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RH tech e a revolução da área de pessoas

Athena Bastos

Athena Bastos


mulher animada em frente a notebook representando o RH Tech

Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação significativa no mundo dos negócios, impulsionada pelo avanço tecnológico. A tecnologia mudou a forma como vivemos e nos relacionamos. Porém, ao mesmo tempo em que ela trouxe mais eficiência aos processos, também contribuiu para a competitividade no mercado, criando diferentes expectativas e demandas.

Nesse cenário, a inovação se tornou fundamental em todas as carreiras. Os espaços para quem não se adapta tornaram-se menores. E o setor de recursos humanos está incluso nisso.

Antes visto como uma área burocrática, que cuidava apenas de questões trabalhistas, hoje o RH é uma peça-chave para o desenvolvimento do negócio. Mas para assumir esse caráter estratégico, ele precisa estar preparado para atender a essas novas demandas.

É aí que entra a tecnologia, como um copiloto que ajuda a medir indicadores, otimizar demandas, desenvolver análises preditivas e tomar decisões baseadas em dados.

Mas o que exatamente é esse RH Tech e por que ele é importante? Neste artigo vamos explicar mais sobre o conceito, seus benefícios e trazer algumas dicas de como implementar estratégias digitais no setor.

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O que é RH Tech

O termo RH Tech (ou HR Tech) surgiu, inicialmente, para nomear as empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor de recursos humanos.

Com o passar do tempo, porém, ele passou a ser usado também para denominar RHs que incorporam o uso de novas tecnologias e inovação para aumentar a eficiência na gestão de pessoas.

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São tecnologias no RH ferramentas como softwares de gerenciamento de processos, plataformas de CRMs e ERPs, canais em mídias sociais para recrutamento e seleção e KPIs para mensuração de resultados.

Assim, é possível aprimorar os processos do RH, desde o recrutamento e seleção até o desenvolvimento e retenção de talentos.

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A evolução da tecnologia no RH

Hoje, o RH Tech conta com soluções avançadas e automatizadas que otimizam a rotina do setor. Mas nem sempre foi assim.

Inicialmente, os departamentos de recursos humanos dependiam fortemente de processos manuais e milhares de papéis para realizar suas funções básicas, como gerenciamento de folhas de pagamento, registro de profissionais e administração de benefícios.

Com o avanço da tecnologia, o setor começou a adotar algumas soluções digitais para automatizar tarefas cotidianas, com sistemas que permitiam a centralização de dados e a simplificação de processos administrativos.

Depois, começaram a surgir plataformas mais avançadas, que não apenas gerenciava os dados, mas também forneciam análises e relatórios mais robustos para apoiar a tomada de decisão.

E nos últimos anos temos visto uma explosão de tecnologias voltadas para o RH digital, incluindo sistemas de recrutamento online, softwares de gestão de desempenhos, plataformas de análises de indicadores, ferramentas de inteligência artificial

Este é um mercado em destaque e em ascensão, como mostra o estudo da Distrito. Já são 518 HR Techs no Brasil, que já receberam U$ 1,9 bilhão em investimentos desde 2000.

Quais são as características de um RH Tech?

Existem algumas características que definem um RH Tech, como:

  • Automação de processos;
  • Análise de dados avançada;
  • Otimização da execução de tarefas;
  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Foco na experiência da pessoa colaboradora (Employee Experience);
  • Gestão de pessoas orientada a dados (People Analytics).

Qual a importância do RH Tech para as empresas

Se antes a tecnologia em recursos humanos era uma realidade apenas para grandes corporações, hoje o RH digital é um setor em franca expansão com ferramentas para empresas de todos os portes.

Uma pesquisa da Gitnux mostrou que 88% das empresas pretendem aumentar os investimentos nessa área, que, até 2025, deve alcançar a marca de U$ 34 bilhões.

Isso porque a transformação digital em RH não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também melhora a eficácia dos processos, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e baseada em dados.

Assim, as organizações conseguem melhorar a qualidade de sua força de trabalho, impulsionar a inovação, a produtividade e a competitividade no mercado.

Exemplos de tecnologia aplicada ao RH

Agora que você já sabe mais sobre o conceito de RH tech, vamos dar alguns exemplos de tecnologias que podem ser aplicadas no setor.

Inteligência artificial para RH

A inteligência artificial (IA) pode automatizar diversos processos do RH, otimizando a rotina e minimizando erros.

No começo da jornada do profissional, as soluções de IA podem ser empregadas para analisar currículos e perfis de candidatos, por exemplo. São usados algoritmos para identificar palavras-chave relevantes, experiências específicas, habilidades e outros critérios de seleção para ajudar os recrutadores a filtrar grandes volumes de candidatos de forma mais rápida e precisa.

Também é possível utilizar sistemas de IA para aplicar onboardings personalizados, fornecendo conteúdo, treinamento e atividades relevantes para as novas pessoas colaboradoras da empresa.

Outra aplicação interessante é na previsão de desempenho. Algumas ferramentas usam algoritmos que coletam, analisam e cruzam dados dos profissionais para entender o que impacta no bem-estar, engajamento e produtividade do time.

Análise de dados na gestão de pessoas

Outra possibilidade de tecnologia é a análise de dados em RH, que ajuda o setor a tomar decisões mais estratégicas.

Ela pode ser utilizada para identificar padrões e tendências que precedem a saída de pessoas da equipe, por exemplo.

Ao analisar fatores como histórico de desempenho, satisfação no trabalho, tempo de serviço e feedbacks, os profissionais de RH podem desenvolver modelos preditivos para prever quais profissionais estão em maior risco de deixar a empresa.

Isso permite que medidas preventivas sejam tomadas para mitigar o turnover, como a implementação de programas de engajamento e retenção específicos.

