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Inteligência comercial: análise de dados para decisões mais assertivas

Dados que alavancam vendas - Apresentação

Boas-vindas! Meu nome é Monica Lobenschuss, sou especialista em vendas e fundadora da Vendas Exponenciais, uma empresa de consultoria e treinamentos na área de estratégia de negócios, além de instrutora na Alura, coordenadora de pós-graduação na FIAP, e mentora de startups no Founder Institute e na Rock New Ventures, duas aceleradoras de negócios de inovação e tecnologia.

Audiodescrição: Monica se descreve como uma mulher branca, com mais de 50 anos, cabelos loiros e lisos na altura dos ombros, olhos azuis, e sobrancelhas castanho-escuras. Ela veste uma blusa preta, usa um colar dourado no pescoço, e está sentada em frente a uma parede clara iluminada em gradiente lilás, com três lâmpadas azuis verticais à esquerda da instrutora.

O que vamos aprender?

Ao longo dessa jornada, iremos discutir como podemos utilizar dados e tecnologia para tomar decisões mais assertivas no processo de vendas, permitindo que as pessoas alcancem suas metas e obtenham melhores resultados de maneira mais leve e com base na ciência.

Para quem é este curso?

Este curso é destinado a pessoas vendedoras, key accounts (contas-chave) e primeiras lideranças na área comercial. Iremos apresentar um esboço de como desenhar o planejamento, a execução e também o acompanhamento, utilizando dados e tecnologia a seu favor nas vendas.

Conclusão

Nos encontramos no primeiro vídeo!

Dados que alavancam vendas - Principais indicadores

Para obter o melhor retorno nas vendas, é essencial combinar dados e insights de tecnologia. Por isso, vamos explorar os principais indicadores usados na área comercial e o que eles revelam.

Principais indicadores

Volume de vendas

Entre os principais indicadores, o mais importante é o volume de vendas. Quando falamos de volume de vendas, nos referimos à quantidade de vendas e ao valor financeiro que elas geram.

Este é o dado principal que devemos ter em mente diariamente, pois conhecemos nossas metas mensais, trimestrais e anuais. Acompanhar esse número todos os dias é fundamental para saber se estamos no caminho certo para alcançar as metas traçadas previamente.

Ticket médio

Para atingir o volume de vendas definido na meta, um dos indicadores mais estratégicos é o ticket médio. Quando o ticket médio está baixo, precisamos aumentar o volume de vendas, o que exige mais dedicação, trabalho com leads interessados, reuniões e propostas.

Por outro lado, com um ticket médio mais alto, podemos realizar menos vendas para alcançar o mesmo resultado. Portanto, acompanhar o ticket médio é crucial.

Para calculá-lo, dividimos o valor total das vendas pelo número de vendas realizadas.

Ticket médio = Valor total / Quantidade de vendas

Por exemplo: se realizamos mil reais em vendas e fizemos mil vendas, o ticket médio seria 1. No entanto, em uma empresa real, trabalhamos com valores maiores, então é importante calcular corretamente o ticket médio, pois ele indica o quanto precisamos nos dedicar.

Com um ticket médio alto, podemos ter menos reuniões e leads, mas ainda atingir a meta, mesmo que o marketing não traga todo o volume de interessados ou que a carteira não esteja tão favorável.

Descontos concedidos

Outro ponto importante são os descontos concedidos. Muitas vezes, ao analisar os dados no fim do mês em uma empresa, percebemos que perdemos vendas devido a descontos excessivos.

É importante calcular os descontos oferecidos, pois toda empresa tem sua margem. Nosso papel como pessoas vendedoras é alcançar a melhor venda possível, com o menor desconto.

Evitar conceder descontos apenas para fechar rapidamente é crucial, pois eles podem significar perdas em vendas. Muitas vezes, ao controlar melhor os descontos, atingimos a meta mensal.

Frequência de compra

A frequência de compra é outro indicador relevante e estratégico.

Devemos entender como clientes da nossa carteira compram. Podemos identificar, por exemplo, que alguns clientes compram com mais frequência que outros. A partir disso, compreendemos o comportamento das empresas e pessoas que fazem negócios conosco, sejam influenciadores, tomadores de decisão, ou pessoal de compras.

Isso ajuda a entender o comportamento de compra da carteira e a ter uma visão mais assertiva para identificar perfis que podem ser trabalhados para fechar vendas rapidamente e atingir a meta.

Conversão de leads

O indicador de conversão de leads também é fundamental.

