Social Media: dando vida às marcas nas mídias sociais

Social Media: dando vida às marcas nas mídias sociais
Francisco dos Santos
Francisco dos Santos

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Você já percebeu que alguns perfis de grandes marcas parecem agir como pessoas em sites de redes sociais?

As marcas abusam da linguagem coloquial e podem criar até bordões, com o objetivo de se aproximar dos usuários nas redes, especialmente os públicos que já são consumidores ou têm algum nível de relacionamento.

Isso acontece por conta de uma estratégia de marketing que chamamos de personalidade de marca, que compreende a pesquisa e a definição de características humanas para a marca, de forma a simular os comportamentos e emoções humanas.

Assim, o espaço das mídias sociais, repleto de interações com perfis de grupos, pessoas e instituições, se tornou um terreno fértil para desenvolver essas estratégias.

Além disso, a escolha das redes sociais, planejamento de conteúdo, definição de métricas e acompanhamento da performance, que compõem a atividade de gestão de redes sociais, são fundamentais para sustentar a personalidade de marca.

E, também dentro deste contexto, aparece a função ou profissão de Social Media, que vem ganhando destaque nos últimos anos, justamente por sua versatilidade entre a criação e publicação de conteúdo e a interação nos sites de redes sociais.

O que é Social Media?

Em uma tradução literal, Social Media é uma expressão no plural que significa "mídias sociais".

Neste sentido, o termo se refere às plataformas de redes sociais na internet, como Facebook, Instagram e YouTube, onde qualquer usuário pode criar um perfil e compartilhar conteúdo em texto, imagem ou vídeo.

O outro sentido de Social Media, mais recorrente no marketing digital, refere-se à atividade ou profissão de planejar, criar conteúdo e gerir os perfis de mídias sociais de uma marca ou empresa.

Em geral, é a pessoa Social Media que faz a gestão das redes sociais de uma empresa, desde as definições das plataformas de redes à organização e criação de conteúdos, tudo isso orientado pelos objetivos do negócio e a segmentação de públicos.

Para marcas internacionais, por exemplo, são organizadas equipes maiores e multidisciplinares para conduzirem essa gestão, levando em conta as diferenças culturais e idiomas de cada região.

Esta atividade faz parte do que podemos chamar de Social Media Marketing (SMM), uma área do Marketing Digital focada na elaboração de estratégias para as mídias sociais.

O SMM se constrói a partir dos objetivos de marketing de uma marca e se dedica a criar e compartilhar conteúdos relevantes para os públicos, além de interagir com seguidores e demais usuários das redes sociais na internet.

Também, este processo se orienta a partir da Social Media Optimization (SMO), que é a otimização de conteúdos em texto, imagem, áudio ou vídeo para que sejam entregues com maior facilidade para os usuários aos quais a marca pretende direcionar a comunicação.

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O que é faz um Social Media?

Agora que já sabemos o que é esta área do marketing e a atividade associada a ela, é importante detalhar os processos que as constituem.

Cada marca vai demandar uma escolha de plataformas de redes sociais e conteúdos diferentes, dependendo dos públicos de cada uma e quais usuários vão gerar interação.

Além disso, dependendo da marca, algumas fases do processo podem ser suprimidas ou outras adicionadas para compor a atividade de Social Media. Vamos conhecer as etapas principais:

Criar conteúdos

Está no escopo da atividade da pessoa Social Media a criação de conteúdos, em texto, imagem, áudio e vídeo.

Orientados pelos objetivos de marketing da empresa e a definição de públicos que a marca reúne nas redes sociais, os conteúdos devem ser relevantes e gerar interesse dos usuários.

Agendar a publicação

Depois de criado, o conteúdo será distribuído nas plataformas, organizado a partir de um calendário de publicação.

Em geral, este calendário é semanal, indicando os tipos de publicação e quais as plataformas receberão determinado conteúdo.

Monitorar desempenho

A partir do momento em que o conteúdo é publicado, já é possível monitorar o seu desempenho.

Esta é a fase de observar o engajamento das publicações, ou seja, quantas curtidas, comentários, menções e demais indicadores que venham a indicar a participação e interação da audiência naquele conteúdo.

Fazer relacionamento com a comunidade

Quando a postagem de conteúdo passa a ser contínua e a interação do perfil da marca na rede social é constante, são fortalecidos os vínculos entre a marca e seus públicos.

Inclusive, é para construir relacionamento com a comunidade que as marcas criam estes perfis, sendo responsabilidade da pessoa Social Media interagir com os demais usuários através deles.

Analisar resultados

Para que se consiga compreender como o conteúdo está sendo recebido pelo público, especialmente para mapear o engajamento, é preciso analisar os resultados.

