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Entre tantos desafios de um negócio, criar estratégias para desenvolver as pessoas colaboradoras é um que se destaca, como uma forma de impulsionar os times para otimizar a eficiência operacional.
Essa é, inclusive, uma forma de se posicionar de forma competitiva no mercado em que atua e driblar os efeitos da crise macroeconômica.
Acontece que essas estratégias precisam ser pautadas em processos de organização, denominados de gestão da aprendizagem.
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o que é a gestão da aprendizagem, especialmente para apresentar a importância desses processos para desenvolver programas eficazes de aprendizagem para as pessoas colaboradoras.
A gestão da aprendizagem refere-se aos processos e às boas práticas de criação, retenção, evolução e transferência de conhecimento dentro da empresa.
Em outras palavras, trata-se de um conjunto de serviços e tecnologias que garantem que o processo de aprendizagem das pessoas colaboradoras seja realmente efetivo.
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Nessa perspectiva, a gestão da aprendizagem atua para alinhar os três principais pilares de um processo de treinamento e desenvolvimento: tecnologia, conteúdos e metodologia.
Uma boa gestão da aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento das pessoas colaboradoras e, por consequência, para o crescimento da própria empresa.
Em primeiro lugar, a eficiência dos programas de treinamento e desenvolvimento contribuem para o aprimoramento das habilidades e conhecimentos do time.
Sendo assim, é possível fazer um trabalho melhor em menos tempo (maior qualidade das entregas e maior produtividade).
Além do mais, o investimento no desenvolvimento das pessoas colaboradoras demonstra o compromisso da empresa com o progresso individual. Isso cria um ambiente positivo, com maior motivação, satisfação e engajamento.
Como consequência, também reduz a taxa de rotatividade de funcionários e funcionárias e aumenta a retenção das pessoas colaboradoras.
Por fim, ao proporcionar treinamento contínuo, a empresa possibilita que as pessoas colaboradoras estimulem sua criatividade e inovação. Essa é uma ótima forma de se manter competitiva frente ao mercado e ao cenário de tecnologia.
Na prática, a gestão de aprendizagem funciona como se fosse um produto ou serviço da empresa.
Afinal de contas, o processo de aprendizagem conceitualiza um produto ou serviço, cria uma solução e, depois de vendê-la, impacta diretamente no próprio processo produtivo.
Esse é um aspecto fundamental do processo de aprendizagem nas empresas: os reflexos da aprendizagem podem ser encontrar novas soluções (e às vezes, novos problemas) para o próprio processo produtivo.
Isso significa dizer que a gestão de aprendizagem deve considerar mexer nas estruturas dos processos da organização, a partir de quatro aspectos:
Estratégias de aprendizagem corporativa são fundamentais para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e colaboradoras, assim como para o sucesso organizacional. Confira a seguir, alguns exemplos:
Desenvolver pessoas é um processo contínuo e personalizado. Então, embora possa ser frustrante, não existe uma resposta fechada de quais são as competências essenciais para o crescimento da empresa.
No entanto, existem alguns indícios. Em primeiro lugar, diversas pesquisas publicam, anualmente, as competências mais importantes para as empresas naquele ano.
É o caso do LinkedIn Workplace Learning Report, que analisou que as empresas precisarão das seguintes competências em 2023:
Além do mais, os outros indícios se referem aos próprios objetivos do negócio. Nessa perspectiva, é fundamental responder: o que as pessoas colaboradoras precisam desenvolver para alcançar as metas?
No entanto, lembre-se: o processo de desenvolvimento é individual e específico. O direcionamento deve partir de um processo personalizado de avaliação, através de:
Assim como todas as estratégias da empresa, é importante criar formas de mensurar os resultados dos programas de treinamento e desenvolvimento.
Porém, uma das maiores dificuldades da gestão da aprendizagem é criar métricas adequadas para avaliar os resultados dessas ações.
Muitas pessoas seguem o caminho de calcular o tempo de realização de cursos, mas será que essa métrica consegue mostrar a eficiência dos treinamentos?
Quando se trata dessa área, os limites entre os dados quantitativos e qualitativos se confundem: como medir o aprendizado das pessoas, que é tão subjetivo? Como analisar se os treinamentos estão funcionando bem?
Nesse contexto, surge a necessidade de acompanhar indicadores da gestão de aprendizagem para mensurar (de forma quantitativa) os resultados dos programas.
Os principais indicadores de gestão da aprendizagem são:
Segundo a pesquisa feita pela Alura Para Empresas e pela FIAP, para 33% das empresas, o maior desafio para o desenvolvimento de pessoas em tecnologia é o engajamento nas ações de treinamento.
Afinal de contas, não basta que as pessoas colaboradoras tenham acesso a todos os cursos e treinamentos possíveis. Elas precisam, de fato, participar e engajar para se desenvolverem.
Assim, quanto maior é o engajamento e a motivação, maior também é o esforço, a inspiração e o foco na resolução das atividades dos cursos.
O engajamento no aprendizado se materializa, portanto, pelo nível de participação e envolvimento com as atividades propostas. E representa tanto a quantidade quanto a qualidade do nível de participação das pessoas colaboradoras.
Nesse contexto, os principais desafios da gestão de aprendizagem são dificuldades que causam ou são causadas pela falta de engajamento, como:
Assim, identificar e superar esses obstáculos é o primeiro ponto para conseguir acelerar o aprendizado das pessoas colaboradoras.
Mas, além disso, a gestão de aprendizagem também encontra dificuldades em relação aos investimentos, especialmente para adquirir metodologias e sistemas que facilitem o processo.
Como você já viu, os benefícios da gestão da aprendizagem são:
Assim como outras estratégias das empresas, não existe uma receita mágica de sucesso para gerar engajamento nos programas de desenvolvimento das empresas.
Contudo, na maioria dos casos, usar ferramentas de gestão de aprendizagem é uma ótima opção para superar os desafios desse processo.
Até porque, a maior parte da soluções de treinamento e desenvolvimento oferece uma personalização a partir das necessidades específicas para o sucesso da estratégia como, por exemplo:
Desenvolver uma cultura de aprendizagem contínua nas empresas é um processo que envolve o comprometimento da liderança, a promoção de um ambiente propício à aprendizagem e o estímulo à participação ativa das pessoas colaboradoras.
Algumas estratégias que podem ajudar a desenvolver uma cultura de aprendizagem incluem:
Ao adotar essas estratégias, as empresas podem criar um ambiente onde a aprendizagem é valorizada, incentivada e integrada ao DNA da organização, contribuindo para o crescimento e a inovação contínuos.
Nesse ponto, a Alura Para Empresas é a melhor plataforma para auxiliar na gestão da aprendizagem da sua empresa.
Afinal de contas, ela compreende todos os requisitos necessários para potencializar o aprendizado dos talentos da empresa com soluções que vão ao encontro das necessidades de organizações de todos os portes.
Conheça alguns detalhes da Alura Para Empresas e descubra como podemos ajudar na capacitação dos talentos do seu time:
E na sua empresa, como está sendo feita a gestão de aprendizagem das pessoas colaboradoras?
Agora que você já sabe mais sobre gestão da aprendizagem, que tal promover uma capacitação de ponta em tecnologia? Fale conosco e conheça as soluções da Alura Para Empresas.
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