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Autores: Marcelo Cruz e Paulo Calanca
Gerenciar projetos, times, tarefas ou negócios costuma sempre ser algo desafiador, pois envolve trabalhar com mudanças constantes e tentativas de previsões de um futuro incerto.
E é justamente pensando em adotarmos um mecanismo eficaz para lidar com as variadas mudanças e incertezas, mantendo o foco em metas que gerem resultados e entregas de valores, que podemos pensar na adoção de um sistema de metas.
Isso possibilita registrarmos e acompanharmos o grau de sucesso dessas metas, que podem ser: curtas, simples e dinâmicas. Por isso, falaremos hoje a respeito do que é OKR, exemplos, como fazer e aplicar no seu negócio ou vida pessoal.
Nesse contexto de seleção de um sistema de metas, surge a possibilidade de adotarmos os OKRs (Objective and Key Results) que podemos traduzir para “Objetivos e resultados-chave”. Então, vamos descobrir neste artigo o que são OKRs e alguns exemplos de como podem ser aplicados em organizações.
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OKR é um sistema de metas que ganhou fama por ajudar as empresas a definir e medir os objetivos de forma simples e direta. Mas ele ganhou essa fama após ser adotado pelo Google e, desde então, os OKRs vêm impactando no grande crescimento da empresa.
Outras empresas e startups também começaram a utilizar esse sistema como base para a gestão e as estratégias dos seus negócios. Entretanto, os OKRs não se limitam a empresas, pois as pessoas também podem utilizá-lo para projetos pessoais.
Andrew Grove, ex-CEO da Intel, criou esse sistema de metas para traçar os objetivos do negócio e acompanhá-los ao longo do tempo.
OKR é uma abordagem de gerenciamento ágil baseada em metas desafiadoras e resultados mensuráveis. Ele foi projetado para responder às mudanças e orientar as pessoas na direção de seus objetivos, facilitando a medição dos resultados de forma clara e transparente para todos.
Para estabelecermos um bom entendimento de OKR, vamos abordar 3 conceitos centrais: o conceito de objetivos, o de Key Results e de iniciativas.
Estes conceitos são essenciais para quem utiliza OKR, por isso, é importante entendermos como eles se relacionam, como se complementam e como podem ser úteis para você ou para o seu negócio.
A ideia dos objetivos é transmitir o que tem que ser feito. Por exemplo, podemos ter o seguinte objetivo:
Perceba que ele começa com um verbo, e isso é muito importante quando vamos criar um objetivo. O objetivo é algo qualitativo, ou seja, refere-se à qualidade do que estamos tentando alcançar, como sua descrição, impressões e pontos de vista. Além disso, ele deve ser apenas uma frase curta e simples.
Ao contrário dos objetivos, que são qualitativos, os Resultados-Chave são quantitativos, pois precisamos mensurá-los. Para fazermos isso, temos que aliar os objetivos aos resultados-chave.
A estrutura de um resultado-chave segue o seguinte padrão, por exemplo:
Note que estamos utilizando o verbo “aumentar”, com a ideia de mensurar o número de clientes, ou seja, queremos sair do valor inicial, que é o número de clientes atual, para o valor final, onde queremos chegar, que é um aumento de 20%.
Para que possamos atingir esses resultados-chave, precisamos realizar algumas iniciativas. Novamente, vamos utilizar o KR de exemplo:
Podemos propor algumas iniciativas para atingi-lo, como:
É importante ressaltar aqui a diferença das iniciativas para os KRs. Nenhuma das iniciativas que iremos realizar garante que vamos atingir o resultado-chave esperado. O KR é a própria garantia do resultado, pois é nele que está o foco, o que devemos alcançar, as iniciativas são apenas uma forma de ajudar a alcançá-lo.
OKR (Objectives and Key Results) e KPI (Key Performance Indicator) são conceitos relacionados, mas servem a propósitos diferentes dentro de uma estratégia de gestão e monitoramento de desempenho.
As principais diferenças entre OKR e KPI estão relacionadas com:
Embora tenham propósitos diferentes, OKR e KPI podem estar relacionados, uma vez que os resultados-chave nos OKRs podem se tornar KPIs quando medem o progresso em direção aos objetivos.
