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Todas as empresas pensam em melhorar seus resultados e otimizar a produtividade das pessoas colaboradoras. No entanto, esses objetivos podem ser muito abstratos se não considerarem metas mensuráveis e estratégias claras para alcançá-las.
É aí que entram as metodologias de definição de objetivos, como o Sistema SMART, por exemplo.
A definição de metas, assim como as metodologias ágeis, se popularizaram entre as diferentes áreas, justamente por trazerem boas práticas para a gestão de pessoas.
Especialmente na área de tecnologia, estabelecer metas ajuda a priorizar demandas — que surgem de todas as partes da empresa, conforme as prioridades e as estratégias do negócio.
É por isso que a definição de metas é uma parte essencial da dinâmica e da conduta dos times de TI.
O objetivo deste artigo, portanto, é explicar o que são metas SMART, qual a finalidade e as vantagens dessa metodologia de definição de objetivos.
As metas SMART se referem a uma metodologia de definição de objetivos, que consiste em definir expectativas, indicadores de acompanhamento do desenvolvimento e ações estratégicas para alcançar as metas estabelecidas.
O termo SMART foi usado pela primeira vez por George T. Doran, na edição de novembro de 1981 da revista Management Review, no artigo “There´s a SMART way to write management's goals and objectives”.
O termo SMART foi usado pela primeira vez por George T. Doran, na edição de novembro de 1981 da revista Management Review, no artigo “There´s a SMART way to write management's goals and objectives”.
VEJA TAMBÉM:
No texto, além de demonstrar a importância de definir objetivos, Doran estabeleceu os critérios que todas as metas devem observar.
Assim, ao invés de objetivos abstratos, o Sistema SMART auxilia a criar uma estratégia clara em direção a um objetivo específico.
Além disso, ele também compreende outros aspectos, como indicadores de mensuração de resultados, prazos de entrega e envolvimento da equipe.
Tudo isso cria um impacto direto na performance das pessoas colaboradoras em direção aos objetivos estratégicos do negócio.
As SMART metas são um framework amplamente utilizado para definir e gerenciar objetivos de forma mais eficaz em diversos contextos, incluindo negócios, educação, carreira e até mesmo metas pessoais.
Elas são eficazes por tornarem os objetivos mais concretos, mensuráveis e gerenciáveis. Elas também ajudam a melhorar a comunicação e o entendimento entre as partes envolvidas no alcance das metas.
Quando as metas atendem aos critérios que veremos a seguir, as chances de sucesso aumentam, pois são mais fáceis de planejar, executar e avaliar. Além disso, o método SMART para metas permite uma abordagem mais estruturada e eficiente para gerenciar os objetivos e projetos de um negócio.
No contexto da metodologia SMART, os termos “metas” e “objetivos” são bastante utilizados. Por isso, é importante saber o que cada uma delas significa e entender as diferenças sutis entre elas.
Metas:
Objetivos:
Exemplo:
Imagine que você tem uma meta ampla de “melhorar sua saúde”. Dentro dessa meta, você pode estabelecer objetivos SMART, como:
Portanto, enquanto as metas representam diretrizes gerais e abrangentes do que se deseja alcançar, os objetivos são os marcos específicos e mensuráveis que ajudam a realizar essas metas. Ambos desempenham papéis importantes no planejamento e na consecução de resultados desejados.
Para entender como funcionam as metas SMART, é importante saber que cada letra da palavra SMART identifica um componente essencial na definição de metas. Ou seja, o sistema estabelece cinco critérios que as metas devem observar, para serem efetivas.
Na prática, funciona como um checklist: os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Em primeiro lugar, o objetivo deve ser claro e de fácil entendimento para todas as pessoas colaboradoras. Por isso, todas as metas devem ser específicas.
A partir disso, deve-se deixar de lado todos os objetivos abstratos e genéricos.
As seguintes perguntas podem ajudar a construir um objetivo específico:
Um exemplo de objetivo específico é: “aumentar 20% das vendas, a partir da implementação de uma nova funcionalidade que envolve inteligência artificial implementada pelo time de produto”.
Além disso, os objetivos devem ser mensuráveis. Isto é, deve ser possível medir os resultados e acompanhar o progresso da meta.
Afinal de contas, não faz sentido estabelecer um plano de ação e não conseguir avaliar se ele está sendo cumprido.
Para definir objetivos mensuráveis, deve-se responder às seguintes perguntas:
Na prática, um exemplo de objetivo mensurável é: “o resultado que se pretende obter é alcançar 1 milhão de clientes em 6 meses”.
Os objetivos também devem ser possíveis de se alcançar. Caso contrário, eles são apenas sonhos distantes ou puro fingimento.
De uma forma ou outra, lidar com metas que não condizem com a realidade não é uma boa forma de conduzir qualquer operação estratégica.
A aplicação prática da definição de metas alcançáveis compreende a possibilidade real de atingir o objetivo, a partir dos recursos materiais, financeiros, técnicos e humanos disponíveis.
Isso não significa que os objetivos não devem ser desafiadores. Na verdade, eles devem ser viáveis de se realizar ou serão grandes desmotivadores das pessoas colaboradoras.
Para construir objetivos alcançáveis, deve-se responder às perguntas:
Nem todos os objetivos específicos, mensuráveis e alcançáveis valem a pena acompanhar. Afinal de contas, nem todos são relevantes para as necessidades da empresa e para a realidade atual do mercado.