Em cada etapa do funil de vendas, devemos analisar como melhorar as porcentagens de conversão, de modo que o maior número possível de leads no topo do funil chegue ao fundo, gerando vendas.

Quais tecnologias podem ser aplicadas?

Para finalizar, apresentaremos algumas tecnologias que podem auxiliar nesse processo de análise de indicadores e identificação de oportunidades de melhoria nas vendas.

Dados que alavancam vendas - Histórico da carteira

Neste vídeo, vamos discutir como analisar o histórico da carteira pode nos ajudar a alcançar sucesso nas vendas e atingir nossas metas, sejam elas semanais, mensais ou até diárias.

Histórico da carteira

A importância da coleta de dados

Começaremos abordando o histórico da carteira e a importância da coleta de dados, antigos e recentes. Na área de vendas, cada minuto conta, mas muitas vezes, ao analisar o passado e o presente das nossas vendas, os números e dados revelam o que de fato acontece, seja em relação aos produtos ou serviços que vendemos melhor, ou ao perfil de cliente que mais adere à nossa oferta.

É muito importante realizar essa análise e ter esse olhar, mas podemos utilizar essas informações em uma inteligência artificial de nossa preferência, como o ChatGPT, por exemplo, e solicitar uma análise a partir dos dados antigos e recentes, obtendo, assim, uma análise histórica.

Esse recurso é útil para identificar padrões no comportamento de compra. Podemos perceber, por exemplo, clientes que sempre pedem desconto; aqueles que negociam por meses e, no último minuto, precisam comprar rapidamente; ou aqueles que demoram mais para concluir uma compra.

Identificar esses padrões permite setorizar clientes em nichos, como os que compram rapidamente, os de comportamento médio, e os que demoram mais, o que traz agilidade para o fechamento.

Segmentação por clientes ativos, inativos e novos

Outro recurso importante é a segmentação por clientes ativos, inativos e novos. Isso significa que podemos ter uma cesta para cada grupo: clientes que compram regularmente; clientes que tivemos, mas não compram mais; e novos clientes que, geralmente, vêm de marketing, parcerias de negócios, entre outros canais de aquisição. Entender como cada grupo funciona é crucial.

A cesta de clientes inativos, por exemplo, pode ainda render bons resultados, permitindo resgatar contatos e reaquecer relações comerciais. Além de analisar o que temos no momento em nosso CRM, vale a pena observar o passado e identificar potenciais resgates.

Identificando oportunidades perdidas

O mesmo exercício deve ser feito com as oportunidades perdidas. Analisar as perdas e os motivos de forma crítica e distanciada nos proporciona uma visão mais nítida. Podemos importar uma planilha no ChatGPT com todas as perdas, empresas, segmentos e motivos relatados, e solicitar uma análise.

Isso pode nos ajudar a entender sinais de segmentos que pararam de comprar, por exemplo, e decidir onde concentrar mais energia ou quais ações preventivas adotar para evitar perdas.

Identificar comportamentos padrão de perda facilita a adoção de atitudes preventivas.

Quais tecnologias podem ser aplicadas?

Existem ferramentas simples para organizar esses históricos, como o próprio CRM da empresa. Caso não haja um CRM, podemos usar o Excel ou adquirir um CRM gratuito disponível no mercado.

O Excel, em conjunto com o ChatGPT, pode organizar históricos e fornecer insights. O importante é formular o prompt correto, tratando o ChatGPT como um assistente, solicitando insights sobre clientes com maior propensão a perdas e ações preventivas para reduzir impactos, além de identificar clientes com melhor potencial de vendas.

Abaixo, trouxemos alguns exemplos de ferramentas disponíveis:

Essas ferramentas nos permitem acompanhar tudo o que acontece, a depender da versão do CRM. Quase todos possuem inteligência artificial integrada, possibilitando análises diretamente neles.

Além disso, o Notion é uma ferramenta gratuita que pode ser usada para organizar o dia a dia de vendas, mantendo planilhas e links organizados.

O primeiro passo para atingir metas é ter organização; o segundo é dominar indicadores e dados; e o terceiro é utilizar a tecnologia a nosso favor.

Por fim, mencionamos o Google Sheets, uma ferramenta simples para criar planilhas, e o Airtable, que oferece uma visualização nítida dos dados com insights para vendas.

Sobre o curso Inteligência comercial: análise de dados para decisões mais assertivas

O curso Inteligência comercial: análise de dados para decisões mais assertivas possui 209 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Vendas em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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