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Mais do que um benefício individual, o olhar das empresas para o aprendizado das pessoas colaboradoras é uma forma de impulsionar a própria organização.
Em resumo, os treinamentos corporativos são importantes para gerar engajamento, aumentar a produtividade e o crescimento e incentivar o aprendizado contínuo.
Não é à toa que, segundo os dados do Workplace Learning Report 2022, do LinkedIn, 72% das lideranças concordam que treinamento e desenvolvimento se tornaram funções mais estratégicas em sua organização.
Só que, muitas vezes, a empresa não sabe por onde começar e o que pode realmente fazer dentro dessa estratégia de treinamento e desenvolvimento. E, de fato, existem diferentes possibilidades.
Por isso, o objetivo deste artigo é explorar quais são os treinamentos corporativos mais utilizados nas empresas.
Antes de abordar quais os tipos de treinamentos corporativos mais utilizados, é importante ressaltar seu conceito. Um treinamento corporativo é uma prática estratégica adotada pelas empresas para capacitar seus colaboradores e colaboradoras por meio de uma abordagem de aprendizagem direcionada ao ambiente empresarial.
O objetivo principal é promover o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos específicos que atendam às necessidades organizacionais. Com foco em educação corporativa, esse tipo de treinamento visa aprimorar o desempenho individual e coletivo das pessoas colaboradoras, contribuindo para o crescimento da organização.
Além disso, o treinamento corporativo, com enfoque em educação corporativa e metodologias apropriadas, é um pilar fundamental para impulsionar o sucesso das organizações, capacitando as pessoas para enfrentarem os desafios do mercado.
Veremos adiante quais os tipos mais comuns de treinamentos corporativos enquanto formato. Contudo, também é importante compreender algumas das temáticas abordadas.
Confira a seguir, alguns exemplos de treinamentos corporativos que as empresas costumam promover para otimizar as habilidades, conhecimentos e desempenho das pessoas colaboradoras:
Treinamento em Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais: direcionado para as pessoas que atuam em cargos de gerência e liderança da empresa, a fim de aprimorar suas habilidades de comunicação, tomada de decisão, resolução de conflitos e gestão de equipes.
Treinamento em Comunicação Eficaz: focado em melhorar a comunicação oral e escrita dos colaboradores e colaboradoras. Ele inclui técnicas para apresentações, negociação, feedback construtivo, e-mails profissionais e habilidades de escuta ativa.
Treinamento em Diversidade e Inclusão: destinado a conscientizar todas as pessoas colaboradoras sobre a importância da diversidade no local de trabalho e como criar um ambiente inclusivo e respeitoso para todas as pessoas.
Treinamento em Ética Empresarial: promove a aprendizagem a respeito dos valores e princípios éticos da empresa, bem como sobre as responsabilidades individuais e coletivas para manter um ambiente ético.
Treinamento em Segurança no Trabalho: visa garantir que os colaboradores e colaboradoras compreendam os protocolos e procedimentos de segurança no local de trabalho para evitar acidentes e lesões.
Treinamento em Habilidades de Vendas: importante para quem atua nas equipes comerciais e de vendas, por ajudar a aprimorar as técnicas de vendas, negociação e atendimento ao cliente.
Treinamento em Gestão de Tempo e Produtividade: promove ensinamentos e dicas de utilização de ferramentas para gerenciamento do tempo, definição de prioridades, como evitar a procrastinação e maximizar sua produtividade.
Treinamento em Novas Tecnologias e Ferramentas: à medida que a empresa adota novas tecnologias e ferramentas, é essencial fornecer treinamento para garantir que as pessoas saibam usá-las com eficácia.
Treinamento em Desenvolvimento de Equipe: visa melhorar a colaboração e o trabalho em equipe, com foco na construção de relacionamentos saudáveis e produtivos entre os membros da equipe.
Treinamento em Resolução de Problemas e Tomada de Decisões: promove técnicas para identificar problemas, analisar opções e tomar decisões informadas e eficazes.
Esses são apenas alguns exemplos de treinamentos corporativos comuns. Contudo, vale lembrar que eles podem variar conforme as necessidades das empresas, seu tamanho e seus objetivos específicos.
Os treinamentos corporativos compreendem as aulas, teóricas e práticas, cujo objetivo é capacitar e aperfeiçoar as habilidades das pessoas colaboradoras.
Sendo assim, o foco dos treinamentos pode ser tanto desenvolver uma habilidade técnica (Hard Skills) quanto habilidades pessoais e interpessoais – emocionais, comportamentais e relacionais (Soft Skills).