Então, antes de mais nada, as metas devem ser relevantes para a estratégia do negócio. Ou seja, devem ser metas que, de fato, farão a diferença para a empresa, caso sejam atingidas.
Em outras palavras, uma meta relevante faz sentido para a realidade do negócio e para as pessoas colaboradoras. Isso contribui para manter a motivação e a animação da equipe.
Por exemplo: em um contexto socioeconômico de crise financeira – o que, por óbvio, limita a capacidade de consumo das pessoas, é possível que não seja relevante criar um novo produto de alto custo.
É importante pensar nas seguintes perguntas:
Por fim, deve existir um prazo limite para alcançar a meta. Ou seja, é fundamental que exista um prazo para começar e outro prazo para cumprir as metas.
Quando não existe um limite de prazo pré-estabelecido, as pessoas colaboradoras perdem a meta de vista. Junto a ela, perdem o foco e a clareza sobre aquele objetivo.
Por esse motivo, é imprescindível definir em qual espaço de tempo as ações estratégicas da meta devem ser executadas.
Nesse caso, o tempo pode ser medido em dias, semanas, meses ou anos - conforme fizer mais sentido para a realidade da empresa.
A criação de metas SMART pode ser aplicada em diversos contextos, como negócios, educação, carreira e metas pessoais. Elas ajudam a melhorar a clareza, o foco e a eficácia na busca de objetivos.
Para elaborá-las, é preciso seguir os passos vistos no tópico anterior, que envolve um processo específico para garantir que a meta seja clara, mensurável, alcançável, relevante e temporizada. Confira a seguir, os passos para criar uma meta SMART:
Após seguir esses passos, sua meta SMART deve ser algo como: “Aumentar as vendas da minha loja online em 20% durante o próximo trimestre, usando relatórios de vendas mensais para acompanhar o progresso e garantindo que tenho os recursos financeiros necessários para investir em marketing e estoque adicionais.”
Na área de tecnologia, é importante que as metas se conectem aos objetivos principais do negócio.
Metas SMART — exemplos
Um exemplo de uma meta SMART nessa área é a entrega da melhoria de uma ferramenta que automatize o preenchimento de um campo, por exemplo, com o objetivo de melhorar em 10% o NPS — que mensura a experiência das pessoas consumidoras, em 3 meses.
Outro exemplo de meta SMART pode ser construir uma ferramenta de chatbot, por exemplo, para aumentar em 20% as vendas para o setor “A” em 4 meses e, a partir disso, aumentar em 10% os resultados financeiros da empresa.
Agora que você já sabe o que é e como deve definir uma meta SMART, é fundamental entender os principais benefícios de aplicá-la na sua empresa.
Em primeiro lugar, a definição de metas claras e objetivas contribui para o direcionamento dos tempos. Afinal de contas, dentre tantas demandas, é importante definir com inteligência e estratégia quais serão as prioridades.
Além do mais, um dos benefícios mais relevantes do Sistema SMART se relaciona ao aumento da produtividade organizacional e da qualidade de entrega das pessoas colaboradoras.
Isso porque quando a equipe entende com clareza quais são as prioridades estratégicas do negócio e o que se espera de cada pessoa, é muito mais fácil trabalhar com dedicação e assertividade.
Nesse ponto, vale mencionar que uma das formas de manter a motivação e o engajamento das pessoas colaboradoras é através de avaliações de desempenho e feedbacks constantes.
E a mensuração do desempenho e o acompanhamento do desenvolvimento das metas contribui para que existam dados concretos e objetivos referentes ao esforço de cada pessoa em direção ao objetivo traçado.
Ainda, as metas inteligentes garantem que as pessoas colaboradoras mantenham o foco nas tarefas produtivas e relevantes para a estratégia do negócio. Essa é uma forma de direcionar os esforços e evitar dispersões e retrabalhos na equipe.
De todo modo, não se deve perder de vista que metas inalcançáveis ou imensuráveis são piores do que nenhuma meta. Já que as consequências delas são desmotivação e falta de engajamento das pessoas colaboradoras.
Por fim, as lideranças podem, inclusive, incentivar que as pessoas colaboradoras definam suas próprias metas SMART individuais, como uma forma de focar também em seu desenvolvimento pessoal.
Segundo Luiz Bassi, Business Consultant da Alura Para Empresas:
“Gosto de utilizar o método SMART para orientar uma meta de aprendizado daquilo que preciso me desenvolver dentro de um período. Exemplo: Quero melhorar o meu inglês para participar de um evento em junho, conseguir desenvolver uma conversa fluída e responder todas as questões apresentadas. Esta meta é específica. Para alguém que não treina todo dia o inglês pode ser difícil, mas com estudo e treino é algo possível, realista: esta pessoa estabeleceu que vai treinar e se preparar para o evento em inglês e tem o prazo determinado para maio.”
A metodologia SMART é amplamente utilizada por várias razões, principalmente, pelos inúmeros benefícios vistos no tópico anterior. A seguir, listamos algumas razões práticas para você aderir hoje mesmo a metodologia SMART:
De modo geral, a metodologia SMART é uma ferramenta valiosa para planejamento e gestão estratégica, permitindo que pessoas e empresas estabeleçam metas e aumentem as chances de sucesso na sua realização.
E você? Agora que entendeu o que é meta SMART, já utiliza essa metodologia na sua gestão?
Saiba que as SMART metas e objetivos podem ser altamente eficazes nas estratégias da sua empresa.
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