Através da análise de dados, também é possível medir o impacto dos programas de treinamento e desenvolvimento na performance das pessoas colaboradoras.

Ao acompanhar métricas como aumento de produtividade, melhoria de habilidades e retenção de conhecimento após a conclusão dos treinamentos, os gestores de RH podem identificar quais programas são mais eficazes e onde podem ser feitas melhorias.

Assim, podem alocar, com mais eficiência, recursos. Mas também traçar um planejamento mais estratégico para o desenvolvimento de talentos.

Por fim, o RH digital também pode ajudar a identificar pessoas com alto potencial de crescimento ou liderança dentro da organização.

Ao analisar desempenho, habilidades, experiências e outros indicadores relevantes, os gestores podem identificar talentos internos que possam ser promovidos ou desenvolvidos para assumir posições-chave no futuro. Isso não só ajuda a reter profissionais valiosos, mas também fortalece a cultura de desenvolvimento interno da empresa.

Automação de processos do RH

Por fim, a automação de processos do RH pode ajudar a otimizar diversas tarefas rotineiras que consomem tempo da equipe, como a folha de pagamento.

Existem softwares que calculam e processam os salários das pessoas colaboradoras de forma precisa e eficiente, já incluindo o cálculo de horas trabalhadas, deduções fiscais, benefícios, etc. Ao automatizar esse processo, os erros são reduzidos e os pagamentos são processados de forma rápida e consistente.

Os sistemas de automação também podem ser utilizados para registrar automaticamente as horas trabalhadas pelo time, seja por meio de relógios de ponto eletrônicos, aplicativos móveis ou sistemas de registro online. Isso elimina a necessidade de registros manuais e reduz a possibilidade de erros no controle do banco de horas.

Outra atividade cotidiana no RH que pode ser automatizada é a administração de benefícios. Assim, é possível incluir novos colaboradores, fazer a gestão de planos de saúde e previdência, a atualização de informações dos funcionários e a comunicação de políticas e alterações nos benefícios de forma automática.

Quais os principais benefícios do RH Tech?

Além dos benefícios que citamos ao longo do texto, podemos destacar as seguintes vantagens de ter um RH digital:

  • Inovação na gestão de pessoas – o uso de ferramentas como Big Data, People Analytics e IA no setor de recursos humanos ajuda a otimizar a atuação dos profissionais, analisar resultados e projetar cenários futuros;
  • Rapidez na execução de processos – ao automatizar processos e utilizar tecnologia para simplificar tarefas administrativas, a equipe de RH ganha tempo para se dedicar a atividades estratégicas e de maior valor agregado;
  • Redução de custos – com softwares que oferecem dados detalhados sobre o negócio, é possível identificar baixos níveis de desempenho, inconsistências e erros, o que ajuda os gestores a aplicarem melhores práticas e, por consequência, reduzem os custos de processos que não estavam dando resultado;
  • Aumento da satisfação das pessoas colaboradoras – um RH Tech pode melhorar significativamente a experiência da equipe, já que estará se baseando em análises de dados em tempo real sobre o engajamento do time, podendo implementar ações rápidas para melhorar os índices que estiverem negativos;
  • Tomada de decisão baseada em dados – com o uso de análise de dados avançada, o RH digital fornece insights valiosos sobre o desempenho das pessoas colaboradoras, tendências de recrutamento, engajamento da equipe e outros aspectos importantes da gestão de pessoas. Isso permite uma tomada de decisões mais informada e estratégica por parte dos líderes de RH e da organização como um todo.

Quais os desafios de Recursos Humanos com a tecnologia

Quando falamos de tecnologia no mercado de trabalho, muitas pessoas pensam imediatamente em máquinas que substituem os humanos. Na realidade, não é bem assim – principalmente no setor de gestão de pessoas.

Claro que a automação de processos vai facilitar as atividades do dia a dia, mas ela não pode trabalhar sozinha. Por isso, um dos principais desafios do RH Tech é justamente encontrar esse equilíbrio entre digitalização e humanização, com a inovação trabalhando para que o time possa se dedicar a atividades mais estratégicas.

Outro desafio é o de criar uma cultura data driven na organização. Uma pesquisa da Think Work mostrou que mais de 60% das empresas brasileiras não se apoiam em dados para tomar decisões, e quase metade delas afirmaram que não o fazem por uma questão cultural.

Como desenvolver um RH Tech

Para implementar essa transformação digital no RH, é preciso construir um planejamento e uma abordagem bem estruturados.

Primeiro, é essencial entender as necessidades específicas da sua organização e estabelecer objetivos claros. Para isso, realize uma avaliação abrangente dos processos de RH existentes, identifique áreas de melhoria e estabeleça metas mensuráveis que a tecnologia deve ajudar a alcançar.

Depois, faça uma pesquisa detalhada das soluções de RH Tech disponíveis no mercado e identifique aquelas que melhor atendem às necessidades e objetivos da sua empresa. Mas lembre-se: é essencial capacitar a sua equipe tanto para o uso das ferramentas quanto para uma gestão focada no digital, para que o time tenha uma visão especializada sobre a inovação no setor.

Aqui na Alura, por exemplo, nós temos um curso de formação em gestão de RH Tech, que abrange desde o processo de seleção e recrutamento até técnicas de facilitação de RH.

Por fim, é importante ressaltar que mais do que adotar novas tecnologias, um RH digital precisa apostar na integração de processos, na análise de métricas, na otimização de tarefas e na busca por melhorar a experiência das pessoas colaboradoras.

Assim, é possível ganhar uma vantagem competitiva significativa no mercado, impulsionando o sucesso do negócio a longo prazo.

E você, já está preparando seu time para essa nova era do RH? Fale conosco e conheça as soluções da Alura Para Empresas!

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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