condizentes com fit cultural.
Isso facilita o processo de recrutamento e seleção, especialmente porque minimiza o trabalho manual, promove a otimização de tempo e aumenta a eficiência e qualidade do trabalho.
Afinal de contas, as pessoas envolvidas nesse processo perdem menos tempo em tarefas mecânicas e podem focar em tarefas mais estratégicas.
Uma grande preocupação do RH é a possibilidade de existir viés inconsciente no processo de atração, recrutamento e seleção de pessoas colaboradoras.
Nesse ponto, a IA opera conforme a base de dados que a alimenta. Se essa base possui vieses — de raça, gênero ou de outra natureza, é possível que isso se reflita nos resultados.
Então, por exemplo, uma empresa que contrata apenas homens, brancos, na faixa de 20-35, vai criar, de forma automática, um perfil padrão com essas características para a inteligência artificial.
No entanto, é possível configurar a inteligência artificial para não reproduzir esse viés e para remover atributos sensíveis que possam levar a discriminação em qualquer de suas atuações.
Ou seja, a inteligência artificial pode aplicar técnicas de reequilíbrio para garantir que todas as categorias sejam tratadas de forma justa.
Além disso, a tecnologia também permite que a opinião das pessoas recrutadoras não interfira tanto no processo. Assim, o processo também se torna menos parcial e com menos vieses.
Para isso, é importante garantir que a amostragem de dados seja diversa e representativa também. Então, é necessário coletar dados de várias fontes e incluir amostras equilibradas de diferentes grupos.
Como já mencionado, a inteligência artificial é capaz de acelerar todos os processos, otimizar tarefas e eliminar repetições e tarefas necessárias. Como consequência disso, melhora a gestão de desempenho e diminui a sobrecarga de trabalho das pessoas colaboradoras.
Essa é uma forma de aproveitar melhor todos os recursos do negócio e gerar maior eficiência operacional e produtividade das pessoas colaboradoras.
A inteligência artificial permite que todas as informações e processos fiquem centralizados em um único sistema.
Isso permite sincronizar e diminuir os ruídos da comunicação interna da equipe. Afinal, todas as pessoas colaboradoras têm acesso fácil aos dados e às informações mais importantes.
Como consequência da melhoria da comunicação interna, a inteligência artificial também promove o engajamento das pessoas colaboradoras com a empresa.
Por fim, assim como no processo de atração e seleção de pessoas, a inteligência artificial também promove a otimização do processo de treinamento e desenvolvimento especialmente porque permite:
Criar planos de estudos personalizados e direcionados às particularidades e necessidades da pessoa colaboradora;
Construir mecanismos de análise de dados e acompanhamento do engajamento nos programas de desenvolvimento;
Mensurar resultados das ações através de relatórios com indicadores de treinamento e desenvolvimento.
Diante disso, surge uma questão fundamental: como começar a aplicar a inteligência artificial no RH?
Agora que você já sabe os benefícios de adotar a inteligência artificial nos processo de RH, vamos à parte prática.
É importante ter em mente que não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo para adotar essa tecnologia no setor de RH. Todos esses processos devem considerar as especificidades e particularidades da empresa.
No entanto, de forma geral, a implementação de IA compreende as seguintes etapas:
Apesar de tantos benefícios, quando falamos da implementação da IA no RH, não faltam desafios — especialmente porque traz muitas novidades e, por essa razão, demanda alguns cuidados.
A verdade é que todas as pessoas ainda estão aprendendo e assimilando todos os impactos da IA. Para as lideranças não é diferente: “os grandes desafios da liderança de tecnologia se relacionam, de forma especial, ao futuro da tecnologia”.
E o primeiro ponto é que as novas ferramentas exigem habilidade técnica. Como bem aponta o artigo da McKinsey & Company, a tecnologia é apenas uma parte desse processo. A outra parte depende da capacitação das pessoas para atuarem com a tecnologia e com os novos processos, através de estratégias de Reskilling e Upskilling.
Ou seja, a IA é importante para gerar mais produtividade e eficiência nos processos. Só que é imprescindível que as pessoas colaboradoras estejam preparadas para trabalhar alinhadas a essa tecnologia.
Por isso, a empresa precisa promover programas de desenvolvimento de pessoas em Digital Skills e prepará-las para o futuro.
Nada disso é possível se as pessoas colaboradoras não estão dispostas a se desenvolverem e, sobretudo, a utilizarem uma nova ferramenta.
Sendo assim, outro desafio à implementação de IA é identificar possíveis barreiras e resistências à mudança na própria cultura organizacional.
Por fim, os outros desafios se referem à garantia da ética e transparência no uso da IA, especialmente no que se refere ao gerenciamento da segurança e privacidade dos dados das pessoas colaboradoras, em cumprimento às normas legais de proteção de dados.
Sendo assim, é possível aplicar a inteligência artificial em diferentes etapas da área de RH de uma organização.
Alguns exemplos práticos dessas possibilidades são:
Assim, para implementar a tecnologia de IA no RH de forma bem-sucedida, é importante considerar alguns pontos:
De todo modo, o fato é que o percurso da inteligência artificial no RH só está começando. Existem muitas perspectivas de desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias de IA aplicadas ao RH no futuro.
Um dos recursos que está chegando é um sistema de IA que auxilia a praticar o que chamam de “RH Sistêmico” — para entender o papel das habilidades, cultura, diversidade, remuneração e outros fatores nas melhorias na contratação, desenvolvimento, mobilidade interna, design de trabalho, produtividade e crescimento.
Além do mais, outra tendência é o aprimoramento no papel da IA na gestão da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Não só no processo de contratação — como já mencionado, mas também no percurso do contrato de trabalho.
De todo modo, o fato é que os profissionais de RH precisam se preparar para aproveitar as oportunidades trazidas pela IA no futuro. Nada melhor do que se desenvolver habilidades técnicas e comportamentais e se capacitar para o que está por vir.
E você, como está se preparando para todas as novidades que a inteligência artificial traz para a área de RH?
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