Muitas empresas utilizam os dois simultaneamente, para garantir um avanço equilibrado em direção às metas estratégicas e operacionais.
O sistema OKR é muito usado em empresas do mundo todo para definir metas e medir o progresso em direção a essas metas. Mas, além disso, o OKR também serve para:
Para entender como definir OKRs e fixar os conceitos abordados, vamos criar os objetivos e resultados-chave de uma empresa fictícia de equipamentos eletrônicos que se chama ByteStore.
Primeiramente, vamos estabelecer o objetivo da ByteStore.
Por exemplo:
Agora que temos nosso objetivo, vamos pensar nos nossos Key Results.
Por exemplo:
Podemos perceber que cada KR trabalha com um indicador diferente. No KR 1, estamos nos referindo à participação da nossa empresa no mercado; no KR 2, ao número de clientes; no KR3, à presença em nível nacional. A partir destes indicadores, podemos guiar nossos KRs.
O próximo passo é pensar nas iniciativas a serem realizadas para dar suporte ao atingimento desses resultados. Por exemplo, para o KR 1, “realizar 2 propagandas direcionadas”; para o KR 2, podemos “abordar 30 pessoas no LinkedIn”; para o KR 3, podemos realizar 2 pesquisas de público-alvo em outros estados por mês.
Para realizar o acompanhamento dos resultados, podemos fazer uma reunião chamada de Check-in, onde são apresentados feedbacks em relação aos OKRs. Eles podem ser semanais, caso o OKR seja mensal, ou a cada 15 dias, caso o OKR seja trimestral, podendo mudar de acordo com cada equipe ou a realidade de sua empresa.
Neste exemplo, vimos que cada um dos 3 conceitos centrais (Objetivos, Resultados-chave e Iniciativas), além do Check-in, foram abordados na prática, de forma que cada um se relaciona com os demais. Mas você pode estar se perguntando:
“Afinal, como isso impacta minha empresa?”
É o que veremos a seguir.
Aplicando OKR em sua empresa ou na sua vida, você pode obter melhorias nos seguintes aspectos:
É importante dizer que a cultura de implementação de OKR não é uma estrutura de comando e controle, onde existem regras e você deverá apenas obedecer e será microgerenciado em relação a isso. Pelo contrário, a sua equipe poderá influenciar nos objetivos e propor resultados-chave e iniciativas, assim, todas as pessoas contribuirão para que eles sejam alcançados.
A medição de OKRs envolve o acompanhamento e avaliação contínuos do progresso em direção aos objetivos estabelecidos. Algumas das principais etapas para medir os OKRs são:
Ao seguir essas etapas, é possível medir efetivamente os OKRs, garantindo que estejam no caminho certo para alcançar seus objetivos estratégicos.
Para aplicar OKR com eficiência no seu negócio ou projeto, você pode seguir essas dicas:
A adoção de um sistema de metas como o OKR é capaz de nos ajudar a lidar com um ambiente incerto e dinâmico, por meio de metas que estimulam resultados e valores.
Pessoas que utilizam OKRs têm maiores chances de se tornarem mais produtivas e criativas, além de conseguirem medir melhor seus resultados e realizar o acompanhamento dos seus objetivos.
Agora que você sabe o que é OKR, como funciona e o impacto que ele pode trazer para um projeto ou uma empresa, você pode começar a implementar esse sistema em sua vida ou negócio para potencializar o desenvolvimento de um bom planejamento.
Se você gostou desse conteúdo, indicamos os cursos:
Para ouvir, te indicamos o Podcast OKRs Funcionam?, no qual o CEO da Alura, Paulo Silveira, juntamente com outros participantes, respondem a essa pergunta:
Desejamos a você sucesso na aplicação dos OKRs, bons estudos e nos vemos nos próximos artigos.
Gabrielle Ribeiro, Jane Nogueira e Vinicius Louzada pelas trocas de ideias, sugestões de melhorias e grande apoio prestado durante a escrita deste artigo.
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