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Dessa forma, conhecer todas as maneiras de capacitar as pessoas colaboradoras é fundamental, especialmente para ter acesso às ferramentas de capacitação necessárias para planejar e executar estratégias.
Nessa perspectiva, existem 10 principais tipos de treinamentos corporativos, que você confere a seguir:
É provável que o formato presencial seja o tipo mais conhecido de treinamento para empresas.
Afinal de contas, ele se assemelha a uma sala de aula tradicional: as pessoas se acomodam em cadeiras e assistem ao professor ou professora transmitindo todo seu conhecimento sobre um assunto.
Então, o treinamento consiste em uma pessoa especialista em alguma área — que detém todo conhecimento, ensinando as demais pessoas através de uma aula expositiva.
A pesquisa do Training Industry Report constatou que cerca de 13% das empresas desenvolvem treinamentos presenciais.
Entre os principais benefícios do treinamento presencial está o fortalecimento da construção de relacionamentos entre a pessoa colaboradora e a instrutora. Já que a convivência e a facilidade de acesso pode fornecer os recursos necessários para que as pessoas interajam entre si.
Ainda que o formato expositivo não favoreça tanto as discussões e as participações, as pessoas dividem a mesma sala por algumas horas específicas. Isso já é suficiente para interagirem de alguma forma.
No entanto, é um formato complexo de se aplicar para um grupo muito grande. Quanto mais pessoas no curso, mais estrutura e recursos serão demandados. Ou seja, não tem alta escalabilidade.
O treinamento online síncrono pressupõe que as pessoas – tanto instrutora quanto estudantes – dividam o mesmo espaço de tempo da aula. Ou seja, ainda que online, as aulas acontecem ao vivo.
Esse formato perde um pouco de flexibilidade em relação aos treinamentos online assíncronos, já que as pessoas precisam reservar o mesmo espaço de agenda.
No entanto, ele ganha muitos pontos no quesito interação e engajamento: as pessoas colaboradoras podem assistir às aulas e, ao mesmo tempo, discutir temas e tirar dúvidas.
Em comparação ao treinamento presencial, o treinamento online síncrono é mais escalável e menos custoso.
O treinamento online autoguiado consiste em cursos online assíncronos. Ou seja, as pessoas podem aprender em qualquer horário e de qualquer lugar, conforme a sua rotina permitir.
Em outras palavras, o treinamento assíncrono proporciona flexibilidade e autorresponsabilização pelo próprio aprendizado.
Muitas pessoas preferem consumir conteúdos educativos no próprio horário de trabalho ou durante o período de locomoção até a empresa. Outras pessoas, no entanto, preferem estudar e fazer cursos somente à noite ou aos finais de semana.
Sendo assim, o grande diferencial do treinamento autoguiado é a construção de trilhas de estudo que apoiem as pessoas colaboradoras nesse aprendizado.
A intenção é que essas trilhas guiem os estudos tanto em sentido às habilidades que as pessoas precisam desenvolver quanto aos objetivos da organização.
No fim das contas, esse tipo de treinamento destaca o protagonismo da pessoa em seu próprio aprendizado, mas também conecta esse processo às entregas reais e ao desenvolvimento dentro de um plano de carreira – que considera as estratégias micro e macro do negócio.
Além disso, não é demais ressaltar que os treinamentos online costumam ter maior retorno sobre investimento - ROI, dão maior satisfação e liberdade às pessoas colaboradoras e, por consequência, também geram maior retenção.
Em relação à interação, o ideal é que os treinamentos autoguiados supram a falta de convivência e contato com as pessoas instrutoras através de fóruns e comunidades.
As Hard skills são conhecimentos técnicos que as pessoas adquirem tanto através da experiência prática quanto por estudos e treinamentos.
Na área de tecnologia, as transformações do mundo contemporâneo impulsionaram a necessidade de especialização em diferentes áreas. Conforme novos desafios se revelam, também despontam novas oportunidades.
Nesse contexto, surgem duas tendências no mercado tech: Reskilling e Upskilling. Inclusive, a pesquisa da Future of Jobs de 2020 do World Economic Forum apontou que essas duas estratégias são responsáveis pela virada de carreira das pessoas.
Em resumo, o upskilling é o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos da área que a pessoa já está inserida. É, portanto, o aprimoramento das competências que a pessoa já tem.
O reskilling, por outro lado, é o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos de outras áreas para se adaptar a novas funções. Por isso, pode ser bastante útil quando o tema é recrutamento interno.
No entanto, pensando em um profissional t-shaped — especialista em uma área, mas com conhecimento multidisciplinar, é necessário ir muito além de conhecimentos técnicos.
