A comunicação como ferramenta estratégica em ações educacionais

A comunicação como ferramenta estratégica em ações educacionais
Fernanda Gaona
Fernanda Gaona

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Muito se fala sobre as metodologias e estratégias educacionais que podem alavancar negócios e melhorar indicadores de aprendizagem nas empresas – o que é, de fato, imprescindível no contexto organizacional.

Mas você já parou para pensar nos principais passos para tornar uma ação educacional ainda mais efetiva?

Você sabia que empresas que utilizam um plano de comunicação estratégico podem aumentar significativamente o engajamento em suas ações educacionais?

Entenda como estruturar um plano eficiente que impacte diretamente nos resultados da sua organização.

Não importa qual ação educacional será colocada em prática, deixar todos “na mesma página” é essencial para o sucesso da empreitada.

Para isso, você precisa realizar um planejamento de comunicação. É por meio dela que você irá não só compartilhar conhecimento, mas também alinhar objetivos, expectativas e tudo que envolve um momento de aprendizagem.

Benefícios de uma comunicação estruturada

Aqui estão alguns benefícios que uma comunicação bem planejada pode oferecer para suas ações educacionais:

Facilita o entendimento e dá clareza

A comunicação clara e periódica ajuda as pessoas colaboradoras a entenderem o objetivo da empresa com aquela ação.

  • O que é esperado que eles façam durante ou ao final dela?
  • Por que esse tema foi pensado para esse momento?
  • Quais os benefícios em participar?

Esses alinhamentos reduzem dúvidas e confusões, garantindo que todos estejam na mesma página.

Promove um ambiente de colaboração

A troca de informação entre a empresa e os colaboradores cria um espaço dinâmico onde todos se sentem valorizados e incluídos.

Estimula a participação ativa e ajuda na promoção de uma aprendizagem coletiva.

Estimula o engajamento

Em uma comunicação eficiente os alunos se sentem ouvidos e motivados a participar com mais segurança, aumentando o interesse e a dedicação dos colaboradores, pois eles sabem que a jornada está sendo pensada de forma intencional.

Reforça o feedback constante

A comunicação pode ser uma ferramenta estratégica para o feedback. Isso favorece o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e os direciona a aprimorarem suas habilidades.

Fortalece a relação entre empresa e colaborador

Uma comunicação aberta e respeitosa constrói confiança e aproxima os colaboradores do processo de aprendizagem, além de reduzir barreiras e melhorar o clima organizacional.

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Plano de comunicação na prática

Como vimos, o plano de comunicação pode ser um excelente aliado das suas ações educacionais.

Para que ele funcione, é importante considerar cinco elementos principais: objetivo claro, público-alvo, mensagem principal, canais de comunicação e recursos necessários.

Imagem de uma pessoa com um notebook aberto no colo.

Objetivo claro

Definição do propósito da comunicação e os resultados esperados.

  • O que queremos causar com essa ação?
  • Qual o tom da mensagem que iremos transmitir?
  • Essa mensagem se conecta a alguma outra ação ou direcionamento institucional?

Público-alvo

A comunicação deve ser adaptada ao perfil do público.

  • Quem é esse público e como você se comunica com ele? Lembre-se que a mensagem deve ser personalizada considerando cada perfil.
  • Quais são as necessidades e expectativas desse público? (Lembre-se: o desafio de um colaborador pode ser diferente do desafio de uma liderança.)

Mensagem principal

Garanta que o conteúdo seja claro, objetivo e consistente e, principalmente, que esteja alinhado às diretrizes estratégicas da empresa.

  • Qual a principal informação que precisa ser comunicada?
  • O que você deseja que o público saiba ou faça?
  • Por que essa ação é importante para a empresa e para ele como colaborador/ pessoa?

Canais de comunicação

Defina os melhores canais para transmitir a sua mensagem. Se tiver alguma pesquisa interna que indique os mais efetivos, use isso a seu favor.

  • Use ferramentas como intranet, e-mail, murais, plataformas internas ou até redes sociais corporativas.
  • Qual formato funciona melhor na empresa? Vídeo, texto, áudio? O importante é alcançar o máximo de pessoas.

Recursos necessários

Identifique quais recursos são necessários para a comunicação.

  • Será necessária alguma ferramenta específica?
  • Você precisará de profissionais e recursos para execução? (Por exemplo: designers para fazer uma arte, orçamento para impressão, ferramentas de envio em massa etc.?)

Monitoramento e avaliação

Monitore a eficácia da comunicação para garantir que os objetivos sejam alcançados e para fazer os ajustes sempre que necessário.

Estabeleça métricas, como taxas de respostas, participação dos colaboradores após envio de mensagens etc.

Conclusão

Um plano de comunicação bem estruturado e adaptado ao público-alvo faz toda a diferença nos resultados de uma ação educacional. Pronto para transformar suas ações?

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Fernanda Gaona
Fernanda Gaona

Consultora de Educação Corporativa na Alura para Empresas, especialista em Digital Business e comunicadora. Atua nas áreas de comunicação, educação e tecnologia há 18 anos, sendo os últimos 13 anos dedicados à educação corporativa, à frente do desenho estratégico de jornadas de aprendizagem para colaboradores e líderes de grandes empresas.

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