Assim, a partir de um monitoramento cuidadoso e métricas bem definidas, a análise é uma etapa que sistematiza a tomada de decisão para a continuidade das ações ou mudança de estratégia.

Elaborar relatórios

Outra etapa importante para a atividade de Social Media é a elaboração de relatórios.

Cada plataforma de rede social fornece seus recursos e suas métricas específicas, portanto, essa fase demanda um olhar analítico importante e conhecimento sobre quais métricas são importantes e relevantes para os objetivos da marca.

Como é a rotina de trabalho de um Social Media?

Para trabalhar como Social Media, o profissional pode ter formação em Marketing, Marketing Digital, Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Relações Públicas, além de formações em Produção Audiovisual ou Produção Multimídia, entre outras.

Seja qual for a área de formação, a pessoa Social Media tem que ter boas habilidades de escrita, ser criativa e ter facilidade em se comunicar. Conheça abaixo algumas das atividades rotineiras da pessoa Social Media:

Planejar conteúdo

Vinculada à etapa de planejamento de marketing, o planejamento de conteúdo é uma atividade crucial na rotina do Social Media.

Esta atividade consiste em definir o que será publicado, que tipo de texto, imagem, áudio ou vídeo será adequado e interessante aos públicos vinculados ao perfil da marca na rede social.

Definir estratégia e posicionamento de marca

Nem todo conteúdo criado é veiculado imediatamente nos perfis de redes sociais. Assim, uma das atividades da rotina do Social Media é definir as estratégias e o posicionamento da marca.

Além de perguntar o que a marca quer dizer, aqui definimos como queremos que a marca seja vista, lembrada e acessada pelos seus públicos.

Definir canais e temas

A escolha assertiva das plataformas de redes sociais, seus respectivos canais e temas pode ser fundamental para o sucesso da marca junto aos seus públicos. Esta atividade permite criar narrativas transmídia, mensagens da marca que aparecem de forma diferente de acordo com a possibilidade de cada site de rede social, mas que ajudam a consolidar a personalidade da marca junto dos públicos.

Estruturar categorias e editorias

Um conjunto de conteúdos relevante e interessante para os usuários deve ser organizado em categorias ou editorias. Estas segmentações permitem que não só a produção de conteúdo seja orientada para o produto final, mas também possibilitam que o conteúdo criado não se repita ou se torne monótono para a audiência.

Estabelecer frequência de publicação

Um único conteúdo não mobiliza a audiência. Isso quer dizer que é importante para o Social Media definir uma frequência de publicação.

Nas mídias sociais, é fundamental que haja uma regularidade nas postagens, na medida em que a audiência espera uma previsibilidade de veiculação de novos conteúdos e consequente participação.

Como se tornar um Social Media?

Um bom profissional de Social Media precisa desenvolver habilidades de escrita, ter criatividade e saber se comunicar bem.

Para atuar na área, essas habilidades podem ser desenvolvidas, seja através de uma formação em Comunicação ou Marketing, seja a partir da realização de especializações ou cursos livres específicos da área de Social Media.

Uma boa estratégia de estudos pode começar com os seguintes passos:

Estudar sobre marketing e comunicação

A área de Social Media faz parte de uma intersecção entre a área de Marketing e a de Comunicação.

Na primeira área, é importante desenvolver conhecimentos específicos em Marketing Digital, especialmente noções de branding, planejamento estratégico e análise de métricas.

Na área de Comunicação, os conhecimentos em planejamento de campanha, mídia, copywriting e produção audiovisual são essenciais.

Ter afinidade com as redes sociais

Uma característica elementar para a pessoa Social Media é ter afinidade com as redes sociais.

Isso quer dizer que, para postar conteúdos nos sites de redes sociais e interagir através dos perfis das marcas, é importante que o profissional responsável tenha familiaridade com essas plataformas.

Atualizar-se constantemente

Periodicamente, os sites de redes sociais são atualizados, seja para facilitar alguma funcionalidade ou corrigir algum erro.

Além disso, diversas plataformas de redes sociais disputam espaço e convidam usuários para criarem novas contas em seus domínios.

O segredo para a pessoa Social Media acompanhar essas mudanças é atualizar-se constantemente, seja a partir de cursos, de pesquisa na internet e da criação de perfis de teste em novas plataformas.

Habilidades necessárias para um Social Media

Já vimos anteriormente que as habilidades fundamentais estão ligadas à comunicação interpessoal e comunicação escrita, além de criatividade.

Mas, além disso, existem algumas habilidades que podem ser diferenciais para a atuação profissional como pessoa Social Media.