Além de treinamentos de Hard Skills, as pessoas também precisam se desenvolver em Soft Skills — que se referem às competências pessoais e interpessoais.
Então, são exemplos de treinamentos corporativos de Soft Skills todos que tenham foco em habilidades relacionais, emocionais e comportamentais, como comunicação e liderança.
É só pensar, por exemplo, na seguinte situação: uma pessoa é desenvolvedora sênior bastante experiente, mas que quer migrar para o cargo de tech lead.
Além de todos os conhecimentos técnicos que a pessoa já tem, precisa desenvolver a comunicação, o planejamento, a delegação de tarefas e aí por diante.
O onboarding é o primeiro treinamento corporativo da pessoa colaboradora. Ou seja, é o processo pelo qual ela deve passar ao entrar na empresa. Isso pode durar dois dias, uma semana ou meses.
É, em primeiro lugar, uma imersão em cultura organizacional, valores e processos corporativos.
Mas também tem outros contornos importantes. Além da interação e da apresentação da empresa – para que a pessoa se sinta acolhida, o onboarding também é uma forma de preparar as pessoas para as suas funções.
Então, é uma forma de acelerar a curva de aprendizado das pessoas que estão começando na empresa, preparando-as para exercer suas funções.
De forma geral, o coaching e a mentoria são programas contínuos e individuais de desenvolvimento das pessoas colaboradoras.
Os programas de coaching e mentoria servem para complementar os outros tipos de treinamento empresariais.
E, de fato, os resultados desses tipos de treinamento corporativo são positivos, especialmente para melhorar os resultados estratégicos do negócio, ao ampliar a retenção e o desempenho das pessoas colaboradoras.
O treinamento de troca de papéis consiste em uma estratégia de educação corporativa, em que as pessoas colaboradoras passam por diversas funções de uma empresa.
Essa é uma forma eficiente de treiná-las para diferentes atividades, mas também serve para conscientizá-las sobre a importância de cada função dentro da organização.
Em alguns casos, a rotatividade acontece dentro de um setor ou departamento. Em outros, é mais ampla e acontece na empresa inteira.
Como o próprio nome sugere, a gamificação compreende a utilização de conceitos e mecanismos de jogos nas atividades de treinamento e desenvolvimento.
Então, a metodologia de treinamento gamificado usa conceitos de jogos como sistema de recompensas ou de pontuação.
Ou seja, as pessoas colaboradoras vão alcançando níveis superiores à medida que cumprem as metas estabelecidas para as tarefas. O que, como resultado, transmite a ideia de evolução e conquista.
Além do mais, os treinamentos gamificados também usam as dinâmicas de criação de regras, estabelecimento de metas e feedbacks contínuos.
O objetivo central é, portanto, criar maior engajamento entre as pessoas e a atividade de treinamento e motivar as pessoas para a aprendizagem contínua.
Na prática, os benefícios dos treinamentos corporativos gamificados são:
Por fim, outro tipo é o treinamento para lideranças – também conhecido como programa de desenvolvimento de líderes (PDL).
Esse tipo de treinamento pressupõe que ser uma liderança não é simplesmente um progresso na carreira.
Mas, sim, assumir muitas outras responsabilidades que vão além de conhecimentos técnicos como, por exemplo, comunicação, planejamento, estratégia e delegação de tarefas.
O treinamento para lideranças, então, oferece apoio e insights para que as pessoas se tornem boas lideranças para si e para outras pessoas.
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Montar um treinamento corporativo eficaz requer um planejamento cuidadoso e estratégico. Empresas de treinamento corporativo oferecem expertise nesse campo, auxiliando na elaboração de programas personalizados e adequados às necessidades específicas de cada organização.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, os diferentes formatos de treinamento empresarial permitem que a empresa se desenvolva de forma mais ampla rumo aos objetivos do negócio.
Afinal de contas, a interação de diferentes estratégias de educação corporativa não apenas gera mais engajamento, mas também mais oportunidades de ver indicadores de sucesso.
Na prática, por exemplo, a empresa pode não focar apenas no desenvolvimento de Hard Skills, mas também em Soft Skills. Como consequência, conseguirá desenvolver as pessoas colaboradoras de forma mais completa.
Além disso, considerando as diferentes metodologias de treinamento corporativo, a empresa pode definir a opção com mais chances de gerar maior engajamento e retenção das pessoas colaboradoras, como a possibilidade de mesclar treinamentos síncronos e assíncronos.
O mesmo acontece com a promoção de alguns treinamentos presenciais e também o oferecimento de treinamentos online autoguiados. Por isso, é fundamental não apenas entender o conceito dessa estratégia, mas dominar técnicas de como fazer um treinamento corporativo eficaz.
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