Saber gerenciar projetos

Uma primeira habilidade está ligada ao gerenciamento de projetos. Como a criação de perfis em redes sociais e a criação de conteúdos se desenvolverá a partir da elaboração de um plano de marketing, a atuação da pessoa Social Media passa por bons conhecimentos em gestão de projetos, não só no momento do planejamento, mas especialmente nas atividades de execução e avaliação.

Ter bom domínio da língua portuguesa

O material de trabalho da pessoa Social Media é a linguagem. Podemos dizer que, em praticamente todo a atuação nas atividades profissionais, o Social Media vai precisar criar textos persuasivos, roteiros e saber usar a língua portuguesa para as interações com os usuários a partir dos perfis da marca.

Ter curiosidade

Para atuar como Social Media, é preciso estar por dentro das tendências e das notícias nas redes sociais.

Por isso, uma pessoa com perfil curioso se sobressai, justamente porque este profissional está em constante busca por saber como as coisas funcionam e como os problemas podem ser resolvidos de forma diferente.

Saber gerar relatórios

A criação de relatórios é uma atividade recorrente na profissão de Social Media. Este saber gerar relatórios não é simplesmente entender como as plataformas os emitem, mas saber quais métricas são fundamentais para avaliar a performance de campanhas ou engajamento com determinado conteúdo.

Ferramentas de Social Media

As principais ferramentas de social media podem ser classificadas em várias categorias, dependendo de seu propósito e funcionalidade.

Algumas das mais relevantes estão listadas a seguir:

Gerenciamento de Redes Sociais: referem-se ao agendamento de postagens, monitoramento de conversas ou geração de relatórios. Exemplos: Hootsuite, Buffer, Sprout Social e Later.

Análise de Desempenho e Métricas: são ferramentas de monitoramento de desempenho. Exemplos: Google Analytics, Emplifi e Iconosquare.

Criação de Conteúdo: estas permitem a criação de conteúdo em texto, imagem, áudio ou vídeo. Exemplos: Canva, Adobe Spark e Lumen5.

Automatização e Chatbots: desenvolvem aplicações de Chatbots para interações nas redes sociais. Exemplos: ManyChat e Chatfuel.

Monitoramento de Menções e Tendências: para que a pessoa Social Media faça o mapeamento de como as marcas aparecem nas redes sociais. Exemplos: Brand24, Mention e BuzzSumo.

Gestão de Anúncios: especialmente para quem trabalha com campanhas em redes sociais, existem algumas ferramentas úteis. Exemplos: Facebook Ads Manager, Google Ads e AdEspresso.

Engajamento e Comunidade: ferramentas úteis para a organização e gerenciamento de comunidades em torno de uma marca. Exemplos: Facebook Groups, Discord e Reddit.

Livros sobre Social Media

Para se tornar uma boa pessoa Social Media, é importante estudar as área de Marketing e Comunicação.

Para essas, existem alguns livros úteis para conhecer os fundamentos das áreas. A seguir, estão algumas indicações: Marketing na Era Digital: livro escrito por Martha Gabriel, que faz um sobrevoo sobre os fundamentos do Marketing Digital, apresentando um panorama no fenômeno da internet, ensinando algumas técnicas e nomenclaturas importantes.

Digital Branding: de Daniel Rowles, este livro traz técnicas e ferramentas para posicionar uma marca no ambiente digital.

Métricas em Mídias Sociais: neste livro, Jim Sterne pontua as principais métricas úteis para o posicionamento de uma marca nas redes sociais na internet.

Também, para conhecer as atualizações sobre a profissão de Social Media e sua atuação, é importante conhecer alguns portais, com notícias, informações sobre o mercado de Marketing, Comunicação e Tecnologia.

Entre elas estão o portal Meio e Mensagem, Brainstorm9 e Tecnoblog.

Cursos sobre Social Media

Na Alura, existem diversos cursos e formações que podem auxiliar você a entrar na área. A Formação Social Media traz os conteúdos básicos para construir a presença digital de uma marca na internet.

Também, para entender as bases da criação de estratégias de marketing no ambiente digital, a Alura tem a Formação Marketing Digital.

Se você quiser focar na criação de métricas e aferição de resultados, conheça a Formação Marketing Analytics da Alura.

Francisco dos Santos
Francisco dos Santos

Doutor desde 2019 e Mestre desde 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Publicidade e Propaganda desde 2011 pela mesma universidade. Sócio Conselheiro do Instituto do Bem-Estar desde 2015. Também, é Sócio-Fundador da Associação Imaginalis desde 2015, sócio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) desde 2018 e sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 2019.

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